Após escolha de novo Papa, Bento XVI irá para mosteiro de clausura
Conclave deverá ser em março - Na Páscoa, católicos já deverão ter um novo Papa
Após o dia 28 de fevereiro, data marcada para deixar o Pontificado, Bento XVI irá para Castel Gandolfo - a residência dos pontífices. Mas depois que um novo Papa for escolhido, ele deverá se recolher a um mosteiro de clausura dentro do Vaticano, informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
O perído entre a saída de um papa - por falecimento ou morte (sic) - e a escolha do novo pontífice é conhecido como Sede Vacante, ou sede vazia. Esse período começa no próximo dia 28, às 20h de Roma, segundo determinou o próprio Bento XVI em sua carta de renúncia.Castel Gandolfo fica a apenas 30 quilômetros ao sul de Roma, e embora não tenha mais papel oficial algum, é possível que Joseph Ratzinger influencie a escolha de seu sucessor.
- É evidente que o Pontífice demissionário não vai participar do Conclave. Para a Páscoa teremos um novo Santo Padre - disse Lombardi.
Acredita-se que o Conclave que escolherá o próximo papa ocorra em março. Uma vez que o nome do novo pontífice seja anunciado, Bento XVI se recolherá a um mosteiro, onde passará o restante de sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário