Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Santíssimo Nome de Jesus - 3 de janeiro

Santíssimo Nome de Jesus 

  Imagem do Santíssimo Nome de Jesus (IHS)

 Santíssimo Nome de Jesus,  ajoelhemos para glória de Deus

Memória

Origens
O Santíssimo Nome de Jesus, o único nome ao qual tudo o que há nos céus, na terra e nos abismos se ajoelha para glória de Deus Pai.

Três Nomes

Nome escolhido pelo Pai, e como não há outro sob o Céu, dado para nos salvar. Como diz o Evangelho, ele teve três nomes: Filho de Deus, Cristo e Jesus. 
É chamado Filho de Deus enquanto Deus gerado de Deus;  
Cristo enquanto homem, pessoa divina que adquiriu natureza humana;  
Jesus enquanto Deus unido à humanidade.

O significado dos Nomes: Filho de Deus, Cristo e Jesus

O Primeiro Nome: Filho de Deus
O primeiro nome é Filho de Deus. E para provar que esse nome merecidamente Lhe convém, eis o que diz Santo Hilário de Poitiers em seu livro Sobre a Santíssima Trindade: “Sabe-se de várias maneiras que o Filho único de Deus é Nosso Senhor Jesus Cristo. O Pai atesta-o; Ele próprio o utiliza; os apóstolos o declaram; as pessoas religiosas creem nele; os demônios o confessam; os judeus o negam; os gentios o reconheceram na sua Paixão”. Hilário contínua: “Podemos ver que Nosso Senhor Jesus Cristo é Deus pelo nome, pelo nascimento, pela natureza, pelo poder e pelos atos”.

O Segundo Nome: Cristo
O segundo nome é Cristo, que significa “ungido”. Com efeito, Ele foi ungido por um óleo de alegria junto com os que participaram de Sua glória. Ao chamá-Lo ungido, reconhecemos que foi profeta, atleta, sacerdote e rei, quatro tipos de pessoas que outrora recebiam unção. Foi profeta no ensino da doutrina, atleta ao vencer o diabo, sacerdote ao reconciliar os homens com seu Pai, rei ao retribuir recompensas. É desse segundo nome, Cristo, que vem o nosso “cristãos”.

Eis o que Agostinho diz desse nome: “Cristão indica justiça, bondade, integridade, paciência, castidade, pudor, humanidade, inocência, piedade. E você, como o reivindica? Como se apropria dele, se restam poucas dessas qualidades em você? Não se é cristão por usar esse nome, mas pelas obras que se faz”, assim falou Agostinho.

Nome de Jesus: Alimento, Fonte, Remédio e Luz

O Terceiro Nome: Jesus
O terceiro nome é Jesus. De acordo com São Bernardino de Sena – o grande promotor da devoção ao Santíssimo Nome de Jesus–, o nome Jesus quer dizer alimento, fonte, remédio e luz. 

Alimento
Enquanto “alimento”, tem múltiplos efeitos, pois conforta, nutre, fortalece e revigora. Assim disse Bernardo sobre essas qualidades: “O nome Jesus é um alimento. Vocês não se sentem fortalecidos todas as vezes que se lembram dele? Algo nutre mais o espírito de quem pensa nele? Existe algo mais substancial para reparar os sentidos cansados, para tornar as virtudes mais fortes, fomentar os bons costumes, entreter castas afeições?” 

Fonte
Quanto ao sentido de “fonte”, Bernardo explica: “Jesus é a fonte lacrada da vida, da qual saem quatro rios que nos inundam, os da sabedoria, justiça, santificação e redenção. Sabedoria na pregação, justiça na absolvição dos pecados, santificação na conversão, Redenção na Paixão”. Ainda Bernardo: “Três rios emanaram de Jesus: a palavra de  dor é a confissão; o sangue da aspersão é a aflição; a água de purificação é a compunção”.

Remédio
O terceiro significado é “remédio” Eis o que diz o mesmo Bernardo: “O nome Jesus também é um remédio. De fato, nada como ele acalma a impetuosidade da cólera, deprime a enfatuação do orgulho, cura as chagas da inveja, repele os assaltos da luxúria, apaga a chama da cobiça, aplaca a sede da avareza e bane todos os desejos vergonhosos e desregrados”.

Luz
O quarto sentido é “luz”: “De onde você pensa que saiu tão grande e tão súbita luz da fé para inundar todo o universo, se não da pregação do nome de Jesus? Esse era o nome que Paulo levava diante das nações e dos reis como um facho de luz num candelabro” O nome Jesus, prossegue Bernardo, é em primeiro lugar de grande suavidade: “Não ficarei contente com um livro se nele não ler ‘Jesus’; não ficarei contente com debates ou conferências nos quais não ouvir ‘Jesus”‘. 

Nome escolhido para toda eternidade 

A Escolha
Esse nome foi escolhido para Ele por toda eternidade, foi-lhe colocado por José, seu pai putativo, previamente instruído nesse sentido por um anjo. Jesus significa Salvador. E Ele foi Salvador pelo poder de salvar, pelo hábito de salvar, pelo ato de salvar. 

Minha oração
“ Jesus, no teu nome há poder. No Céu, na terra e nos infernos, sob todo o universo está teu santo nome. Clamando a ti, queremos alcançar as graças necessárias para nossas vidas. Não o que queremos, mas a tua santa vontade. Que teu nome seja amado e adorado. Amém.”

Santíssimo Nome de Jesus, atendei-nos!

 

Nenhum comentário: