Copa 2014
Propaganda mostra monumento vestido com a camisa azul número 10, do craque italiano Antônio Cassano.
Propaganda mostra monumento vestido com a camisa azul número 10, do craque italiano Antônio Cassano.
Arquidiocese pede indenização
A
Arquidiocese do Rio está pedindo entre 5 e 7 milhões de euros (entre R$15 e R$21 milhões) de indenização à maior rede de
televisão da Itália, a RAI, por a emissora ter "vestido" o
Cristo Redentor com uma camisa da seleção italiana de futebol, num filme para
promover sua programação na Copa do Mundo. Além de
desrespeito religioso, a Arquidiocese acusa a rede italiana de
exploração "ilitica" da imagem do Cristo, lembrando que é dona
exclusiva dos direitos autorais, materiais e morais do monumento. - A
Arquidiocese se sente ultrajada. É como se uma TV brasileira promovesse sua
programação colocando mulatas com gladiadores no Coliseu de Roma. É um insulto
a um simbolo nacional - disse Alexandro Maria Tirelli, o advogado italiano
que enviou notificação a Rai, a pedido de Rodrigo Grazioli, advogado paulista
contratado pela Arquidiocese.
Imagem do Cristo Redentor foi utilizada em propaganda de TV italiana - Ivo Gonzalez / Agência O Globo
Tirelli disse que entrou em contato com a direção da Rai na
sexta-feira e que, aparentemente, a propaganda foi retirada. Agora faltam as
indenizações. Na notificação por escrito que enviou a Rai, a Arquidiocese não
menciona o montante da indenização. A entidade eclesiástica diz que tomou
conhecimento da publicidade no dia 30 de abril através da rede social Youtube, e
pede a retirada "imediata" do anúncio. A carta acaba com uma
ameaça de entrar na Justiça caso não haja acordo que "englobe a
indenização pela utilização indevida ja consumada". O advogado
italiano disse que a Arquidiocese quer usar a indenização para obras
caritativas da igreja. - A motivação não é para fins lucrativos. Uma marca mundial de
artigos de esporte propôs pagar à Arquidiocese US$ 2 milhões para vestir o
Cristo Redentor com suas camisas. A Arquidiocese se recusou - disse Tirelli.
A Copa do Mundo no Brasil virou uma dor-de-cabeca inesperada para a Arquidiocese. Com o Cristo Redentor sendo o maior cartão-postal do Brasil, a Arquidiocese também ameaça comprar uma briga com a casa de apostas inglesa Landbroke. Numa publicidade, a Landbroke não apenas vestiu o Cristo Redentor com uma camisa de futebol, como cobriu seu rosto. Um pedido de informação feita pelo GLOBO por email à assessoria de imprensa da Rai não foi respondido. A propaganda da Rai, de cerca de 30 segundos, reúne todos os clichês do Rio: crianças, futebol, favelas. E termina com o Cristo vestido com a camisa azul número 10, do craque italiano Antônio Cassano.
A Copa do Mundo no Brasil virou uma dor-de-cabeca inesperada para a Arquidiocese. Com o Cristo Redentor sendo o maior cartão-postal do Brasil, a Arquidiocese também ameaça comprar uma briga com a casa de apostas inglesa Landbroke. Numa publicidade, a Landbroke não apenas vestiu o Cristo Redentor com uma camisa de futebol, como cobriu seu rosto. Um pedido de informação feita pelo GLOBO por email à assessoria de imprensa da Rai não foi respondido. A propaganda da Rai, de cerca de 30 segundos, reúne todos os clichês do Rio: crianças, futebol, favelas. E termina com o Cristo vestido com a camisa azul número 10, do craque italiano Antônio Cassano.
Ancelmo Gois, em sua coluna desta sexta-feira, publicou uma foto
do perfil no Instagram do jogador italiano Mario Balotelli. O craque italiano
aparece de braços abertos no alto do Corcovado, como o Cristo Redentor, com a
camisa da Azurra.
[a Arquidiocese está certíssima e assim deve cobrar indenização por
danos morais, por uso indevido da imagem e desrespeito a um símbolo religioso.
A TV italiana usou a imagem do Cristo Redentor com finalidades
publicitárias, recebeu do patrocinador e tem o DEVER de arcar com todos os
custos do seu gesto ilegal e desrespeitoso.]
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