Blog Catolicismo

Seja bem-vindo ao Blog Catolicismo

Este Blog se propõe a divulgar o catolicismo segundo princípios da Igreja Católica Apostólica Romana. Os criadores do Blog, não estão autorizados a falar em nome da Igreja, não são Sacerdotes e nem donos da verdade. Buscam apenas ser humildes e anônimos missionários na Internet. É também um espaço para postagem de orações, comentários e opiniões.
Defendemos a Igreja conservadora. Acreditamos em DEUS e nos entregamos nos braços de MARIA. Que DEUS nos ilumine e proteja.

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

AdSense

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quinta-feira, 20 de junho de 2013

20 de junho - Santo do dia

Santo Adalberto de Magdeburgo


Estamos no dia 20 de junho e comemoramos Santo Adalberto. A origem do nome Adalberto, vem de Alberto que era muito usado pelos povos do norte da França na Idade Média.
 
Adalberto nasceu mais ou menos no ano de 920 em Iorena, região entre França e Alemanha. Quando jovem entrou para a Ordem Beneditina que cativava àqueles que queriam uma vida monástica e apostólica ao mesmo tempo. Eram nestes mosteiros que se formavam os missionários, pois tinham uma severa disciplina espiritual e também forneciam cultura adequada aos trabalhos pastorais. Ali eram escolhidos a maioria dos bispos da Idade Média.

Monge em Weissenburg, foi escolhido para organizar uma expedição de missionários entre o povo russo, porque a princesa Olga que havia se convertido ao Cristianismo pediu ao imperador alemão, Otão o Grande, missionários para evangelizar o povo.

O imperador acolheu o pedido e entrou em contato com seu irmão, arcebispo de Maiença e consequentemente chegaram até Adalberto.

Foi uma tarefa difícil, primeiro porque a viagem era longa e perigosa e segundo porque as tribos eram apegadas aos costumes pagãos e no prazo de dois anos, Adalberto viu seus missionários sendo mortos pelo fanatismo pagão ele mesmo foi salvo po milagre. Voltou para sua terra decepcionado. Esse episódio ajudou Adalberto se fortalecer em orações e seu amadurecimento fez com que mudasse de tática. Otão que era um imperador muito piedoso apoiou Adalberto que estabeleceu sua sede na cidade de Magdeburgo, extremo leste do Império Alemão, para daí penetrar nos territórios eslavos e russos.

Adalberto foi nomeado bispo de Magdeburgo e não media esforços para pregar o Evangelho, mesmo sabendo que às vezes correria perigo de vida.

Com um bom número de fiéis, o bispo Adalberto, sagrou como primeiro bispo de Praga, Voitech, este quando foi crismado escolheu por nome Adalberto em homenagem ao Grande bispo.
bispo de Praga,
A obra de Adalberto foi de um paciente semeador da Palavra de Deus assim como um rio que nasce pequeno nas vertentes de uma montanha e aos poucos vai se avolumando, assim o cristianismo o foi entre os eslavos, poloneses, magiares e russos.

Adalberto não conseguiu ver toda a conversão dos povos orientais, mas foi o semeador dela e após treze anos de duras fadigas, Adalberto faleceu no dia 20 de junho de 981 durante uma visita pastoral. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Magdeburgo.
 
Santo Adalberto de Magdeburgo, rogai por nós!

Nenhum comentário: