Evangelho Cotidiano
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68
2º Domingo do Tempo Comum
— Aleluia! Aleluia! Aleluia!
— A Palavra se fez carne, entre nós ela acampou; todo aquele que a acolheu, de Deus filho se tornou. (Jo 1,14a.12a)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João,
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
MEDITANDO O EVANGELHO
«Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo»
Hoje ouvimos João que, ao ver
Jesus, disse: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do
mundo» (Jo 1,29). Que pensariam aquelas gentes? E, que entendemos nós?
Na celebração da Eucaristia todos rezamos: «Cordeiro de Deus que tiras o
pecado do mundo, tem piedade de nós / dá-nos a paz». E o sacerdote
convida os fiéis à comunhão dizendo: «Este é o Cordeiro de Deus que tira
o pecado do mundo…».
Não tenhamos duvidas que quando João disse «Eis aqui o Cordeiro de
Deus», todos perceberam o que queria dizer, pois o “cordeiro” é uma
metáfora de caráter mecânico que tinha sido usada pelos profetas,
principalmente por Isaías, e que era bem conhecida por todos os bons
israelitas.
Por outro lado, o cordeiro é o animalzinho que os israelitas sacrificam
para rememorar a páscoa, a libertação da escravidão do Egito. A ceia
pascoal consiste em comer um cordeiro.
E ainda os Apóstolos e os padres da Igreja dizem que o cordeiro é signo
de pureza, simplicidade, bondade, mansidão, inocência… e Cristo é a
Pureza, a Simplicidade, a Bondade, a Mansidão, a Inocência. São Pedro
dirá: «fostes resgatados (...) pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro
sem defeito e sem mancha» (1Pe 1,18.19). E São João, no Apocalipses,
emprega cerca de trinta vezes o termo “cordeiro” para designar Jesus
Cristo.
Cristo é o cordeiro que tira o pecado do mundo, que foi imolado para nos
dar a graça. Lutemos para viver sempre em graça, lutemos contra o
pecado, aborreçamo-lo. A beleza da alma em graça é tão grande que nenhum
tesouro o pode comparar. Torna-nos agradáveis a Deus e dignos de ser
amados. Por isso, no “Gloria” da Missa fala-se da paz própria dos homens
que o Senhor ama, dos que estão em graça.
João Paulo II, convidando-nos urgentemente a viver na graça que o
Cordeiro nos alcançou, diz-nos: «Comprometamo-nos a viver em graça.
Jesus nasceu em Belém precisamente para isto (…) viver em graça é a
dignidade suprema, é a alegria inefável, é garantia de paz, é um ideal
maravilhoso».Rev. D.
Joaquim
FORTUNY i Vizcarro
(Cunit, Tarragona, Espanha)
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Embora eu [João Baptista] tenha nascido antes d´Ele, Ele não está limitado pelos laços do seu nascimento; pois embora tenha nascido da sua mãe no tempo, foi gerado pelo Pai fora do tempo» (São Gregório Magno)
«Cristo é o "cordeiro" que tira o pecado do mundo. Lutemos para viver sempre em graça, lutemos contra o pecado. A beleza da alma em graça é tão grande que nos torna agradáveis a Deus e dignos de ser amados» (Bento XVI)
«Na sequência dos santos Padres, ensinamos unanimemente que se confesse um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, igualmente perfeito na divindade e perfeito na humanidade, sendo o mesmo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem (...), `semelhante a nós em tudo, menos no pecado´ (Hb 4,15); (...) nascido da Virgem Mãe de Deus segundo a humanidade» (Catecismo da Igreja Católica, nº 467)
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