Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

ONU cuide das obrigações para as quais foi criada e esqueça os assuntos da Igreja Católica



Após acusação da ONU, Vaticano afirma enfrentar pedofilia com transparência
Relatório das Nações Unidas exige que a Igreja Católica denuncie pedófilos à polícia.
Comissão também criticou severamente Igreja Católica por atitudes em relação à homossexualidade, à contracepção e ao aborto

ONU exige que Vaticano denuncie os pedófilos à polícia
Relatório acusa Santa Sé por medidas que permitiram abuso de crianças
Vaticano promete divulgar detalhes sobre comissão criada pelo Papa para evitar abusos
A comissão de Direitos da Infância da ONU denunciou o Vaticano pela adoção de políticas que permitiram que sacerdotes estuprassem e molestassem dezenas de milhares de crianças, e exortou a Santa Sé a abrir seus arquivos sobre pedófilos e clérigos que  

 Papa Francisco acena para fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano MAX ROSSI / REUTERS
Nas conclusões de um relatório devastador, publicado nesta quarta-feira, o comitê pediu à Santa Sé para “afastar de imediato de suas funções todos os autores conhecidos e suspeitos de abusos sexuais de crianças, assim como denunciá-los às autoridades competentes para que os investiguem e sejam processados”. O documento também criticou severamente a Igreja Católica por suas atitudes em relação à homossexualidade, à contracepção e ao aborto e pediu que suas políticas para garantir os direitos das crianças e o seu acesso aos cuidados de saúde sejam revistas. 
Perguntado sobre o relatório, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que a Santa Sé está enfrentando a pedofilia com transparência e que nos próximos dias anunciará a composição e as funções da comissão criada pelo Papa Francisco para evitar o abuso contra crianças. Sobre o cumprimento da Convenção internacional dos Direitos da Criança, Lombardi acrescentou que novas recomendações serão publicadas. - Temos que responder a perguntas ou ataques. Muitas vezes, são representações muito ideológicas ou parciais das questões e precisamos explicar nossa posição. De nossa parte, pode ser uma resposta dessas recomendações porque é um longo processo da convenção e da relação entre o comitê e as respostas dos Estados - disse o porta-voz do Vaticano.
Em comunicado, o Vaticano disse permanecer comprometido a defender e proteger os direitos das crianças, mas lamenta a tentativa de “interferir com os ensinamentos da Igreja Católica sobre a dignidade da pessoa humana no exercício da liberdade religiosa”.
Acusações duras
Há 15 dias, o Vaticano já havia sido publicamente confrontado, pela primeira vez, a respeito de abusos sexuais de crianças por sacerdotes, em uma audiência da ONU em Genebra. Autoridades da Santa Sé ouviram perguntas duras e diretas - por exemplo, por que não liberam todas as informações que têm a respeito, e o que estão fazendo para prevenir abusos futuros. O arcebispo Silvano Tomasi, enviado do Vaticano às Nações Unidas, disse que tais crimes “jamais poderiam ser justificados”, que todas as crianças devem serinvioláveis” e que “prevenir abusos é uma preocupação real e imediata”.
No informe divulgado nesta quarta-feira, a comissão acusa o Vaticano de violar a Convenção de Direitos da Criança e afirma que a Igreja Católica não fez ainda o suficiente para cumprir seu compromisso de acabar com a pedofilia. - Até agora violaram a convenção, porque não fizeram tudo o que deveriam para acabar com o problema - disse Kirsten Sandberg, presidente da comissão.
O documento destaca ainda “sua profunda inquietude pelos abusos sexuais cometidos contra crianças por membros de igrejas que operam sob a autoridade da Santa Sé”. “O comitê está muito preocupado com o fato de a Santa Sé não ter reconhecido a amplitude dos crimes cometidos, não ter tomado medidas apropriadas para afrontar os casos de pedofilia e para proteger as crianças, além de ter adotado políticas e práticas que permitiram a continuação dos abusos e da impunidade de seus autores”.
O informe critica particularmente a política de transferir de paróquia os sacerdotes pedófilos, prática que considera como uma tentativa de encobrir os crimes e evitar que eles sejam julgados pelas autoridades civis. “A prática da mobilidade permitiu que muitos padres permaneçam em contato com as crianças e seguissem abusando deles, além de continuar expondo crianças de numerosos países a um alto risco de sofrer abusos sexuais”, destaca o documento.
O órgão pediu uma investigação interna de casos semelhantes, para que os responsáveis possam ser processados e para que uma “compensação total” possa ser paga às vítimas e às suas famílias. Em dezembro, o Papa Francisco criou uma comissão interna que deveria investigar todos os casos de abuso sexual infantil, além da conduta da hierarquia católica ao lidar com eles.
Fonte: Reuters


Nenhum comentário: