Blog Catolicismo

Seja bem-vindo ao Blog Catolicismo

Este Blog se propõe a divulgar o catolicismo segundo princípios da Igreja Católica Apostólica Romana. Os criadores do Blog, não estão autorizados a falar em nome da Igreja, não são Sacerdotes e nem donos da verdade. Buscam apenas ser humildes e anônimos missionários na Internet. É também um espaço para postagem de orações, comentários e opiniões.
Defendemos a Igreja conservadora. Acreditamos em DEUS e nos entregamos nos braços de MARIA. Que DEUS nos ilumine e proteja.

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

AdSense

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

domingo, 24 de janeiro de 2016

Evangelho do Dia



EVANGELHO COTIDIANO



"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68


3º Domingo do Tempo Comum


Evangelho segundo S. Lucas 1,1-4.4,14-21.
Já que muitos empreenderam narrar os fatos que se realizaram entre nós,  como no-los transmitiram os que, desde o início, foram testemunhas oculares e ministros da palavra,
também eu resolvi, depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, escrevê-las para ti, ilustre Teófilo,  para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado. 
Naquele tempo, Jesus voltou da Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região.  Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. 
Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura.  Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito:  «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos
e a proclamar o ano da graça do Senhor». 
Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga.  Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».

Comentário do dia:  Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Homilia 32 sobre S. Lucas 4
«Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura»

Quando lerdes: «Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam», tende cuidado de não considerar felizes unicamente os ouvintes de Jesus e de não vos julgardes privados dos seus ensinamentos. Se a Escritura é a verdade, Deus não falou só outrora nas assembleias judaicas, mas fala ainda hoje na nossa assembleia. E não só aqui, na nossa, mas em todas as outras e em todo o mundo Jesus ensina e procura instrumentos que transmitam os seus ensinamentos. Orai para que eu esteja igualmente disposto e apto para O cantar.

Assim como Deus Todo-Poderoso, ao procurar os profetas no tempo em que a profecia era necessária aos homens, encontrou, por exemplo, Isaías, Ezequiel e Daniel, do mesmo modo Jesus procura instrumentos que transmitam a sua Palavra, que ensinem nas sinagogas e sejam elogiado por todos. Hoje, Jesus é muito mais elogiado por todos do que no tempo em que era conhecido numa única província.

Nenhum comentário: