Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

domingo, 14 de outubro de 2018

Evangelho do Dia

28º Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 17-30

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Felizes os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, quando  Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: 'Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?' Jesus disse: 'Por que me chamas de bom?' Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!' 
Ele respondeu: 'Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude'. 

Jesus olhou para ele com amor, e disse: 'Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!' Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: 'Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!' Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: 'Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!'  

Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: 'Então, quem pode ser salvo?' Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível'. Pedro então começou a dizer-lhe: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos'. Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
 

Comentário ao Evangelho por São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja
Homilia 63 sobre São Mateus; PG 58,603

                                        «Terás um tesouro no Céu»

Cristo tinha dito ao jovem: «Se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos» (Mt 19,17). E ele perguntou-Lhe: «Quais?», não para O pôr à prova, longe disso, mas por supor que o Senhor tinha para ele, a par da Lei de Moisés, outros mandamentos que lhe proporcionassem a vida; era uma demonstração do seu desejo ardente. Depois de Jesus lhe enunciar os mandamentos da Lei, o jovem disse-Lhe: «Tenho cumprido tudo isso»; e prossegue: «Que me falta ainda?» (Mt 19,20), sinal certo desse mesmo desejo ardente. Não são as almas pequenas que consideram que ainda lhes falta alguma coisa, a quem parece insuficiente o ideal proposto para alcançarem o objeto dos seus desejos.

E que diz Cristo? Propõe-lhe uma coisa grande; começa por propor-lhe a recompensa, declarando: «Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro nos Céus; depois, vem e segue-Me». Vês o preço, a coroa que Ele oferece como prémio desta corrida desportiva? [...] Para o atrair, propõe-lhe uma recompensa de grande valor e apresenta-lhe o cenário completo. Aquilo que poderia parecer penoso permanece na sombra. Antes de falar de combates e de esforços, mostra-lhe a recompensa: «Se queres ser perfeito», diz-lhe: eis a glória, eis a felicidade! [...] «Terás um tesouro nos Céus; depois, vem e segue-Me»: eis a soberba recompensa daqueles que seguem a Cristo, daqueles que escolhem ser seus companheiros e seus amigos! Este jovem apreciava as riquezas da Terra; Cristo aconselha-o a despojar-se delas, não para empobrecer com este despojamento, mas para enriquecer ainda mais.

Nenhum comentário: