Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

domingo, 22 de julho de 2018

Evangelho do Dia



Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6, 30-34

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz então elas a escutar. Eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham tempo nem para comer. 

Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor


Comentário ao Evangelho por São Beda o Venerável (c. 673-735), monge beneditino, Doutor da Igreja

Comentário sobre o evangelho de Marcos, 2;

«Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco»

«Os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado». Os apóstolos não estão sozinhos [...]; há entre eles outros discípulos de Jesus, bem como discípulos do Batista. [...] «Jesus disse-lhes: "Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco"». Para explicar a necessidade de conceder algum repouso aos discípulos, o evangelista prossegue dizendo: «De fato, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer». A fadiga daqueles que ensinavam e o ardor daqueles que se deixavam instruir mostram claramente como todos eram felizes.

Quem dera que a providência de Deus fizesse o mesmo no nosso tempo, e um grande número de fiéis se concentrasse em torno dos ministros da palavra para os ouvir, não lhes deixando sequer tempo de recuperar forças! [...] Quem dera que deles fosse reclamada, a tempo e fora de tempo, a palavra da fé e o ministério da salvação! Desse modo, eles arderiam no desejo de meditar nos preceitos de Deus e de os pôr incessantemente em prática, de maneira que os seus atos não desmentissem os seus ensinamentos.

«Partiram, então, de barco para um lugar isolado, sem mais ninguém». [...] Mas as pessoas seguiram-nos, tomando apressadamente a estrada do deserto; não foram de burro nem em qualquer género de veículo, mas a pé, mostrando, com esse esforço pessoal, a importância que davam à sua salvação. Em troca, Jesus acolheu esta gente fatigada. Como Salvador e médico cheio de poder e de bondade, instruiu os ignorantes, curou os doentes e alimentou os famintos, manifestando assim a enorme alegria que o amor dos crentes suscita n'Ele.


Nenhum comentário: