Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ORIENTAÇÃO CRISTÁ PARA A ELEIÇÃO 2010

ORIENTAÇÃO CRISTÃ PARA A ELEIÇÃO 2010
Programa de conscientização da valorização do voto que se concretiza com a escolha pelos cidadãos responsáveis da sociedade para que valorizem seu voto, que decide a vida pública do nosso País e do nosso Estado nos próximos anos, escolhendo e votando em candidatos firmemente comprometidos com a defesa dos princípios éticos e cristãos, de acordo com critérios de escolha e discernimento comprometidos com o Evangelho

1. O primeiro critério para votar em um candidato é que ele propugne pela defesa da dignidade da Pessoa Humana e da Vida em todas as suas manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural com a morte. Que rejeitem veementemente toda forma de violência, de exploração e mercado de menores, de eutanásia e de manipulação genética indevida, que se oponham ao aborto e que busquem superar a “ miopia egocêntrica” imperante na sociedade, que impede uma justa distribuição do progresso e da renda a todos os seus membros.

2.O segundo critério é o da defesa da Família na qual a pessoa cresce e se realiza. A sociedade ainda não aprendeu a enxergar-se como família, cujos membros comungam do mesmo destino, priorizando muitas vezes o confronto e discórdia, em detrimento do empenho pela paz e pela concórdia. Por isto, devem ser votados aqueles candidatos que incentivam, com propostas concretas, o desenvolvimento da família segundo o plano de Deus. Opõem-se, assim, à legalização da prostituição, das drogas e ao tráfico de mulheres e de crianças.

3.O terceiro critério é o da liberdade de Educação, pela qual os pais têm o direito de educar os filhos segundo a visão de vida que eles julguem mais adequada. Isso comporta uma luta pela qualidade da escola pública e pela defesa da escola particular, defendendo o ensino religioso confessional e plural, de acordo com o princípio constitucional da liberdade religiosa.

4.O quarto critério é o princípio da solidariedade, segundo o qual o Estado e as famílias devem ter uma particular atenção preferencial pelos pobres, àqueles que são excluídos e marginalizados. Deve-se garantir uma cidadania plena para todos, assegurando o pleno exercício dos direitos sociais: trabalho, moradia, saúde, educação e segurança. Nós cristãos nos opomos vigorosamente às tendências desumanizantes da sociedade e trazemos o apelo cristão pelo bom senso na construção de uma sociedade solidaria.

5.O quinto critério é o princípio de subsidiariedade, ou seja, que haja autonomia e ação direta participativa dos grupos, associações e famílias fazendo o que podem realizar, sem interferências ou intromissões indevidas do Estado. Este deve apoiar e subsidiar, nunca abafar ou sufocar as liberdades e a criatividade das pessoas. Assim elas poderão exercer uma cidadania ativa e gestora, sempre com responsabilidade social, sendo apenas protegidas pelo Estado de distorções e abusos de qualquer tipo. Importa-nos que os representantes eleitos do povo compreendam a natureza diaconal dos encargos públicos, que é a de governar em benefício do povo, que eles são e devem ser, em sentido literal, “servidores públicos”, e que busquem evitar que ocorra a partidarização dos setores e entidades do serviço público, especialmente dos setores de educação, saúde e segurança.

Enfim, diante de uma situação de agressividade e violência generalizados, os candidatos devem, de forma concreta e decidida, comprometer-se na construção de uma Cultura da Paz e da Tolerância, em todos os níveis, particularmente na promoção da reconciliação entre irmãos e na educação e na defesa da infância e da adolescência. Como entidades cristãs que são, expressam com veemência sua inconformidade com a violação dos princípios éticos e de dignidade humana. E ética será sempre uma questão de prudência, de bom senso, e de sabedoria.
O trabalho político, ao qual todos somos chamados neste momento, cada um segundo a sua maneira de ser, é uma forma de mostrar a incidência do Evangelho na vida concreta, visando à construção de uma sociedade justa, fraterna e equitativa. Em conseqüência haverá uma esperança real para tantas pessoas céticas, desnorteadas e confusas com a realidade política atual. Esta é uma grande oportunidade que os cristãos e todas as pessoas de boa vontade não podem perder, e por ela devem lutar.

Fonte: Blog Percival Puggina

Nenhum comentário: