Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

terça-feira, 29 de setembro de 2015

29 de setembro - Arcanjos de Deus

Neste mês, em comunhão com toda a Igreja, celebramos a festa dos Arcanjos São Miguel, Gabriel e Rafael.

Mas o que são os anjos? O nome anjo, deriva do latim angelus, que quer dizer mensageiro. O termo Arcanjo, tem duas raízes, e refere-se ao grego "arché" princípio, começo, e "angelos". O termo está ligado a uma posição de hierarquia entre os anjos.Nas sagradas Escrituras, a presença dos anjos é indispensável.

Miguel,que quer dizer "quem como Deus", está num sentido interrogativo. É citado no livro de Daniel que o refere a um dos primeiros príncipes.No Apocalipse também encontramos alguns relatos de sua presença, onde há uma guerra em que, Miguel, sendo o mais forte, derrota Satã. Há inúmeras descrições a respeito deste Anjo, como sendo poderoso e grande combatedor do mal.

Gabriel em alguns termos, poderia se dizer "homem forte de Deus", mas é tido como o mensageiro, aquele que leva a boa nova, que anda na presença de Deus e comunica sua mensagem. Vemos claramente a sua importância ao anunciar o nascimento de Jesus, no Envangelho segundo Lucas 1,19.

Rafael, em hebraico quer dizer "Deus cura". Considerado o portador das curas divinas, é citado no Antigo Testamento no livro de Tobias.

No catecismo da Igreja Católica (CIC) os anjos, pela sua existência, são denominados seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé [328].  Os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem a seus desígnios salvíficos em relação às demais criaturas [350]. Os anjos cercam Cristo, seu Senhor e o servem, particularmente, no cumprimento de sua missão salvífica para com os homens [351].  A Igreja venera os anjos que ajudam em sua peregrinação terrestre e protegem cada ser humano.[352]

Desde  pequenos, muitos de nós aprendemos a rezar pedindo o auxílio dos anjos. Por isso neste mês, com muita gratidão a Deus gostaríamos de recordá-los, pela sua importância em nossa caminhada cristã, a fim de que tenhamos sempre força para superar as tentações, e as dificuldades que nos sobrevêm a cada dia.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os  espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém

Ó glorioso arcanjo São Gabriel, chamado fortaleza de Deus, príncipe excelentíssimo entre os espíritos angélicos, embaixador do Altíssimo que merecestes ser o escolhido para anunciar à Santíssima Virgem a encarnação do divino Verbo em suas puríssimas entranhas. Nós te suplicamos, roga a Deus por nós, pobres pecadores, para que conhecendo e adorando esse inefável mistério, consigamos gozar do fruto da divina redenção na glória celestial. Amém
Fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado “Medicina de Deus”, afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 Glorioso Arcanjo Rafael, que dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias…


Rafael Barbosa
Missionário da Imaculada - Padre Kolbe

Nenhum comentário: