Padre GABRIELE AMORTH
Famoso Exorcista da diocese de Roma.
O USO DA ÁGUA, ÓLEO E SAL EXORCIZADOS.
De todos os meios a que o exorcistas (e não só exorcistas) recorrem com freqüência, citamos em primeiro lugar a água exorcizada (ou pela menos benzida), o azeite (de azeitona) exorcizado e o sal exorcizado. Qualquer sacerdote pode rezar as orações do Ritual para exorcizar estes três elementos, não sendo necessária nenhuma autorização especial. Mas é muito útil conhecer o uso específico destes três sacramentais que, usados com fé, são de uma enorme utilidade.
A água benta ocupa um lugar fundamental em todos os ritos litúrgicos. A sua importância leva-nos de novo à aspersão batismal. Durante a oração de benção, pede-se ao Senhor para que a aspersão desta água nos traga os três benefícios seguintes: o perdão dos nossos pecados, a defesa contra as ciladas do Maligno e o dom da proteção divina.
A oração do exorcismo da água proporciona outros tantos efeitos: afugentar todo o poder do demônio, desarraigá-lo e expulsá-lo; também na gíria popular quando se querem indicar duas coisas absolutamente opostas, diz-se que são como o diabo e a água benta.
Em seguida a oração continua, sublinhando outros efeitos além de expulsar os demônios: curar doenças, aumentar a graça divina, proteger as casas e todos os locais onde os fiéis moram, de toda a influência imunda causada pelo pestilento satanás. E acrescenta: que as ciladas do demônio infernal sejam vencidas e que a serenidade e a saúde dos habitantes sejam protegidas de toda a eventual presença nociva, susceptível de perigar a paz dos habitantes, a fim de gozarem de serenidade e saúde.
O óleo exorcizado, utilizado com fé, permite igualmente enfraquecer o poder dos demônios, os seus ataques e os fantasmas que suscitam. Recupera também a saúde da alma e do corpo; lembremos simplesmente o antigo costume de ungir as feridas com óleo e o poder que Jesus conferiu aos Apóstolos de curar os doentes pela imposição das mãos e a unção com óleo.
O óleo exorcizado tem, além disso, a propriedade específica de libertar o corpo do malefício. Aconteceu-me muitas vezes abençoar pessoas que tinham sido vítimas de bruxaria comendo ou bebendo qualquer coisa maléfica. É fácil compreender aquele mal de estômago de que já falamos ou ainda o fato de estas pessoas terem uma tendência para vomitar ou para começar com manifestações de soluços ou de arrotos especialmente em encontros de caráter religioso: quando vão á igreja, quando rezam, mas, sobretudo, quando são exorcizadas. Nesses casos o organismo, para se libertar, deve expelir tudo o que tem de maléfico. O óleo exorcizado ajuda imenso a despegar e a libertar o corpo dessas impurezas. Pode-se também beber água benta com esta finalidade.
Convém mencionar alguns pormenores sobre este ponto, embora aqueles que não estão acostumados a estes fenômenos ou que nunca assistiram, tenham dificuldade em acreditar no que eu vou dizer.
Que coisas é que são expulsas? Por vezes saliva espessa e espumosa; outras vezes uma espécie de papa branca e granulosa. Outras ainda objetos dos mais variados: pregos, pedaços de vidro, bonequinhas pequenas em madeira, fios de corda com nós, fios de ferro enrolados, fios de algodão de diferentes cores, coágulos de sangue…essas coisas por vezes são expulsas pelas vias naturais; mas a maior parte das vezes vomitando. Repare-se que isso não provoca nunca o mínimo perigo ao organismo (que pelo contrário fica aliviado), mesmo que se trate de bocados de vidro cortantes.
O Pe. Cândido tinha uma pequena vitrine cheia deste tipo de objetos, expulsos por diversas pessoas. Noutros casos a expulsão permanece um ministério: a pessoa sente por exemplo uma dor abdominal como se tivesse um prego no estômago, depois encontra um prego no chão, ao seu lado, e a dor desaparece. Tem-se a impressão de que todos estes objetos se materializam exatamente no instante em que são expulsos.
O Pe. Cândido afirmou durante uma entrevista “vi pessoas deitar bocados de vidro, de ferro, cabelos, ossos, algumas vezes pequenos objetos em plástico tendo a forma de uma cabeça de gato, de leão ou serpente. Estes objetos estranhos têm certamente uma ligação com a causa que determinou a possessão diabólica”.
O sal exorcizado serve também para expulsar os demônios e para preservar a saúde da alma e do corpo. Mas uma das suas propriedades específicas consiste em proteger os lugares da influências ou presenças maléficas. Habitualmente, nestes casos, aconselho espalhar o sal exorcizado sobre a soleira da porta da casa e nos quatro cantos da divisão ou divisões que se suspeita estarem infestadas.
O “mundo católico incrédulo” rir-se-á talvez perante estas afirmações. A verdade é que a ação dos sacramentais é tanto mais eficaz quanto maior for a fé; sem ela muitas vezes são ineficazes.
O Vaticano II, retomando os termos do Direito Canônico (Can. 1166), define-os como “os sinais sagrados com os quais por uma certa imitação dos sacramentos têm significado e obtêm efeitos especialmente espirituais, pela intercessão da Igreja”. Quem os utilizar com fé obtém resultados inesperados. Sei de muitos males rebeldes aos medicamentos que desaparecem unicamente porque o interessado tinha feito sobre ele um sinal da cruz com óleo exorcizado.
No que se refere às casas (de que falaremos à parte) é particularmente eficaz queimar incenso benzido. O incenso foi sempre considerado, mesmo junto dos povos pagãos, como um antídoto contra os espíritos malignos e um meio de louvar e adorar a divindade. Embora o seu emprego litúrgico seja extremante reduzido, continua a ser um meio eficaz de louvar e de lutar contra o Maligno.
O Ritual contém uma benção especial para as roupas. Constatamos várias vezes a eficácia sobre pessoas incomodadas por presenças diabólicas. Por outro lado, isto constitui um teste para determinar se a pessoa é ou não vítima de presenças diabólicas. Também é útil saber isto.
Nós, os exorcistas somos muitas vezes consultados por pessoas (pais, noivos…) que suspeitam que um dos seus próximos seja vítima do demônio, mas infelizmente essa pessoa não acredita nessas coisas, muitas vezes não tem qualquer fé religiosa e não está disposta de modo nenhum a receber a benção dum padre.
O que fazer nestes casos?
Acontece por vezes que, tendo sido benzidas algumas das suas roupas, a pessoa em questão despe-as imediatamente após as ter vestido, não suportando o contato com elas. Já demos um exemplo anteriormente. Também se pode fazer o teste da água benta. Por exemplo uma mãe suspeita dum filho ou do marido, prepara para todos a sopa feita com água benta; ou usa-a no chá ou no café. A pessoa que é vítima pode achar este alimento amargo ou intragável mas sem saber porquê.
No entanto, chamamos a atenção para o fato de estes testes poderem ser revelados nos casos positivos: isto é, se uma pessoa é sensível ao fato de a água estar ou não benzida, poderá ser sintoma de uma presença maléfica. Porém o raciocínio inverso não é concludente: o fato de uma pessoa não reagir a este tipo de testes não permite excluir a possibilidade de ter uma presença maléfica. O demônio faz tudo para não ser descoberto.
Mesmo durante os exorcismos o demônio procura esconder-se; e o Ritual põe mesmo de sobreaviso o exorcista contra os fingimentos diabólicos. Por vezes o demônio ou não responde ou dá respostas estúpidas, não atribuíveis a um espírito inteligente como ele é. Outras vezes finge ter saído do corpo de possesso e de ter deixado de o perturbar, esperando assim evitar que a pessoa procure bênçãos do exorcista.
Outras vezes impede por todos os meios que a pessoa se submeta aos exorcismos: poderão ser obstáculos físicos ou, na maior parte das vezes, psíquicos que fazem com que o paciente não compareça ao encontro com o exorcista no dia marcado, a não ser que seja forçado por um parente ou amigo.
Outras vezes finge os sintomas de uma doença quase sempre psíquica, para dissimular a realidade da sua presença e fazer crer que a pessoa sofre de uma doença natural.
Outras vezes o paciente tem sonhos ou visões em que tem a ilusão de que o Senhor, a Virgem Santíssima ou qualquer Santo o libertou, fato que o leva a anular a sua marcação com o exorcista, dizendo-lhe, eventualmente, já estar liberto.
Os sacramentais indicados, além da ajuda específica própria de cada um, servem também para desmascarar, pelos menos parcialmente, as diversas ciladas do Maligno. Estas ciladas são muito numerosas e é preciso rezar muito para obter a graça do discernimento.
Citemos, entre os casos mais freqüentes: os que julgam ter visões ou ouvir vozes interiores; os que se abandonam a um misticismo falso ou se fazem passar por “vidente”. Quando não se trata de doenças psíquicas, estes casos são muitas vezes o fruto de engano do demônio.
Termino este capítulo com um episódio relacionado com a água benta.
Um dia Pe. Cândido ia exorcizar um possesso. O sacristão aproximou-se dele com o recipiente da água e o hissope. O demônio disse-lhe imediatamente: “lava o focinho com esta água!”. Só então o sacristão se lembrou que tinha enchido o reservatório na torneira, mas que se tinha esquecido de mandar benzer a água.
O novo Ritual de Bênçãos, obrigatório desde 1 de Abril de 1993, mudou a fórmula, mas certamente não lhe alterou os efeitos, embora já não venha indicado explicitamente.
Seja bem-vindo! Este Blog se propõe a divulgar o catolicismo segundo a Igreja Católica Apostólica Romana. Os editores do Blog, não estão autorizados a falar em nome da Igreja, não são Sacerdotes e nem donos da verdade. Buscam apenas ser humildes e anônimos missionários na Internet. É também um espaço para postagem de orações, comentários, opiniões. Defendemos a Igreja conservadora. Acreditamos em DEUS e entregamo-nos nos braços de MARIA. Que DEUS nos ilumine e proteja. AMÉM
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Catecismo da Igreja fala sobre o demonio
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina e adverte quanto à presença diabólica no mundo.
Há vários parágrafos referentes a este tema, os quais disponibilizaremos alguns.
Na catequese sobre o último pedido do Pai -Nosso (§ 2850-2854), o Catecismo nos dá uma clara definição acerca do demônio:
"O último pedido ao nosso Pai (MAS LIVRAI-NOS DO MAL) aparece também na oração de Jesus: 'Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.' (Jo 17,15).
Neste pedido, o Mal não é uma abstração, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O 'diabo' (diabolos" é aquele que "se atira no meio" do plano de Deus e de sua obra de salvação realizada em Cristo).
'Homicida desde o princípio, mentiroso e pai da mentira' (Jo 8,44), 'Satanás, sedutor de toda a terra habitada' (Ap 12,9), foi por ele que o pecado e a morte entraram no mundo e é por sua derrota definitiva que a criação toda será liberta da corrupção do pecado e da morte. 'Nós sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca; o gerado por Deus se preserva e o Maligno não o pode atingir. Nós sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno' (I Jo 5,18-19)
Acerca da queda dos anjos, o Catecismo da Igreja nos ensina nos parágrafos 391-395*:
"Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus (cf. Gn 3,1-5) e que, por inveja os faz cair na morte (cf. Sb 2,24). A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo destronado chamado Satanás ou Diabo (cf. Jo 8,44). A Igreja ensina que ele tinha sido anterioremente um anjo bom criado por Deus. 'Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa (Concílio Lateranense em 1215)'.
A Escritura fala de um pecado desses anjos (Cf. II Pd, 2,4). Esta "queda" consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. Temos um reflexo desta rebelião nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: "e vós sereis como deuses" (Gn 3,5). O Diabo é "pecado desde o princípio" (I Jo 3,8), "pai da mentira" (Jo 8,44).
Contudo, o poder de Satanás não é infinito. ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura. Não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e embora sua ação cause grves danos - de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física - para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da tividade diabólica é um grande mistério, mas "nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam" (Rm 8,28).
Fonte: Comunidade Católica Beatitudes do Coração de Jesus
Há vários parágrafos referentes a este tema, os quais disponibilizaremos alguns.
Na catequese sobre o último pedido do Pai -Nosso (§ 2850-2854), o Catecismo nos dá uma clara definição acerca do demônio:
"O último pedido ao nosso Pai (MAS LIVRAI-NOS DO MAL) aparece também na oração de Jesus: 'Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.' (Jo 17,15).
Neste pedido, o Mal não é uma abstração, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O 'diabo' (diabolos" é aquele que "se atira no meio" do plano de Deus e de sua obra de salvação realizada em Cristo).
'Homicida desde o princípio, mentiroso e pai da mentira' (Jo 8,44), 'Satanás, sedutor de toda a terra habitada' (Ap 12,9), foi por ele que o pecado e a morte entraram no mundo e é por sua derrota definitiva que a criação toda será liberta da corrupção do pecado e da morte. 'Nós sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca; o gerado por Deus se preserva e o Maligno não o pode atingir. Nós sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno' (I Jo 5,18-19)
Acerca da queda dos anjos, o Catecismo da Igreja nos ensina nos parágrafos 391-395*:
"Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus (cf. Gn 3,1-5) e que, por inveja os faz cair na morte (cf. Sb 2,24). A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo destronado chamado Satanás ou Diabo (cf. Jo 8,44). A Igreja ensina que ele tinha sido anterioremente um anjo bom criado por Deus. 'Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa (Concílio Lateranense em 1215)'.
A Escritura fala de um pecado desses anjos (Cf. II Pd, 2,4). Esta "queda" consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. Temos um reflexo desta rebelião nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: "e vós sereis como deuses" (Gn 3,5). O Diabo é "pecado desde o princípio" (I Jo 3,8), "pai da mentira" (Jo 8,44).
Contudo, o poder de Satanás não é infinito. ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura. Não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e embora sua ação cause grves danos - de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física - para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da tividade diabólica é um grande mistério, mas "nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam" (Rm 8,28).
Fonte: Comunidade Católica Beatitudes do Coração de Jesus
Labels:
beatitudes,
catecismo,
diabo,
maligno,
Satanás
Possessão & Exorcismo
Alguns comentários, sobre a forma de perguntas e respostas, sobre possessão e exorcismo:
1-Como a Santa Igreja identifica uma possessão verdadeira?
“A Sagrada Escritura nos ensina que os espíritos malignos, inimigos de Deus e do homem, desenvolvem sua ação de diversas maneiras; entre elas está a obsessão diabólica chamada também possessão diabólica. Entretanto, a obsessão diabólica não é o modo mais freqüente como o espírito das trevas exerce sua influência.
A obsessão tem características de espetacularidade e nela o demônio se apodera, de um certo modo, das forças e das atividades físicas da pessoa que padece a possessão. Não pode, entretanto, apoderar-se da livre vontade do sujeito, e por isso o demônio não pode comprometer a vontade livre da pessoa possuída até o ponto de fazê-la pecar.
Esta violência física que o diabo exerce no obsesso é uma incitação ao pecado, que é o que o diabo busca lograr. O ritual do exorcismo indica diversos critério e indícios que permitem chegar, com prudente certeza, à convicção de quando se tem diante de si uma possessão diabólica. Então o exorcista autorizado poderá realizar o solene rito do exorcismo. Entre estes critérios encontram-se: falar ou entender muitas palavras em línguas desconhecidas, evidenciar coisas distantes ou inclusive escondidas, demonstrar forças além da própria condição, e isto junto com a aversão veemente a Deus, à Virgem, aos Santos, à Cruz e às imagens santas.”
2-Após identificada, qual o próximo passo?
Vale a pena destacar que para poder realizar o exorcismo é necessária autorização do Bispo diocesano, autorização que pode ser concedida para um caso específico ou também de modo geral e permanente ao Sacerdote que exerce na diocese o ministério de exorcista.
3-Como um exorcismo é realizado?(basicamente, pois tenho conhecimento que leigos não devem se atrever a isso)
No ritual encontra-se, antes de tudo, o rito do exorcismo propriamente dito, a ser exercitado sobre uma pessoa possessa. Seguem as orações a recitar-se publicamente por um sacerdote, com a permissão do Bispo, quando se julga prudentemente que existe uma influência de Satanás sobre lugares, objetos ou pessoas, sem chegar ao estado de uma possessão própria e verdadeira. Há, além disso, uma coleção de orações para recitar de forma privada por parte dos fiéis, quando estes suspeitam com fundamento de estarem sujeitos ou sob influência diabólica.
O exorcismo tem como ponto de partida a fé da Igreja, segundo a qual existem Satanás e os outros espíritos malignos, e que sua atividade consiste em afastar os homens do caminho da salvação. A doutrina católica nos ensina que os demônios são anjos caídos por causa do pecado, que são espíritos de grande inteligência e poder:
"Entretanto, o poder de Satanás não é infinito. Não é mais do que uma criatura, poderosa pelo fato de ser puramente espírito, mas sempre criatura: não pode impedir a edificação do Reino de Deus.
Embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e embora sua ação cause graves danos de natureza espiritual e indiretamente inclusive de natureza física – em cada homem e na sociedade, esta ação é permitida pela divina providência que com força e doçura dirige a história do homem e do mundo.
Porque Deus permite a atividade diabólica é um grande mistério, mas "nós sabemos que em todas as coisas Deus intervém para bem dos que o amam" (Rm 8, 28)" (Catecismo da Igreja Católica, n. 395).
Conforme a instrução sobre o exorcismo publicada pela Congregação para a Doutrina da Fé, cabe observar quantos aos leigos:
1. O cânon 1172 do Código de Direito Canônico declara que a ninguém é lícito proferir exorcismo sobre pessoas possessas, a não ser que o Ordinário do lugar tenha concedido peculiar e explícita licença para tanto (1º).
Determina também que esta licença só pode ser concedida pelo Ordinário do lugar a um presbítero dotado de piedade, sabedoria, prudência e integridade de vida (2º).
Por conseguinte, os srs. Bispos são convidados a urgir a observância de tais preceitos.
2. Destas prescrições, segue-se que não é lícito aos fiéis cristãos utilizar a fórmula de exorcismo contra Satanás e os anjos apóstatas, contida no Rito que foi publicado por ordem do Sumo Pontífice Leão XIII; muito menos lhes é lícito aplicar o texto inteiro deste exorcismo. Os srs. Bispos tratem de admoestar os fiéis a propósito, desde que haja necessidade.
4-Existem muitos casos anualmente?
Segundo o Pe. Gabriele Amorth, um dos maiores especialistas neste assunto: “Há quase três séculos que na Igreja católica quase não se fazem exorcismos. No ensino acadêmico, nos últimos decênios quase nunca se fala do demônio, e muito menos dos exorcismos. Atualmente o clero, em geral, é completamente despreparado sobre esse tema, salvo raríssimas exceções.”
O demônio teria se cansado e aposentado?
Teria ele, simplesmente, deixado de existir?
Ou, resolveu dar um descanso aos homens?
Sua questão é muito difícil de ser respondida, mas acredito que existem muito mais casos do que se tem idéia.
Os homens somente se acostumaram com o “grande pai da mentira”, que institui um mundo relativista e cheio de dúvidas onde se desenvolve seu habitat preferido “reinar”.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
Salve Maria,
Douglas Quintale.
1-Como a Santa Igreja identifica uma possessão verdadeira?
“A Sagrada Escritura nos ensina que os espíritos malignos, inimigos de Deus e do homem, desenvolvem sua ação de diversas maneiras; entre elas está a obsessão diabólica chamada também possessão diabólica. Entretanto, a obsessão diabólica não é o modo mais freqüente como o espírito das trevas exerce sua influência.
A obsessão tem características de espetacularidade e nela o demônio se apodera, de um certo modo, das forças e das atividades físicas da pessoa que padece a possessão. Não pode, entretanto, apoderar-se da livre vontade do sujeito, e por isso o demônio não pode comprometer a vontade livre da pessoa possuída até o ponto de fazê-la pecar.
Esta violência física que o diabo exerce no obsesso é uma incitação ao pecado, que é o que o diabo busca lograr. O ritual do exorcismo indica diversos critério e indícios que permitem chegar, com prudente certeza, à convicção de quando se tem diante de si uma possessão diabólica. Então o exorcista autorizado poderá realizar o solene rito do exorcismo. Entre estes critérios encontram-se: falar ou entender muitas palavras em línguas desconhecidas, evidenciar coisas distantes ou inclusive escondidas, demonstrar forças além da própria condição, e isto junto com a aversão veemente a Deus, à Virgem, aos Santos, à Cruz e às imagens santas.”
2-Após identificada, qual o próximo passo?
Vale a pena destacar que para poder realizar o exorcismo é necessária autorização do Bispo diocesano, autorização que pode ser concedida para um caso específico ou também de modo geral e permanente ao Sacerdote que exerce na diocese o ministério de exorcista.
3-Como um exorcismo é realizado?(basicamente, pois tenho conhecimento que leigos não devem se atrever a isso)
No ritual encontra-se, antes de tudo, o rito do exorcismo propriamente dito, a ser exercitado sobre uma pessoa possessa. Seguem as orações a recitar-se publicamente por um sacerdote, com a permissão do Bispo, quando se julga prudentemente que existe uma influência de Satanás sobre lugares, objetos ou pessoas, sem chegar ao estado de uma possessão própria e verdadeira. Há, além disso, uma coleção de orações para recitar de forma privada por parte dos fiéis, quando estes suspeitam com fundamento de estarem sujeitos ou sob influência diabólica.
O exorcismo tem como ponto de partida a fé da Igreja, segundo a qual existem Satanás e os outros espíritos malignos, e que sua atividade consiste em afastar os homens do caminho da salvação. A doutrina católica nos ensina que os demônios são anjos caídos por causa do pecado, que são espíritos de grande inteligência e poder:
"Entretanto, o poder de Satanás não é infinito. Não é mais do que uma criatura, poderosa pelo fato de ser puramente espírito, mas sempre criatura: não pode impedir a edificação do Reino de Deus.
Embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e embora sua ação cause graves danos de natureza espiritual e indiretamente inclusive de natureza física – em cada homem e na sociedade, esta ação é permitida pela divina providência que com força e doçura dirige a história do homem e do mundo.
Porque Deus permite a atividade diabólica é um grande mistério, mas "nós sabemos que em todas as coisas Deus intervém para bem dos que o amam" (Rm 8, 28)" (Catecismo da Igreja Católica, n. 395).
Conforme a instrução sobre o exorcismo publicada pela Congregação para a Doutrina da Fé, cabe observar quantos aos leigos:
1. O cânon 1172 do Código de Direito Canônico declara que a ninguém é lícito proferir exorcismo sobre pessoas possessas, a não ser que o Ordinário do lugar tenha concedido peculiar e explícita licença para tanto (1º).
Determina também que esta licença só pode ser concedida pelo Ordinário do lugar a um presbítero dotado de piedade, sabedoria, prudência e integridade de vida (2º).
Por conseguinte, os srs. Bispos são convidados a urgir a observância de tais preceitos.
2. Destas prescrições, segue-se que não é lícito aos fiéis cristãos utilizar a fórmula de exorcismo contra Satanás e os anjos apóstatas, contida no Rito que foi publicado por ordem do Sumo Pontífice Leão XIII; muito menos lhes é lícito aplicar o texto inteiro deste exorcismo. Os srs. Bispos tratem de admoestar os fiéis a propósito, desde que haja necessidade.
4-Existem muitos casos anualmente?
Segundo o Pe. Gabriele Amorth, um dos maiores especialistas neste assunto: “Há quase três séculos que na Igreja católica quase não se fazem exorcismos. No ensino acadêmico, nos últimos decênios quase nunca se fala do demônio, e muito menos dos exorcismos. Atualmente o clero, em geral, é completamente despreparado sobre esse tema, salvo raríssimas exceções.”
O demônio teria se cansado e aposentado?
Teria ele, simplesmente, deixado de existir?
Ou, resolveu dar um descanso aos homens?
Sua questão é muito difícil de ser respondida, mas acredito que existem muito mais casos do que se tem idéia.
Os homens somente se acostumaram com o “grande pai da mentira”, que institui um mundo relativista e cheio de dúvidas onde se desenvolve seu habitat preferido “reinar”.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
Salve Maria,
Douglas Quintale.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Quarta Feira de Cinzas
Quarta-feira de Cinzas, inicio da Quaresma
Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.
Sinônimo de "conversão", é assim mesmo a palavra "penitência" … Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.
Tradição
Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.
Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.
Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitênica pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa.
Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.
Hoje em dia na Igreja, na Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior.
A Igreja Ortodoxa começa a quaresma desde a segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas
Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.
Sinônimo de "conversão", é assim mesmo a palavra "penitência" … Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.
Tradição
Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.
Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.
Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitênica pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa.
Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.
Hoje em dia na Igreja, na Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior.
A Igreja Ortodoxa começa a quaresma desde a segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas
Labels:
cinzas,
domingo de ramos,
palmas,
quaresma,
quarta-feira
O Poder do Escapulário
O Escapulário do Carmo

A devoção à Madona do Carmelo é uma forma de piedade mariana vivida e promovida da Família do Carmelo; uma devoção que pela semplicidade e consonância com qualquer mentalidade teve ampla difusão entre os fiéis e continua a proporcionar grandes frutos espirituais.
Ela coloca em primeiro lugar o comportamento interior, o amor simples, espontaneo e filial que nasce da uma livre e total consagração à Beata Virgem Maria do Monte Carmelo.Como cada verdadeira devoção, procede da fé autentica que leva a reconhecer a grandeza da Mãe de Deus que encaminha ao amor filial em direção à Madona e à imitação das suas virtudes.
O Escapulário do Carmo nos leva a esprimir e manifestar a iniciativa do amor materno de Maria e a nossa vontade de ser "propriedade" de Maria. Pio XII definiu "hábito mariano" e a indicou como "sinal e garantia da proteção da Mãe de Deus".
O Escapulário é sinal da proteção da Mãe de Deus para com aqueles que a amam: é simbolo de pertencer, de consagração a Maria que socorre os seus filhos em vida. No ponto de morte e pós morte.
Além da proteção de Maria Santissima nos perigos da alma e naqueles do corpo, o Escapulário é sobretudo um meio para estimular a viver no obséquio de Jesus Cristo e na imitação de Maria, sua Mãe.
Quem usa o Escapulário é como pertencer a Nossa Senhora, como se exprimia Pio XII, e de comportar-se sempre e todos os lugares como seu verdadeiro filho.A FESTA da Madona do Carmo se celebra o dia 16 de Julho.Quem recebe o Escapulário passa a fazer parte da Família do Carmelo, partecipa aos méritos, às graças e às indulgências da Ordem e se beneficiam do bem e das orações que são feitas dentro da Ordem.
A ENTREGA do Escapulário, dita também hábito, pode ser efetuada por qualquer sacerdote. O primeiro hábito deve ser de tecido, bendito e imposto da um sacerdote. Quando se deve substituí-lo, não é mais necessário uma outra benção. A fórmula da ser usada é aquela do Ritual ou o simples sinal da cruz.O Escapulário pode ser substituído por uma medalha bendita que de um lado tenha a imagem da Madona com qualquer título, preferivelmente do Carmo, e do outro o Sagrado Coração de Jesus.
O fiel se EMPENHA a usar dia e noite o Escapulário de tecido ou a Medalha-Escapulário: a cumprir todos os dias uma prática de piedade mariana (por exemplo: o Rosário, ou 7 Ave Maria, ou pelo menos uma Salve Rainha): a rezar pelo Escapulário do Carmo e de perseverar no amor a Maria com um válido testemunho de vida cristiana.O Escapulário não é um amuleto para Encorajar a superstição, mas um empenho pela preferência à Madona: um chamado ao exercício da caridade e o pertencer e a consagração à Mãe e Rainha do Carmelo.
Os Privilégios
Os "Privilégios" do Escapulário são graças e favores que a Madona obtém da Cristo para os seus filhos devotos, como premio à dedicação deles e esta promessa foi feita pela Madona a São Simão Stock e ao Papa João XXII.
A Salvação Eterna La beata Vergine disse " A beata virgem disse "Este é o privilégio que eu concedo a ti e a todos os carmelitanos: quem morrer com este escapulário não sofrerá o fogo eterno". Pio XII no seu discurso celebrativo afirmou: "Quantas almas boas, mesmo em circunstâncias humanamente desesperadas, se converteram e tiveram a salvaçâo eterna devido ao Escapulário que usavam! Quantas outros, nos perigos do corpo e da alma, sentiram, graças a ele, a proteção materna de Maria! A devoção ao Escapulário fez cair sobre todo o mundo muitas graças espirituais e temporais".
O Privilégio sabatino
A Madona prometeu de preservar os seus devotos, vestidos com o escapulário, de livra-los do purgatório no primeiro sábado após a morte.
Pio XII assegura os devotos do Escapulário que a piissima Mãe não deixará de interir com a oração a Deus porque os seus filhos, que expiam no Purgatório os seus pecados, cheguem o mais rápido possível na pátria celeste, segundo o "privilégio sabatino".
ORAÇÃO
O Vergine Maria, Madre e Regina del Carmelo,
O Virgem Maria, Mãe e Regina do Carmelo, Ti abençoo e Ti agradeço, porque tu me manifestaste o teu amor e me revestiste do teu santo hábito como sinal da tua proteção.Assiste-me no caminho da vida, conserva-me fiel no teu serviço, doa-me graças que me ajudem a viver a minha vocação cristã segundo a minha particular condição de vida. Sobretudo, Virgem Maria, obtém-me do Pai celeste o crescimento na caridade divina para alcançar um dia a vida eterna. Amen.
Mãe e Rainha do Carmelo, reza por nós.Benção e imposição do escapulário
O Sacerdote, revestido de cota e estola branca (ou pelo menos a estola) diz:
No nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amén. O Senhor seja com vós.E com o teu espírito.Oremos.Senhor Jesus Cristo, Salvador do genero humano, abençoe este Hábito que o teu filho (a tua filha) aceita de endossar devotamente como prova do seu amor, a ti e à tua mãe, a beata Virgem Maria do Monte Carmelo; faz que pela intercessão de tua Mãe, defendido (defendida) do poder diabólico, persevere na tua graça até a morte. Tu que vives e reines nos séculos dos séculos. Amén.
O Sacerdote asperge o escapulário com água benta e o impõem ao fiel dizendo:
Pegue este hábito bendito e reze à Virgem Santissima para que, pelos seus méritos, te conceda de usá-lo sem mancha, te defenda da qualquer aversidade e te conduza à vida eterna.AmémE ProsseguePelas faculdades que me foram concedidas, te faço partecipe de todos os bens espirituais, que pela misericórdia de Jesus Cristo foram concedidos pelos religiosos Carmelitanos: no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Amém.
Te abençoe o Deus Onnipotente, Criador do céu e da Terra, que se é dignado de aceitar-nos na Confraternidade da beata Virgem Maria do Monte Carmelo. Oremos à Virgem Santa para que na hora da tua morte pise a cabeça do Mau e te faça conseguir a palma do triunfo e a coroa da eterna herança. Amém.
Enfim o Sacerdote asperge o fiel con a água benta e entoa uma oração mariana (a Ave Maria, a Salve Rainha, o Sub tuum praesidium, o Memorare).
Os Pais da Igreja
PAIS DA IGREJA
São santos e teólogos reconhecidos pela Igreja em prover heroicos testemunhos de fé, particularmente nos primeiros anos da igreja.
A Igreja ainda requer antiquidade, ortodoxia, santidade e aprovação formal para definir esses Pais.
Temos dois Pais: os Pais Gregos ou Orientais e os Pais Latinos ou Ocidentais.
O mais recentes dos pais gregos foi São João Damasceno (749) e o mais recente dos pais Latinos foi São Isidoro de Sevilha (636). Cumpre notar que alguns não são santos.
GREGOS
São Anastasius Sinaita (faleceu em 700 DC)
São André de Creta (faleceu em 740).
Aphraates (faleceu no quarto século)
São Archelaus (faleceu em 282)
São Athanasius (faleceu em 373)
Athenagoras (faleceu no segundo século)
São Basílio, o grande (faleceu em 379)
São Caesárius de Nazianzus (faleceu em 369)
São Clemente da Alexandria (faleceu em 215)
São Clemente de Rome (faleceu em 97)
São Cirilo da Alexandria (faleceu em 444)
São Cirilo de Jerusalem (faleceu em 386)
Didymus, o Cego (faleceu em 398)
Diodore de Tarsus (faleceu em 392)
SãoDionysius, o grande (faleceu em 264)
São Epiphanius (faleceu em 403)
Eusebius da Caesarea (faleceu em 340)
São Eustáquio da Antióquia (faleceu no quarto século)
São Firmilliano (faleceu em 268)
Gennadius de Constantinople (faleceu no quinto século)
São Germanus (faleceu em 732)
São Gregory de Nazianzus (faleceu em 390)
São Gregory de Nyssa (faleceu em 395)
São Gregory Thaumaturgus (faleceu em 268)
Hermas (faleceu no segundo século)
São Hipólyto (faleceu em 236).
São Ignácio da Antióquia (faleceu em 107)
São Isidore de Pelusium (faleceu em 450)
São João Chrysóstomo (faleceu em 407).
São João Clímaco (faleceu em 649)
São João Damasceno (faleceu em 749)
São Júlio I (faleceu em 352)
São Justino, Martyr (faleceu em 165)
São Leoncio de Byzancio (faleceu no sexto século)
São Macarius (faleceu em 390)
São Máximus, o confessor (faleceu em 662)
São Melito (faleceu em 180)
São Methódio de Olympus (faleceu em 311)
São Nilus, o Velho (faleceu em 430)
Origens (faleceu em 254)
São Polycarpo (faleceu em 155)
São Proclus (faleceu em 446)
Pseudo-Dionysius, o Areopagite (faleceu no sexto século)
São Serapião (faleceu em 370)
São Sophronius (faleceu em 638)
Tatiano (faleceu no segundo século)
Theodore de Mopsuestia (faleceu em 428)
Theodoret de Cyrrhus (faleceu em 458)
São Theóphilo da Antióquia (faleceu no segundo século)
LATINOS
Santo Ambrósio de Milan (faleceu em 397).
Arnóbius (faleceu em 330).
Santo Agostinho de Hippo (faleceu em 430).
São Benedito de Núrsia (São Bento) (faleceu em 550).
São Caesário de Arles (faleceu em 542).
São João Cassiano (faleceu em 435).
São Celestino I (faleceu em 432)
São Cornélio (faleceu em 253).
São Cypriano de Cartago (faleceu em 258).
São Damasus I (faleceu em 384).
São Dionísio (faleceu em 268)
Santo Ennódius (faleceu em 521).
São Euchérius de Lyons (faleceu em 450).
São Fulgêncio (faleceu em 533).
São Gregório de Elvira (faleceu em 392).
São Gregório, o magno (faleceu em 604).
Santo Hilário de Poitiers (faleceu em 367).
São Innocêncio I (faleceu em 417).
São Irineu de Lyons (faleceu em 202).
São Isidóro de Sevilha (faleceu em 636)
São Jerônimo (faleceu em 420)
Lactantius (faleceu em 323).
São Leo, o grande (faleceu em 461)
Marius Mercator (faleceu em 451).
Marius Victorinus (faleceu no quarto século)
Minucius Felix (faleceu no segundo século)
Novatian (faleceu em 257)
São Optatus (faleceu no quarto século)
São Paciano (faleceu em 390).
São Pamphilus (faleceu em 309).
São Paulino de Nola (faleceu em 431).
São Pedro Chrysólogo (faleceu em 450).
São Phoebadius de Agen (fourth century).
Rufinus de Aquiléia (faleceu em 410).
Salviano (faleceu no quinto século)
São Siricius (faleceu em 399).
Tertulliano (faleceu em 222).
São Vincent de Lérins (faleceu em 450)
São santos e teólogos reconhecidos pela Igreja em prover heroicos testemunhos de fé, particularmente nos primeiros anos da igreja.
A Igreja ainda requer antiquidade, ortodoxia, santidade e aprovação formal para definir esses Pais.
Temos dois Pais: os Pais Gregos ou Orientais e os Pais Latinos ou Ocidentais.
O mais recentes dos pais gregos foi São João Damasceno (749) e o mais recente dos pais Latinos foi São Isidoro de Sevilha (636). Cumpre notar que alguns não são santos.
GREGOS
São Anastasius Sinaita (faleceu em 700 DC)
São André de Creta (faleceu em 740).
Aphraates (faleceu no quarto século)
São Archelaus (faleceu em 282)
São Athanasius (faleceu em 373)
Athenagoras (faleceu no segundo século)
São Basílio, o grande (faleceu em 379)
São Caesárius de Nazianzus (faleceu em 369)
São Clemente da Alexandria (faleceu em 215)
São Clemente de Rome (faleceu em 97)
São Cirilo da Alexandria (faleceu em 444)
São Cirilo de Jerusalem (faleceu em 386)
Didymus, o Cego (faleceu em 398)
Diodore de Tarsus (faleceu em 392)
SãoDionysius, o grande (faleceu em 264)
São Epiphanius (faleceu em 403)
Eusebius da Caesarea (faleceu em 340)
São Eustáquio da Antióquia (faleceu no quarto século)
São Firmilliano (faleceu em 268)
Gennadius de Constantinople (faleceu no quinto século)
São Germanus (faleceu em 732)
São Gregory de Nazianzus (faleceu em 390)
São Gregory de Nyssa (faleceu em 395)
São Gregory Thaumaturgus (faleceu em 268)
Hermas (faleceu no segundo século)
São Hipólyto (faleceu em 236).
São Ignácio da Antióquia (faleceu em 107)
São Isidore de Pelusium (faleceu em 450)
São João Chrysóstomo (faleceu em 407).
São João Clímaco (faleceu em 649)
São João Damasceno (faleceu em 749)
São Júlio I (faleceu em 352)
São Justino, Martyr (faleceu em 165)
São Leoncio de Byzancio (faleceu no sexto século)
São Macarius (faleceu em 390)
São Máximus, o confessor (faleceu em 662)
São Melito (faleceu em 180)
São Methódio de Olympus (faleceu em 311)
São Nilus, o Velho (faleceu em 430)
Origens (faleceu em 254)
São Polycarpo (faleceu em 155)
São Proclus (faleceu em 446)
Pseudo-Dionysius, o Areopagite (faleceu no sexto século)
São Serapião (faleceu em 370)
São Sophronius (faleceu em 638)
Tatiano (faleceu no segundo século)
Theodore de Mopsuestia (faleceu em 428)
Theodoret de Cyrrhus (faleceu em 458)
São Theóphilo da Antióquia (faleceu no segundo século)
LATINOS
Santo Ambrósio de Milan (faleceu em 397).
Arnóbius (faleceu em 330).
Santo Agostinho de Hippo (faleceu em 430).
São Benedito de Núrsia (São Bento) (faleceu em 550).
São Caesário de Arles (faleceu em 542).
São João Cassiano (faleceu em 435).
São Celestino I (faleceu em 432)
São Cornélio (faleceu em 253).
São Cypriano de Cartago (faleceu em 258).
São Damasus I (faleceu em 384).
São Dionísio (faleceu em 268)
Santo Ennódius (faleceu em 521).
São Euchérius de Lyons (faleceu em 450).
São Fulgêncio (faleceu em 533).
São Gregório de Elvira (faleceu em 392).
São Gregório, o magno (faleceu em 604).
Santo Hilário de Poitiers (faleceu em 367).
São Innocêncio I (faleceu em 417).
São Irineu de Lyons (faleceu em 202).
São Isidóro de Sevilha (faleceu em 636)
São Jerônimo (faleceu em 420)
Lactantius (faleceu em 323).
São Leo, o grande (faleceu em 461)
Marius Mercator (faleceu em 451).
Marius Victorinus (faleceu no quarto século)
Minucius Felix (faleceu no segundo século)
Novatian (faleceu em 257)
São Optatus (faleceu no quarto século)
São Paciano (faleceu em 390).
São Pamphilus (faleceu em 309).
São Paulino de Nola (faleceu em 431).
São Pedro Chrysólogo (faleceu em 450).
São Phoebadius de Agen (fourth century).
Rufinus de Aquiléia (faleceu em 410).
Salviano (faleceu no quinto século)
São Siricius (faleceu em 399).
Tertulliano (faleceu em 222).
São Vincent de Lérins (faleceu em 450)
O IMENSO VALOR DA SANTA MISSA
O Imensurável Valor da Santa Missa
São Leonardo Imprimatur:
+ Michael Augustine Archbishop of New York, Jan 2, 1890.

1. Na hora da morte, as Santas Missas que tiverdes ouvido devotamente serão vossa maior consolação.
2. Deus vos perdoa todos os pecados veniais que estais determinados a evitar.
3. Ele vos perdoa todos os vossos pecados desconhecidos que jamais confessáreis.
4. O poder de Satanás sobre vós é diminuído.
5. Cada Missa irá convosco ao Julgamento e implorará por perdão para vós.
6. Por cada Missa tendes diminuída a punição temporal devida a vossos pecados, mais ou menos, de acordo com vosso fervor.
7. Assistindo devotamente à Santa Missa, rendeis a maior homenagem possível à Sagrada Humanidade de Nosso Senhor.
8. Através do Santo Sacrifício, Nosso Senhor Jesus Cristo repara por muitas de vossas negligências e omissões.
9. Ouvindo piedosamente a Santa Missa, ofereceis às Almas do Purgatório o maior alívio possível.
10. Uma Santa Missa ouvida durante vossa vida será de maior benefício a vós do que muitas ouvidas por vós após vossa morte.
11. Através da Santa Missa, sois preservados de muitos perigos e infortúnios, que de outra forma cairiam sobre vós.
12. Vós encurtais vosso Purgatório a cada Missa.
13. Durante a Santa Missa, vós ajoelhais entre uma multidão de santos Anjos, que estão presentes ao Adorável Sacrifício com reverente temor.
14. Pela Santa Missa sois abençoados em vossos bens e empreendimentos temporais.
15. Quando ouvis a Santa Missa devotamente, oferecendo-a ao Deus Todo-Poderoso em honra de qualquer Santo ou Anjo em particular, agradecendo a Deus pelos favores dispensados nele, etc., etc.
Vós conseguis para aquele Santo ou Anjo um novo grau de honra, alegria e felicidade, e dirigis seu amor e proteção especiais para vós.
16. Toda vez que assistis a Santa Missa, entre outras intenções, deveis oferecê-la em honra do Santo do dia.
Labels:
almas,
humanidade,
julgamento,
perdão,
punição,
purgatório,
Santa Missa,
Satanás,
temporal,
valor
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
A sacrílega comunhão na mão - O Poder da Santa Missa - conclusão
A sacrílega comunhão na mão
O Poder da Santa Missa
No Catecismo de Trento encontramos as seguintes afirmações:
Corolário: Leigos não podem tocar nos vasos sagrados.
Ora, os leigos não podem tocar nos vasos sagrados, pois estes são utilizados para o Sacrifício da Missa recebendo diretamente o Santíssimo Corpo de Cristo.(Se não podem tocar nem nos vasos sagrados, o que dizer a respeito do Corpo de Cristo?)
Assim, continua o catecismo:
... De mais a mais, com intuito de salvaguardar, sob todos os aspectos, a dignidade de tão augusto Sacramento, não se deu unicamente aos sacerdotes o poder de administrá-los: como também se proibiu, por lei eclesiástica, que, salvo grave necessidade, ninguém sem Ordens Sacras ousasse tomar em mãos ou tocar vasos sagrados, panos de linho, e outros objetos necessários à feitura da Eucaristia.
Estas são apenas algumas das rubricas incorporadas na Antiga Missa.
Não eram escrúpulos ridículos; mostravam que a Igreja acreditava firmemente que, na Missa, o pão e o vinho se convertem realmente no Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, e que nada do que se fizesse era demais para haver a certeza de que Nosso Senhor seria tratado no Santíssimo Sacramento com toda a reverência e homenagem que a Majestade Divina merece.
Ora bem, tratando-se de demonstrar reverência, será possível melhorar estas rubricas?
Uma autêntica renovação católica deixaria intactos tais gestos de reverência, ou iria realçá-los. Mas obliterá-los sem uma desculpa nem um argumento convincente, como foi o caso nos últimos 42 anos com a entrada em vigor da Nova Missa, não caracteriza uma autêntica renovação católica; pelo contrário, assemelha-se ao Novo Paganismo (contra o qual Belloc nos avisou) com o seu arrogante desprezo pela tradição.
E para tornar a situação ainda pior, a prática da Comunhão na mão faz com que estas rubricas cruciais do pré-Vaticano II pareçam de um sentimentalismo supersticioso, sem fundamento na realidade — desprezo, mais uma vez, pelo que os nossos pais nos ensinaram, e desprezo óbvio pelo próprio Santíssimo Sacramento.
O sentido do Sagrado
Os Sacramentos são o tesouro mais precioso da Igreja, e a Divina Eucaristia é o maior de todos os Sacramentos. Porque em todos os outros Sacramentos recebemos a graça sacramental, mas na Divina Eucaristia recebemos o próprio Cristo. Portanto, como é óbvio que o Santíssimo Sacramento é o maior tesouro que a Igreja possui, deve ser tratado com toda a reverência e homenagem que merece. Deste modo, todas as barreiras anteriores ao Concílio Vaticano II para evitar profanações são indispensáveis à vida da Igreja e à santidade dos Fiéis.
Quantas vezes ouvimos, até aos responsáveis pela nossa Igreja, lamentar o fato de que "perdemos o sentido do Sagrado"?
Esta exclamação é das mais assombrosas que um Eclesiástico pode fazer! Como se fosse algum mistério… É que o sentido do Sagrado não se perdeu, sabemos exatamente onde está, e podia ser recuperado em todas as igrejas paroquiais do mundo, amanhã mesmo.
O "sentido do Sagrado" encontra-se onde quer que se dê a maior importância à prática da salvaguarda da reverência pelo Santíssimo Sacramento. E mais: o "sentido do Sagrado" nem sequer se perdeu; foi deliberadamente posto de lado, foi mandado embora pelos agentes do Novo Paganismo do Modernismo – cheios de arrogância e fazendo-se passar por reformadores católicos – que introduziram na Igreja novas práticas que diminuem a Eucaristia, desprezam a tradição e aquilo que os nossos antepassados nos ensinaram, e que levaram a uma crise mundial da Fé de uma amplitude sem precedentes.
Mas para nós, graças a Deus, não é mistério nenhum. Sabemos exatamente onde se encontra "o sentido do Sagrado", e agarramo-lo com uma tenacidade aguerrida. Encontra-se na celebração da Antiga Missa Tridentina em Latim, na qual cada momento da Liturgia contém uma reverência profunda pelo Santíssimo Sacramento, e onde os olhos dos Católicos ainda vêem com horror a Comunhão na mão e os "Ministros Eucarísticos" – práticas claramente reconhecidas como despropositadas, sacrílegas e não-católicas, que é, afinal, aquilo que são.
III - Os cuidados com as partículas que caem da Hóstia consagrada.
Era norma dos primeiros cristãos só comer a Carne do Senhor depois de tê-la adorado, o que prova a crença na presença real de Nosso Senhor; e àquele que ia comê-la era dirigida esta advertência: "...recebe com cuidado de nada perder. É em verdade o Corpo de Cristo" (ver IX - A "Memoriale Dómini").
A Igreja sempre tomou um grande cuidado a fim de evitar que qualquer partícula da Santa Eucaristia se perdesse ou caísse no chão. São Cirilo de Jerusalém (313-316) dizia aos novos batizados que eles deviam lamentar mais a perda de qualquer partícula da Hóstia que a perda de ouro, de diamante ou de qualquer um dos membros de seu corpo.
De acordo com este modo de pensar, os orientais chamam os fragmentos da Eucaristia de "pérolas". Por sua vez, a liturgia de São Crisóstomo (344-407) assinala que, ao fim da Missa, o padre ou o diácono consome com atenção e devoção todos os fragmentos e cuida para que não se perca qualquer partícula ou "pérola". Note-se que tal norma era, no século IV, dirigida apenas aos ministros do culto, não fazendo menção aos fiéis leigos.
E eles tinham todos esses cuidados ainda que as partículas, ou fragmentos, que caíam da Hóstia consagrada fossem naquele tempo muito menos numerosas que hoje em dia. Isto porque o "dom" oferecido nos primeiros tempos era um pão ázimo como agora, mas de uma forma, com um contorno, que não favorecia a deposição de partículas, ou seja, as "pérolas", como acontece com as pequenas hóstias que são hoje em dia empregadas pela Igreja do Ocidente; e é preciso dizer que é da máxima importância ter todo cuidado com qualquer partícula da Hóstia já consagrada, por menor que seja, pois está "o Cristo todo inteiro sob a espécie do pão e sob a mínima parte desta espécie", como definiu dogmaticamente o Concílio de Trento.
Com efeito, das bordas das pequenas hóstias que hoje são utilizadas para serem oferecidas e consumidas caem pequeninas partículas; quem já viu um cibório, onde são guardadas as hóstias já consagradas, ou uma patena depois da comunhão dos fiéis sabe quantas "pérolas" ali ficam.
Com a nova forma de comungar, o Corpo do Senhor fica agora na palma da mão ou entre os dedos de quem comunga ou então cai no chão e pode ser pisado.
O Poder da Santa Missa
No Catecismo de Trento encontramos as seguintes afirmações:
Corolário: Leigos não podem tocar nos vasos sagrados.
Ora, os leigos não podem tocar nos vasos sagrados, pois estes são utilizados para o Sacrifício da Missa recebendo diretamente o Santíssimo Corpo de Cristo.(Se não podem tocar nem nos vasos sagrados, o que dizer a respeito do Corpo de Cristo?)
Assim, continua o catecismo:
... De mais a mais, com intuito de salvaguardar, sob todos os aspectos, a dignidade de tão augusto Sacramento, não se deu unicamente aos sacerdotes o poder de administrá-los: como também se proibiu, por lei eclesiástica, que, salvo grave necessidade, ninguém sem Ordens Sacras ousasse tomar em mãos ou tocar vasos sagrados, panos de linho, e outros objetos necessários à feitura da Eucaristia.
Estas são apenas algumas das rubricas incorporadas na Antiga Missa.
Não eram escrúpulos ridículos; mostravam que a Igreja acreditava firmemente que, na Missa, o pão e o vinho se convertem realmente no Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, e que nada do que se fizesse era demais para haver a certeza de que Nosso Senhor seria tratado no Santíssimo Sacramento com toda a reverência e homenagem que a Majestade Divina merece.
Ora bem, tratando-se de demonstrar reverência, será possível melhorar estas rubricas?
Uma autêntica renovação católica deixaria intactos tais gestos de reverência, ou iria realçá-los. Mas obliterá-los sem uma desculpa nem um argumento convincente, como foi o caso nos últimos 42 anos com a entrada em vigor da Nova Missa, não caracteriza uma autêntica renovação católica; pelo contrário, assemelha-se ao Novo Paganismo (contra o qual Belloc nos avisou) com o seu arrogante desprezo pela tradição.
E para tornar a situação ainda pior, a prática da Comunhão na mão faz com que estas rubricas cruciais do pré-Vaticano II pareçam de um sentimentalismo supersticioso, sem fundamento na realidade — desprezo, mais uma vez, pelo que os nossos pais nos ensinaram, e desprezo óbvio pelo próprio Santíssimo Sacramento.
O sentido do Sagrado
Os Sacramentos são o tesouro mais precioso da Igreja, e a Divina Eucaristia é o maior de todos os Sacramentos. Porque em todos os outros Sacramentos recebemos a graça sacramental, mas na Divina Eucaristia recebemos o próprio Cristo. Portanto, como é óbvio que o Santíssimo Sacramento é o maior tesouro que a Igreja possui, deve ser tratado com toda a reverência e homenagem que merece. Deste modo, todas as barreiras anteriores ao Concílio Vaticano II para evitar profanações são indispensáveis à vida da Igreja e à santidade dos Fiéis.
Quantas vezes ouvimos, até aos responsáveis pela nossa Igreja, lamentar o fato de que "perdemos o sentido do Sagrado"?
Esta exclamação é das mais assombrosas que um Eclesiástico pode fazer! Como se fosse algum mistério… É que o sentido do Sagrado não se perdeu, sabemos exatamente onde está, e podia ser recuperado em todas as igrejas paroquiais do mundo, amanhã mesmo.
O "sentido do Sagrado" encontra-se onde quer que se dê a maior importância à prática da salvaguarda da reverência pelo Santíssimo Sacramento. E mais: o "sentido do Sagrado" nem sequer se perdeu; foi deliberadamente posto de lado, foi mandado embora pelos agentes do Novo Paganismo do Modernismo – cheios de arrogância e fazendo-se passar por reformadores católicos – que introduziram na Igreja novas práticas que diminuem a Eucaristia, desprezam a tradição e aquilo que os nossos antepassados nos ensinaram, e que levaram a uma crise mundial da Fé de uma amplitude sem precedentes.
Mas para nós, graças a Deus, não é mistério nenhum. Sabemos exatamente onde se encontra "o sentido do Sagrado", e agarramo-lo com uma tenacidade aguerrida. Encontra-se na celebração da Antiga Missa Tridentina em Latim, na qual cada momento da Liturgia contém uma reverência profunda pelo Santíssimo Sacramento, e onde os olhos dos Católicos ainda vêem com horror a Comunhão na mão e os "Ministros Eucarísticos" – práticas claramente reconhecidas como despropositadas, sacrílegas e não-católicas, que é, afinal, aquilo que são.
III - Os cuidados com as partículas que caem da Hóstia consagrada.
Era norma dos primeiros cristãos só comer a Carne do Senhor depois de tê-la adorado, o que prova a crença na presença real de Nosso Senhor; e àquele que ia comê-la era dirigida esta advertência: "...recebe com cuidado de nada perder. É em verdade o Corpo de Cristo" (ver IX - A "Memoriale Dómini").
A Igreja sempre tomou um grande cuidado a fim de evitar que qualquer partícula da Santa Eucaristia se perdesse ou caísse no chão. São Cirilo de Jerusalém (313-316) dizia aos novos batizados que eles deviam lamentar mais a perda de qualquer partícula da Hóstia que a perda de ouro, de diamante ou de qualquer um dos membros de seu corpo.
De acordo com este modo de pensar, os orientais chamam os fragmentos da Eucaristia de "pérolas". Por sua vez, a liturgia de São Crisóstomo (344-407) assinala que, ao fim da Missa, o padre ou o diácono consome com atenção e devoção todos os fragmentos e cuida para que não se perca qualquer partícula ou "pérola". Note-se que tal norma era, no século IV, dirigida apenas aos ministros do culto, não fazendo menção aos fiéis leigos.
E eles tinham todos esses cuidados ainda que as partículas, ou fragmentos, que caíam da Hóstia consagrada fossem naquele tempo muito menos numerosas que hoje em dia. Isto porque o "dom" oferecido nos primeiros tempos era um pão ázimo como agora, mas de uma forma, com um contorno, que não favorecia a deposição de partículas, ou seja, as "pérolas", como acontece com as pequenas hóstias que são hoje em dia empregadas pela Igreja do Ocidente; e é preciso dizer que é da máxima importância ter todo cuidado com qualquer partícula da Hóstia já consagrada, por menor que seja, pois está "o Cristo todo inteiro sob a espécie do pão e sob a mínima parte desta espécie", como definiu dogmaticamente o Concílio de Trento.
Com efeito, das bordas das pequenas hóstias que hoje são utilizadas para serem oferecidas e consumidas caem pequeninas partículas; quem já viu um cibório, onde são guardadas as hóstias já consagradas, ou uma patena depois da comunhão dos fiéis sabe quantas "pérolas" ali ficam.
Com a nova forma de comungar, o Corpo do Senhor fica agora na palma da mão ou entre os dedos de quem comunga ou então cai no chão e pode ser pisado.
Assinar:
Postagens (Atom)