Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quinta-feira, 1 de maio de 2014

1º de Maio - Santo do dia

São José Operário


Basta traçar um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de são José, que trabalhou a vida toda para ver Nosso Senhor Jesus Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respeito a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o papa Pio XII a instituir a festa de "São José Trabalhador", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalho em quase todo o planeta.

Foi no dia 1o de maio de 1886, em Chicago, maior parque industrial dos Estados Unidos na época, que os operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e pelo total desrespeito à pessoa que os patrões demonstravam. Eram trezentos e quarenta em greve e a polícia, a serviço dos poderosos, massacrou-os sem piedade. Mais de cinqüenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados num confronto desigual. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia.

São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e, dessa maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.

Proclamando são José protetor dos trabalhadores, a Igreja quis demonstrar que está ao lado deles, os mais oprimidos, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos seres humanos, aquele que aceitou ser o pai adotivo de Deus feito homem, mesmo sabendo o que poderia acontecer à sua família. José lutou pelos direitos da vida do ser humano e, agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna.

Muito acertada mais esta celebração ao homem "justo" do Evangelho, que tradicional e particularmente também é festejado no dia 19 de março, onde sua história pessoal é relatada. 


A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: “Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!” O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.”

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24).


São José Operário, rogai por nós!


São Peregrino Laziosi

Peregrino pertencia à família dos nobres Laziosi. Nasceu na cidade de Forli, no norte da Itália, no ano 1265. Cresceu em meio a uma população conhecida pelo espírito reacionário e anárquico. Tornou um jovem idealista, de caráter intempestivo, recebendo o apelido de "furacão".

Certa ocasião, ocorreu um incidente grave num dos tumultos populares frequentes, porque a população se dividia entre os que apoiavam as ordens do papa e os que preferiam seguir as do imperador germânico. Foi quando a cidade recebeu um interdito do papa Martino IV, como castigo pelas desordens e atitudes rebeldes. Houve séria reação entre as partes. Para acalmar os ânimos, o papa pediu ao superior geral dos servitas, futuro santo Filipe Benicío, que estava no mosteiro da cidade, para agir em seu nome e apaziguar os fiéis.

Era uma tarefa delicada. Filipe, então, usando o púlpito da igreja, fez um discurso fervoroso solicitando a todos que obedecessem ao sumo pontífice. Foi quando um grupo liderado por Peregrino, então com dezoito anos, o ameaçou de agressão. O jovem foi mais longe, chegando a dar-lhe um tapa no rosto. Filipe aceitou a ofensa. Depois, Peregrino, mobilizando a população com gritos, fez com que fosse expulso da cidade.

Filipe saiu humilhado, mas rezando firmemente pela conversão dos agitadores e principalmente pelo jovem agressor. Deus ouviu sua prece. Peregrino, caindo em si, sentiu arrependimento, vergonha e remorso. Ficou tão angustiado que, dias depois, foi procurar Filipe, para, prostrando-se a seus pés, pedir perdão.

Naquele instante, Peregrino estava convertido realmente. Mais tarde, aos trinta anos, ingressou na Ordem dos Servos de Maria, os servitas, como irmão penitente. A tradição diz que foi o próprio Filipe que entregou o hábito a Peregrino. Mas o certo foi que ele enviou o arrependido agressor para fazer o noviciado em Sena. Só depois voltou para Forli, onde, no mosteiro, exerceu o apostolado do bem semeando a paz.

Peregrino distinguiu-se pela obediência ao regulamento, pela penitência e mortificação. Durante trinta anos, cumpriu uma penitência imposta a si mesmo: ficava sempre em pé, nunca se sentava. Quando atingiu os sessenta anos de idade, devido a isso, tinha uma ferida cancerosa na perna direita, causada por varizes.

Era tão grave seu estado de saúde, que o médico receitou a amputação da perna, para salvar sua vida. Porém, na véspera da operação, Peregrino acordou, subitamente, no meio da noite e sentiu que devia ir rezar na capela diante de Jesus Crucificado. Assim fez: com muito esforço para caminhar, ajoelhou-se e rezou com fervor pedindo que Cristo lhe concedesse a graça da cura. Foi envolvido por um êxtase contemplativo tão profundo que viu Jesus descer da cruz e tocar sua ferida. Uma vez refeito da visão, voltou para o leito e adormeceu. Na manhã seguinte, o médico constatou que havia ocorrido um milagre. Peregrino estava sem nenhuma ferida, Jesus o havia curado.

O milagre só fez aumentar a veneração que os habitantes da cidade já lhe dedicavam. Peregrino morreu no primeiro dia de maio de 1345, vítima de uma febre. Durante seus funerais, dois milagres ocorreram e foram atribuídos à sua intercessão. Seu culto se estendeu pelo mundo todo rapidamente, pois os fiéis recorrem a ele como padroeiro dos doentes cancerosos.

Em 1726, foi canonizado pelo papa Bento XIII, sendo o dia de sua morte o indicado para celebrar a sua memória, quando também se comemora são José, Operário. Por isso sua festa pode ocorrer nos primeiros dias do mês de Maria. A relíquia do manto de são Peregrino Laziosi é conservada à veneração dos fiéis brasileiros na igreja de Nossa Senhora das Dores, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.


 São Peregrino Laziosi, rogai por nós!



Novena a São Peregrino

Orações iniciais todos os dias
Invocação ao Espírito Santo.
Vem oh! Santo Espírito, enchei os corações de teus fiéis e acendei neles o fogo de seu Divino Amor.
Enviai vosso Espírito e serão criadas todas as coisas.
E se renovará a face da terra. 

Oração:
Oh! Deus que vos haveis dignado instruir os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, vos pedimos que por este mesmo Espírito consigamos agir corretamente, e nos alegremos com seu celestial consolo, por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. 

Oração Preparatória:
Senhor meu Jesus Cristo que desejas que São Peregrino seja invocado como Patrono daqueles que sofrem de câncer e úlceras e que prometes curar por sua intercessão.
Vos dou graças Senhor, por vossa compaixão para com a humanidade doente e por conceder-nos vossa misericórdia pela intercessão de vosso servo São Peregrino.
Concedei-nos que seus rogos ajudem a tantas almas que sofrem aflitas em seus corpos pelo terrível mal do câncer ou de úlceras e vos encomendo em especial (aqui se diz o nome por quem se reza em particular esta novena).
Benignamente dignai-Vos Senhor escutar as súplicas de São Peregrino, assim como as de vossa Santíssima Mãe, Saúde dos enfermos, em favor daqueles que encomendamos a compaixão e amor de vosso Sacratíssimo Coração.
Dai-lhes paciência para sofrer sua aflição e resignação a vossa divina vontade.
Dai-lhes o consolo que necessitam, especialmente a cura que tanto desejam, se é vossa santa vontade.
Concedei-nos que adoremos e imitemos vossas sagrados dores com verdadeiro amor para que possamos merecer um dia à recompensa eterna de estar Convosco na Glória que vives e reinas com o Pai em unidade do Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém. 

Orações Finais todos os dias
Oração a Nossa Mãe Dolorosa: Oh! minha muito amada Mãe Maria, Mãe das Dores, olhai-me, sou vosso filho, prostrado em oração a vossos pés.
Tenho vindo suplicar este favor especial por intercessão de vosso fiel servo São Peregrino.
( Se faz o pedido).
Oh! Mãe Dolorosa, vos rogo apresentes meu pedido a vosso Divino Filho.
Se vos intercedeis por mim não a afastará.
Eu sei, minha boa Mãe, que Vós desejais que eu aceite em tudo a vontade de Deus.
Por isto com confiança de filho me abandono à santa vontade de Deus.
Se o que peço não convém que me seja concedido, fazei-me digno de receber aquilo que seja de maior benefício à minha alma.
Doce Mãe Dolorosa, eu vos amo, eu ponho toda a minha confiança em Vós, pois vossos rogos ante Deus são muito poderosos.
Pela maior glória de Deus, em nome de Cristo e por intercessão de São Peregrino, a quem vós levastes à santidade, ouvi-me e concedei-me o que vos peço. Amém. 

Oração a São Peregrino
Oh! São Peregrino, a quem a Santa Mãe Igreja tem declarado Patrono daqueles que sofrem de câncer e úlceras, venho com grande confiança para que me ajudes na presente enfermidade (se diz a situação).
Olhai que aflito no corpo e na alma já meu valor começa a decair e a impaciência e a tristeza me oprimem, por isso vos rogo intercedais por mim Bom São Peregrino, peçais a Deus me alivie desta enfermidade se é sua Santa vontade.
Advoga ante a Santíssima Virgem das Dores, a quem vós amastes tão ternamente e em união de quem sofreu as dores do câncer, para que ela me ajude com sua poderosa súplica e doce consolo.
Mas, se é a vontade de Deus que eu sofra esta enfermidade, obtêm valor e fortaleza para aceitar com resignação e paciência todas estas provas da amorosa mão de Deus.
Possam estes sofrimentos levar-me a uma vida melhor e me permitam expiar meus pecados e os pecados do mundo.
São Peregrino, ajudai a imitar em seu sofrimento, a unir-me a Jesus Crucificado e a sua Mãe Dolorosa e a oferecer minhas penas e dores a Deus com todo o amor de meu coração para sua Glória e a salvação das almas, especialmente da minha. Amém. 

Primeiro Dia
Oh! glorioso São Peregrino, perfeito modelo de virtude, vos que tão prontamente respondestes ao divino chamado deixando honras, comodidades e riquezas deste mundo, quando prostrado ante uma imagem de Maria Santíssima na Catedral de Forli imploravas sua poderosa intercessão e fostes chamado por Ela para que fosses seu servo, obtêm, vos suplico, que eu corresponda prontamente a todas as inspirações divinas, que desprendido de todos os bens e prazeres deste mundo, esteja sempre pronto a cumprir sua divina vontade. Amém. 

Segundo Dia
Oh! venturoso São Peregrino que por vossa prontidão e fervor em responder ao divino chamado mereceste receber um anjo como guia em vosso caminho a Siena quando ias pedir para ser admitido entre os Servos de Maria; obtêm, vos suplico, que eu seja assistido por meu bom anjo em todos os meus trabalhos e seja iluminado, guiado e dirigido por ele em meu caminho a vida eterna. Amém. 

Terceiro Dia
 Aceito pelo céu, Oh! glorioso São Peregrino! foi o sacrifício que fizestes de vossa alma e corpo a Deus, abraçando a pobreza evangélica na vida religiosa, renunciando a vossa própria vontade e os prazeres do mundo.
Deus se dignou demostrar-vos o quão aceito havia sido este renunciamento vosso quando recebendo a sagrada insígnia de servo de Maria milagrosamente se viu sobre vossa cabeça uma bola de fogo, emblema de eminente santidade com que brilhais na Igreja de Jesus Cristo.
Obtêm, vos rogo, Oh! grande santo! participar deste santo fogo, que consuma em mim todo afeto terreno para que eu possa desejar e buscar só o amor de meu Deus. Amém. 

Quarto Dia
Oh! São Peregrino! fiel servo de Maria, quão generosamente perseveraste no verdadeiro caminho da virtude e da santidade.
Constante na oração, rígido no jejum e abstinência, austero para dominar seu corpo, foste para vossos irmãos exemplo vivente de penitência.
Arrependido uma vez por todas dos pecados de sua juventude, odiastes o pecado merecendo viver sempre puro até o fim de vossos dias na terra.
Possa eu imitar-vos, Oh! glorioso santo! e sinceramente arrependido de meus graves pecados, obtêm por vossa intercessão, de meu Deus misericórdia e perdão e a graça de não perecer ao império de minhas baixas paixões; que, constante em minhas resoluções, sirva sempre ao meu Deus para continuar fiel até à morte e merecer a coroa da vida eterna. Amém. 

Quinto Dia
Humilde São Peregrino, grande em verdade foram vossos méritos cumprindo rigorosamente os mais servis deveres para com vossos irmãos.
Não haveríeis chegado a dignidade sacerdotal se não houvesse tido que cumprir, pelos voto de obediência, a ordem de vossos superiores.
Obtêm, vos suplico, verdadeira humildade de coração para que livre das honras e prazeres do mundo, minha vida possa esconder-se com Cristo em Deus e seja assim digno de sua graça e glória no Céu. Amém. 

Sexto Dia
Oh! São Peregrino! cuja paciência foi tão admirável que sofrestes, sem murmurar jamais, as contradições e insultos dos homens, e não contente com vossos rigorosas penitências, pedias ao Senhor maiores sofrimentos que suportavas em silêncio: a aguda dor de uma úlcera incurável dada por Deus como resposta a vossas muitas orações e pedidos por sofrimentos.
Quão amorosamente nosso Criador recompensou sua fé e largos sofrimentos, quanto em milagre, como jamais se havia ouvido, o curou dessa cruel úlcera tocando-a com sua divina mão!
Concedei-me vos suplico, que eu também pratique a paciência e mortifique meus sentidos como expiação por meus pecados e assim possa participar daqueles consolos que vos já gozais no paraíso eterno. Amém. 

Sétimo Dia
Oh! bendito apóstolo São Peregrino, cheio de zelo pela conversão dos pecadores e incansável pregador da palavra divina, vos que levastes tantas almas ao caminho da penitência promovendo a glória e honra de Deus em todo o mundo e que o Senhor se dignou confirmar com estupendos milagres.
Obtêm, vos suplico, que não contente com trabalhar para minha própria salvação, possa também fazê-lo para a santificação de outras almas por meio do bom exemplo, constante oração, bons conselhos e apostolado incansável.
Que feliz seria se eu pudesse estender a glória de Deus na terra e assim ter minha parte convosco e todos os santos na eterna glória. Amém. 

Oitavo Dia
Oh! Deus que destes a São Peregrino um anjo por companheiro, a Maria Santíssima por Mestra e a Jesus por médico de sua terrível enfermidade, concedei-nos, vos pedimos, pelos méritos de São Peregrino, que amemos ardentemente aqui na terra a nosso anjo custódio, a nossa Mãe Imaculada e a nosso Divino Salvador para no céu bendizer-vos por toda a eternidade.
Vos suplicamos pelos méritos de Jesus Cristo Senhor nosso. Amém. 

Nono Dia
Oh! Deus Todo-poderoso, benigno escutai as preces que vos elevamos em honra de São Peregrino, vosso amante servo e patrono dos que padecem de câncer, para que nós, que não podemos confiar em nossos próprios méritos, possamos receber seu misericordioso auxílio em nossas necessidades pela intercessão de seu servo cuja vida foi tão entregue à Vós.
Vos pedimos esta graça por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário: