Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

domingo, 7 de janeiro de 2018

Evngelho do Dia

EVANGELHO COTIDIANO

"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68

Epifania do Senhor, solenidade

Evangelho segundo S. Mateus 2,1-12.
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. Onde está __ perguntaram eles __ o rei dos Judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l'O. 
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém.
Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias.  Eles responderam: "Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta:
'Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo'".
Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela.  Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: "Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l'O". 
Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d'Ele, adoraram-n'O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Comentário do dia:   Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa 
                                                  «Vida oculta e Epifania»
«Ele é a nossa paz, Ele que, dos dois povos, fez um só e destruiu o muro de separação, a inimizade» (Ef 2,14)

As pessoas reunidas em volta do presépio oferecem-nos já uma imagem da Igreja e do seu desenvolvimento. As representações da antiga linhagem real à qual tinha sido prometido o Salvador do mundo e os representantes do povo crente estabelecem a ligação entre a Antiga e a Nova Aliança. Os reis do Oriente representam os povos pagãos, que haveriam de receber a salvação de Judá (Jo 4,22). Assim, a Igreja saída dos judeus e dos pagãos (Ef 2,15) já está aqui presente.

No presépio, os reis magos são os representantes de quantos buscam a Deus em todos os países e em todas as nações. Foi a graça a conduzi-los, mesmo antes de pertencerem à Igreja visível. Eram habitados por um puro desejo de verdade, que não se detinha nos limites dos ensinamentos e das tradições dos respectivos países. Porque Deus é verdade e quer deixar-Se encontrar por quantos O procuram de todo o coração, a estrela tinha de, cedo ou tarde, brilhar aos olhos dos sábios para lhes indicar o caminho para a verdade. Foi assim que se encontraram diante da Verdade encarnada, que se prostraram para O adorar e depuseram a seus pés a sua coroa - porque, comparada com ela, todas as riquezas do mundo são apenas grãos de poeira.



Nenhum comentário: