Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

sábado, 20 de novembro de 2010

Papa nomeia novos cardeais, inclusive o Arcebispo de Aparecida, e acha justificável, em casos especiais, o uso da camisinha

Camisinha é aceitável em alguns casos, diz Bento XVI

O uso de camisinha para impedir que a Aids se espalhe pode ser justificado em certos casos limitados, disse o Papa Bento XVI no livro "A luz do mundo. O papa, a Igreja e os sinais do tempo. Uma conversa com o santo Padre Bento XVI", do escritor alemão Peter Seewald, que reune várias entrevistas o Pontífice e será lançado nas livrarias no dia 23. Em trechos publicados no jornal do Vaticano L'Osservatore Romano neste sábado, o Papa menciona o exemplo do uso de camisinha por prostitutas como "o primeiro passo para a moralização", mas diz que os preservativos "não são realmente a maneira de lidar com o mal da infecção por HIV".

Embora alguns líderes católicos também tenham falado sobre o uso limitado de camisinhas em casos específicos para impedir o contágio pela Aids, essa é a primeira vez que o Papa menciona a possibilidade.

O Papa também alerta para a banalização da sexualidade, na qual as pessoas não veem mais nela a expressão do amor, mas um tipo de droga, que se alimenta de si mesmo.

"Por isso mesmo a luta contra a banalização da sexualidade faz parte de um grande esforço para que ela seja valorizada positivamente e que possa exercitar seu efeito positivo sobre o ser humano na sua totalidade", diz em trecho da entrevista.

No livro de 284 páginas, dividido em três partes - "Os sinais do tempo", "O pontificado" e "Sobre aonde vamos" -, o papa Ratzinger também afirma que não foi pego "totalmente" de surpresa em relação ao escândalo de padres pedófilos, mas que a dimensão que o caso alcançou foi "um choque enorme".

Bento XVI nomeia 24 novos cardeais, incluindo um brasileiro

Neste sábado, Bento XVI nomeou, neste sábado, 24 novos cardeais do Vaticano, incluindo o brasileiro dom Raymundo Damasceno Assis, de 73 anos, arcebispo de Aparecida. Entre os demais, há um equatoriano, dois americanos, um asiático, quatro africanos e 15 europeus.

Dos novos cardeais, 20 podem participar de um eventual Conclave e eleger um novo Papa, por terem menos de 80 anos, incluindo dom Raymundo Damasceno Assis. Com isso, o Brasil passa a ter cinco cardeais votantes na ocasião da necessidade de se eleger um novo Pontífice.

Nascido no interior de Minas Gerais em 1937, Assis foi ordenado padre da Igreja Católica no ano de 1968. Em 1986, foi nomeado bispo auxiliar de Brasília. Desde 2004, ele ocupa o arcebispado de um dos santuários católicos mais importantes do Brasil.

Nenhum comentário: