Seja bem-vindo! Este Blog se propõe a divulgar o catolicismo segundo a Igreja Católica Apostólica Romana. Os editores do Blog, não estão autorizados a falar em nome da Igreja, não são Sacerdotes e nem donos da verdade. Buscam apenas ser humildes e anônimos missionários na Internet. É também um espaço para postagem de orações, comentários, opiniões. Defendemos a Igreja conservadora. Acreditamos em DEUS e entregamo-nos nos braços de MARIA. Que DEUS nos ilumine e proteja. AMÉM
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Cinco primeiros sábados de desagravo ao Imaculado Coração de Maria
Pondo-lhe uma das mãos no ombro. mostrou-lhe um Coração rodeado de espinhos na outra mão. O Menino JESUS, apontando para o Coração, exortou à vidente com as seguintes palavras:" Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe, que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todo momento Lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar."
A Santíssima Virgem acrescentou: "Olha minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões.
Tu, ao menos, vê de me consolar e dize que:
Todos aqueles que durante 5 (cinco) meses seguidos no 1º (primeiro) sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem 1(um) terço e Me fizerem 15 (quinze) minutos de companhia meditando os 15 mistérios do Rosário, com a finalidade de Me desagravar, Eu prometo assisti-los, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas."
(Memórias da Irmã Lúcia - Apêndice I - página 168)
Divergência TFP x Arautos do Evangelho
ARAUTOS DO EVANGELHO
Defesa dos Arautos:
Prezado Prof. Fedelli. Estive lendo algumas de suas respostas referentes a perguntas sobre a TFP e me surpreendi pela maneira como o senhor omite a verdade para seus leitores. Primeiramente quero deixar claro que não sou nem da TFP e nem dos Arautos do Evangelho, mas que admiro o trabalho que os Arautos fazem no mundo todo. Como admiarador não poderia deixar que o senhor continuasse mentindo a respeito de alguns pontos, os quais vou relacionar abaixo:
1º - Os Arautos não são apenas uma "Banda" como o senhor menciona, mas são sim uma entidade existente em quase 50 paises, com um numero surpreendente de membros no Brasil, e um numero maior ainda de terciários. Eles possuem sim uma Banda sinfônica, que por sinal é exelênte e viajam o mundo todo fazendo apresentações. Eu lí em uma de suas respostas em que você dizia que a divisão da TFP enfraqueceu as duas entidades. MENTIRA.... enfraqueceu sim a TFP, que hoje é um "gato morto a beira da estrada"(segundo seu texto),mas os Arautos cresceram muito e possuem quase o dobro de pessoas e sedes comparando com o auge da TFP em 1995. Todos esses dados o senhor poderá confirmar no site dos arautos. www.arautos.org.br
2º - O senhor João Clá, não é apenas o regente da Banda, mas sim o Presidente Geral dos Arautos do Evangelho. Todo esse crescimento se deve ao fato de ele ter levado a frente a obra de Dr. Plinio. O senhor pode odiar o quanto quiser, criticar o quanto quiser, escrever suas críticas mas por favor NÃO MINTA, pois o senhor como bom entendedor da doutrina católica conhece os mandamentos.Acho curioso pois o senhor lê tanto, estudou tanto, escreve texto sobre gnose, polêmicas sobre doutrina católica mas não segue um principio básico.
LEIA mais a respeito dos Arautos, se informe mais, dê "o braço a torcer" e admita que eles são uma entidade enorme e vem crescendo casa vez mais. (entre no site e leia a respeito da "universidade" que está sendo construida em SP, uma contrução enorme, muito bonita por sinal, tudo idealizado pelo Sr. João Clá, e que será reconhecida pelo MEC e comandada pelos Arautos.)Não é algo inpressionante? O que será que tem esse Sr. João Clá, pois tudo em que ele toca vai pra frente, cresce....? Será que é por isso que o senhor odeia tanto ele? E olha que ele foi seu aluno hein? Na verdade o senhor deveria se orgulhar, como todo bom Prof. se orgulharia....Sei que não vou obter resposta, mas fica dada a "alfinetada".
Saudações.Helcio.
Pela TFP:
Muito prezado Hélcio,Salve Maria!
Você me calunia duas vezes
1 - atribuindo-me ódio, que não tenho;
2 - que minto.
O general da banda dos arautos sempre foi conhecido, na TFP, como o mestre em "restrições mentais" a ponto de se dizer dele que quando, por acaso, ele dizia a verdade, ficava vermelho.
Você ingenuamente me informa que "Todo esse crescimento [dos arautos] se deve ao fato de ele ter levado a frente a obra de Dr. Plínio".
Ora, consta que, para ser reconhecido pelo Vaticano, Scognamiglio teve que renegar à terceira parte do livro de Plínio, Revolução e Contra Revolução -- aquela parte em que Plínio condenava o Vaticano II -- e teve que prometer que não difundiria mais o culto de Plínio e de dona Lucília.
Então, ele prometeu e não cumpriu ?
Difunde ainda o culto de Plínio e Lucília às escondiDas?
Ou não difunde mais os ensinamentos de Plínio, e você é que está enganado? (Veja que eu não disse que você mentiu)
Quem é que mente?
Quanto ao crescimento numérico e em quantidade, tanta coisa cresce muito hoje em dia!
Crescem as seitas protestantes, crescem os partidários do aborto e do amor livre, cresce a impiedade, etc.
O admirável é que, num mundo em que reina a mentira, o crescimento das seitas não seja ainda maior, pois diz a Sagrada Escritura que "o número dos estultos é infinito" (Eccles., I, 15).
E também o câncer cresce muito.
E Cristo chamou seus seguidores de pequeno rebanho:
"Nolite timere, pusillus grex" (Nada temais pequeno rebanho) (Luc. XII, 32).
In Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli
Igreja Ortodoxa x Igreja Católica Brasileira
No mais, todos os ritos são idênticos aos da Igreja Católica Apostólica Romana, com destaque para o uso da CRUZ LATINA, quando o usual e esperado é que uma igreja ortodoxa use a CRUZ ORTODOXA. Também causou espanto a constatação de que o Em Nome do Pai... é feito da forma latina, ou seja, o traço horizontal é feito do ombro esquerdo para o direito, quando na forma ortodoxa é do ombro direito para o esquerdo.
Não sendo intenção do Blog CATOLICISMO polemizar com qualquer igreja ou confissão religiosa – buscamos apenas esclarecer – não vamos citar o nome de nenhuma Paróquia da Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil que realiza tudo que não é usual em uma VERDADEIRA IGREJA ORTODOXA.
Teremos prazer em responder perguntas específicas sobre o tema, lembrando que toda e qualquer publicação do Blog CATOLICISMO é fruto de exaustiva pesquisa e sempre procuramos a concordância entre várias fontes.
Vamos ao verbete:
A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil é uma denominação católica e ortodoxa, cujo status canônico e relação com Patriarcado Sírio de Antioquia é disputado.
Ela é originária da Igreja Siríaca Ortodoxa no Brasil, quando seu bispo, Rabban Moussa Matanos Salama, atuando como missionário nas comunidades siríacas no Brasil desde 1959, decidiu atuar entre os brasileiros de outras etnias.
Em 1983 Rabban Moussa Matanos Salama foi sagrado bispo pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa Síria (Jacobita) de Antioquia, Ignatius Zakka I Iwas, adotando o título de Mar Crisóstomo.
A atitude de nacionalizar a Igreja Sírica levou a um cisma em 1986 e Mar Crisóstomo acabou por organizar a ICOSB recebendo alguns dissidentes da Igreja Católica Apostólica Brasileira – ICAB que necessitaram de ordenação e alguns da Igreja Católica Apostólica Romana que não necessitaram ser ordenados.
A ICOSB aceita, a princípio, os três primeiros Concílios Ecumênicos (monofisismo), apesar de que a Igreja Síria Ortodoxa participa do diálogo para a unidade cristã. Possui práticas ortodoxas respeitando elementos do catolicismo romano por sua índole ecumênica. Diferentemente das outras igrejas orientais, possui elementos sincréticos do catolicismo popular brasileiro, por exemplo não é exclusivamente iconoclasta adotando imagens nas suas igrejas. Também acreditam no purgatório. Não exigem o celibato clerical como única forma de vida imposta admitindo homens casados ao sacerdócio. Possui elementos pentecostais por causa da índole cultural e religiosa do Brasil.
A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil desde de 1990 é membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e é uma autêntica Igreja cristã de origem oriental, católica e ortodoxa por sua sucessão apostólica.
Possui paróquias em quinze estados brasileiros e uma missão na Argentina onde se encontra o Delegado Patriarcal.
O atual presidente é o Arcebispo Dom Leolino Gomes Neto da diocese de Brasília. A ICOSB vem passando por modificações na sua organização para atender as recomendações e exigências do Patriarca Sírio Ortodoxo. Possui obras sociais e assistenciais. Seus ritos obedecem a tradição de São Tiago e São Dionísio. Também celebram no rito Gregoriano, próximo ao rito latino.
A ICOSB não aparece no rol da Igreja Ortodoxa Síria, que lista no Brasil como o Vicariato Patriarcal a Igreja Siríaca Ortodoxa no Brasil. Entretanto é submissa ao Delegado Patriarcal.
Cisma - Divisão Igreja Romana x Igreja Ortodoxa
A causa principal do rompimento doutrinário que deu origem as Igrejas Ortodoxas e a Romana.
Se a Igreja, espalhada no conjunto da bacia mediterrânica e organizada em redor dos seus cinco patriarcados (Roma. Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém), soube guardar no princípio a sua unidade global, (seguramente, largos sectores da parte oriental da Igreja desligaram-se dela após o Concílio de Calcedônia - as Igrejas da Armênia, da Etiópia, do Egito), esta unidade tornar-se-á mais aleatória depois da queda do Império romano do Ocidente.
As divergências culturais - uso do latim no Ocidente, do grego no Oriente bem depressa cederão o passo às divergências de ordem político-religiosa que resultaram da separação do mundo mediterrânico em entidades políticas distintas. A anarquia merovíngia no Ocidente que, por muitas vezes, fez do papa o único elemento estável, reforça a autoridade jurídica do primeiro romano, o qual anteriormente desfrutava apenas de uma primazia de honra.
O desenvolvimento do Império de Carlos Magno (séculos VIII e IX) havia de acentuar esta tendência para ver na parte ocidental da Igreja o modelo e o guia de toda a Igreja. Na impossibilidade de se fazer reconhecer por Bizâncio, Carlos Magno será tentado a utilizar argumentos teológicos para demonstrar o caráter de subordinação do Império do Oriente, e, por conseqüência, igualmente da sua Igreja.
E muito embora os papas desta época tenham ainda reagido contra a introdução oficial de tais argumentos nos cânones da Igreja, o pomo de discórdia lançado pelos "livros de Carlos Magno" - a questão do Filioque - dividirá cada vez mais o Ocidente e o Oriente cristãos.
O Filioque - "o Espírito Santo procede do Pai e do Filho" - é um acrescentamento tardio, feito por um sínodo ocidental (Toledo, século VI), ao texto primitivo do Concílio de Nicéia que afirma que o "Espírito Santo procede do Pai." A ofensa pareceu muito grave aos olhos da parte oriental da Igreja, e isso por duas razões. Por um lado, um órgão eclesiástico - ocidental, na ocorrência - arrogou-se o direito, sem consultar o conjunto do corpo eclesial, de modificar uma formulação doutrinal elaborada por um concílio ecumênico que representava a Igreja universal.
A introdução do "Filioque" constituía, já só por si, uma ferida aberta na unidade da Igreja.
Por outro lado, o próprio conteúdo do acrescento manifesta uma divergência doutrinal profunda sobre a natureza de Deus.
Se para os Padres do Concílio de Nicéia o Espírito Santo não pode proceder senão do Pai porque Deus é, primeiro que tudo, pessoal - Pai, Filho e Espírito Santo, antes de ser Essência divina única - para os teólogos ocidentais de Toledo que seguem sobre este ponto o grande teólogo ocidental Sto Agostinho, Deus é, antes do mais, Essência divina única, o que permite então falar de uma dupla origem do Espírito Santo - do Pai "e do Filho." A introdução progressiva do "Filioque" no Ocidente será o índice das divergências doutrinais cada vez mais profundas que, por seu turno, terão repercussões sobre a doutrina da Igreja, pregada respectivamente pelas duas partes da cristandade, estas doutrinas divergentes que alargam reciprocamente o fosso que se vai cavar cada vez mais.
Na sua reação contra o cesaropapismo carolíngio. os papas acabarão por chegar a confundir cada vez mais a sua autoridade espiritual de patriarcas do Ocidente com uma autoridade jurídica de coerção, o seu primado de honra com o poder universal e absoluto. Em conseqüência, conforme já se disse ' , "reformando a Igreja do Ocidente, os papas tentaram estender as suas reformas ao Oriente e fracassaram. Este fracasso contribuiu ainda para apertar a unidade de uma cristandade ocidental monolítica e fechada sobre si mesma."
Um dos incidentes maiores desta luta manhosa devia ser a tentativa feita pelo papa Nicolau I de depor o patriarca de Constantinopla, Fócio, eleito regularmente, que respondeu com uma "encíclica," acusando o papa de heresia. Compreendiam-se cada vez menos, faltando cada vez mais uma linguagem comum. Em 1014, por ocasião da coroação do imperador Henrique II, a Igreja ocidental introduziu oficialmente na sua liturgia o uso do Filioque, decisão que precipitou o movimento de ruptura. agora inevitável.
Apesar do espírito muito compreensivo de alguns pontífices (como João VIII, 872-882) e do desejo dos Orientais de continuarem a ver na pessoa do Papa o primado de honra de toda a Igreja, as divergências culturais, doutrinais, políticas e eclesiásticas que cavavam um fosso cada vez mais profundo entre a parte ocidental e oriental da única Igreja de Cristo, acabaram por provocar a ruptura. Paradoxalmente, estas divergências aparecerão, no momento do drama, sob a forma de querelas incidentes sobre questões menores relativas aos ritos exteriores, tais como o uso do pão sem fermento, o celibato dos padres, etc.
Para regular estes diferendos, legados do papa Leão IX dirigiram-se a Constantinopla em 1054 onde, perante as reticências do patriarca que punha em dúvida a sua boa-fé, os emissários de Roma depuseram sobre o altar de Santa Sofia a bula de excomunhão que acusava os Gregos, entre outras coisas, de terem "subtraído (sic) o Filioque" da confissão de fé e de admitirem o casamento dos padres.
Em 1204, por ocasião do saque de Constantinopla pelos Cruzados latinos, o irreparável - sob o ponto de vista humano será consumado: não se falará mais, daí para diante, da Igreja de Cristo, mas da Igreja latina romana à qual faz frente a Igreja oriental ortodoxa.
Os concílios "de união" (Lião e Florença, nos séculos XIV e XV), pelos seus fracassos, apenas tornam mais doloroso o escândalo do primeiro grande cisma da Igreja que, rompendo o equilíbrio interno do Corpo de Cristo, abrirá a porta aos cismas posteriores da cristandade ocidental - a Reforma e as seqüelas de outras divisões. Daqui por diante, as duas partes da cristandade evoluirão separadamente.
A profecia de São Nilo
Em síntese:
Está sendo divulgada uma profecia atribuída a S. Nilo de Ancira (+ 430); terá predito a vinda do Anticristo para o século XX, com grandes danos para a Igreja Católica. Na verdade o século XX já passou sem o aparecimento do Anticristo: ao lado de acontecimentos moralmente graves entre os católicos, muitas realizações de valor ocorreram na mesma fase da história.
Ademais é obscura na Bíblia a noção de um Anticristo escatológico ou pré-núncio do fim dos tempos.
Via internet foi enviado à Redação de PR o texto de uma profecia sinistra atribuída a São Nilo de Ancira e causadora de inquietação em leitores contemporâneos. Eis por que vai, a seguir, publicado o mencionado texto acompanhado de comentário.São Nilo foi monge de um mosteiro situado em Ancira (hoje Ankara na Turquia). Atribuem-se-lhe diversos escritos, alguns autênticos, outros duvidosos ou mesmo espúrios. Faleceu em 430.
O TEXTO
A Vinda do Anticristo\\\'
Depois do ano 1900, por meados do século XX, as pessoas desse tempo tornar-se-ão irreconhecíveis ...Quando se aproximar o tempo da vinda do Anticristo, a inteligência dos homens será obscurecida pelas paixões carnais: a degradação e o desregramento acentuar-se-ão. O mundo, então, tornar-se-á irreconhecível. As pessoas mudarão de aparência, e será impossível distinguir os homens das mulheres, por causa do atrevimento na maneira de se vestir e na moda de seus cabelos.Essas pessoas serão desumanas e como autênticos animais selvagens, por causa das tentações do Anticristo.
Não se respeitarão mais os pais e os mais idosos. O amor desaparecerá. E os pastores cristãos, bispos e sacerdotes, serão homens frívolos, completamente incapazes de distinguir o caminho à direita ou à esquerda.Nesse tempo as leis morais e as tradições dos cristãos e da Igreja mudarão.As pessoas não praticarão mais a modéstia e reinará a dissipação! A mentira e a cobiça atingirão grandes proporções, e infelizes daqueles que acumularão riquezas!A luxúria, o adultério, a homossexualidade, as ações secretas e a morte serão a regra da sociedade.Nesse tempo futuro, devido ao poder de tão grandes crimes e de uma tal devassidão, as pessoas serão privadas da graça do Espírito Santo, recebida no seu batismo, e nem sequer sentirão remorsos.
As Igrejas serão privadas de pastores piedosos e tementes a Deus, e infelizes dos cristãos que restarem sobre a terra, nesse momento! Eles perderão completamente a sua Fé, porque não haverá quem lhes mostre a luz da verdade. Eles se afastarão do mundo, refugiando-se em lugares santos, na intenção de aliviar os seus sofrimentos espirituais, mas, em toda a parte, só encontrarão obstáculos e contrariedades.Tudo isto resultará do fato de que o Anticristo deseja ser o senhor de todas as coisas, e se tornar o mestre de todo o Universo. Ele realizará milagres e sinais inexplicáveis.Dará também a um homem sem valor uma sabedoria depravada, a fim de descobrir um modo pelo qual um homem possa ter uma conversa com outro, de um canto ao outro da terra.Nesse tempo, os homens também voarão pelos ares como os pássaros, e descerão ao seio do oceano como os peixes.
E quando isso acontecer, infelizmente, essas pessoas verão as suas vidas rodeadas de conforto, sem saber, pobres almas, que tudo isso é uma fraude de Satanás.E ele, o ímpio, inflará a ciência da vaidade, a tal ponto que ela se afastará do caminho certo e conduzirá as pessoas à perda da Fé na existência de Deus, de um Deus em Três Pessoas ...
Então. Deus, infinitamente Bom, verá a decadência da raça humana, e abreviará os dias, por amor do pequeno número daqueles que deverão ser salvos, porque o inimigo desejaria arrastar mesmo os eleitos à tentação, se isso fosse possível.
Então a espada do castigo aparecerá de repente e derrubará o corruptor e seus servidores\\\
' (Bibl. Sanctorum, v. IX, p. 1008)
COMENTANDO...
Quatro reflexões vêm ao caso:
1) Trata-se de uma revelação particular, que cada fiel católico está livre para aceitar ou não.2
) Passou-se o século XX sem o aparecimento do Anticristo e sem que o mundo acabasse. Houve, sem dúvida, acontecimentos deploráveis entre os filhos da Santa Mãe Igreja, mas houve igualmente feitos grandiosos e movimentos de renovação espiritual dignos de nota. Entre outros eventos, notem-se os que dizem respeito à figura do Papa João Paulo II, que foi tido como \\\' o homem do século XX\\\' ou, ao menos, o homem do fim do século XX. Em conseqüência, não menos do que o presumido século do Anticristo, o século XX foi, e até mesmo com mais razão, o século do Papa.
3) Os manuais de Patrologia, ao referirem os escritos de São Nilo, não mencionam a Profecia atrás registrada. Pode-se perguntar: será de S. Nilo (+ 430) essa profecia como é de São Malaquias (+ 1148) a Profecia forjada no século XVI e a Malaquias atribuída?
4) Carece de sólido fundamento bíblico a crença de que no fim dos tempos deverá aparecer o Anticristo, como foi dito no artigo de PR 475/2001, pp. 545ss.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Berlusconi decide salvar Eluana
Premiê quer salvar Eluana
Para evitar que Eluana Englaro — mulher de 37 anos em coma profundo desde 1992 — seja submetida à eutanásia, o governo italiano pretende apresentar hoje um decreto ao Conselho de Ministros.
A medida impediria a remoção do tubo de alimentação artifical que mantém Eluana viva.
O único artigo do decreto proposto pelo premiê Silvio Berlusconi prevê que “a alimentação e a hidratação não podem ser suspensas quando a vida depende delas e têm o objetivo de aliviar o sofrimento de pessoas que não têm a capacidade de decidir por elas mesmas”.
Igreja Ortodoxa

A autoridade suprema regional em todos os Patriarcados autocéfalos e Igrejas Ortodoxas autônomas é da competência do Santo Sínodo Local, que é composta dos Metropolitas chefes das arquidioceses sob a presidência do próprio Patriarca ou Arcebispo que convoca a reunião, marcando a data, o local e a ordem do dia.
Igrejas Ortodoxas Autocéfalas
Existem 14 Igrejas Ortodoxas Autocéfalas que são, geralmente, reconhecidas como tais. Uma Igreja Autocéfala possui o direito de resolver todos os seus problemas internos em base a sua própria autoridade, tendo também o direito a remover seus próprios bispos, incluindo o próprio patriarca, arcebispo ou metropolita que presida esta Igreja. Cada Igreja Autocéfala atua independentemente mantendo, todavia, comunhão canônica e sacramental plena umas com as outras.
Atualmente, estas Igrejas Ortodoxas Autocéfalas incluem os quatro antigos patriarcados orientais (Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém), assim como as outras dez Igrejas Ortodoxas que surgiram nos séculos posteriores, quais sejam: Rússia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Geórgia, Chipre, Grécia, Albânia e Repúblicas Tcheco e Eslováquia.
Por iniciativa própria, o Patriarcado de Moscou concedeu o status de autocefalía a maior parte de suas paróquias nos Estados Unidos que passou a se denominar Igreja Ortodoxa na América; não obstante, o Patriarcado de Constantinopla reclama para si a prerrogativa de outorgar autocefalía e, por este motivo, outras Igrejas Ortodoxas ainda não reconhecem o status da Igreja Ortodoxa na América.
Das Igrejas Ortodoxas Autocéfalas, nove são Igrejas Patriarcais:
1. Constantinopla 2. Alexandria 3. Antioquia 4. Jerusalém 5. Rússia 6. Sérvia 7. Romênia 8. Bulgária 9. Geórgia
As demais Igrejas Ortodoxas Autocéfalas são presididas, seja por um arcebispo, seja por um metropolita.
Existem cinco Igrejas Ortodoxas Autônomas que funcionam de modo independente no que diz respeito aos seus assuntos internos, porém, sempre dependendo canonicamente de uma Igreja Ortodoxa Autocéfala.
As Igrejas Ortodoxas de Finlândia e Estônia são dependentes do Patriarcado Ecumênico, enquanto que a de Monte Sinai depende do Patriarcado de Jerusalém.
Segredo de Fátima

1ª e 2ª parte do Segredo de Fátima, na íntegra.
Transcrição na íntegra das palavras de Lúcia de Jesus que contêm a revelação da primeira e segunda partes do segredo de Fátima:

3ª parte do Segredo de Fátima, na íntegra.
O conteúdo da terceira parte do Segredo de Fátima, revelado em 13 de Julho de 1917, em Fátima, em que a Ir. Lúcia dos Santos, a única das três videntes ainda viva, redigiu em 03 de Janeiro de 1944, é o seguinte:
Comentário
Nossa Senhora em Fátima fez um diagnostico, mostrou os riscos e prescreveu os remédios.
Ela ofereceu a humanidade meios para livrar-se de males ameaçadores representados nas visões dadas às 3 crianças. Na medida em que usamos o remédio o mal é vencido.
Quando em 1984 nosso querido Papa, fez a consagração solene nos moldes prescritos por Nossa Senhora o remédio celestial começou a agir.