Tudo que a roupa do papa sempre te disse e você nunca percebeu
O Papa é a figura mais representativa da Igreja Católica. Por isso, suas roupas são cuidadosamente confeccionadas. Cada peça é muito mais que uma simples vestimenta. Elas transmitem boa parte da história da Igreja, da hierarquia dentro da instituição, das crenças e da fé dos praticantes do catolicismo. Alguns itens causam polêmicas por ser adornados com ouro, mas todas as peças que compõem o traje do papa têm um significado espiritual ou histórico, que muitas vezes passam despercebidos pela maioria. Os sapatos vermelhos, o anel de ouro, os chapéus, a roupa e até a cor do tecido, tudo tem um significado simbólico. Para cada período do ano e para cada situação, o Papa tem um traje específico para usar. É assim, há anos e anos. Veja a seguir, quais são os trajes do Papa e o que cada um deles representam:
Traje Comum
Para que serve? O Traje Comum do Papa é a roupa que ele usa para as atividades rotineiras. É usado quando o Papa não está realizando celebrações.
No que consiste o traje? Consiste em uma batina branca, aliás, a cor branca é considerada a cor oficial do Papa. Também faz parte do traje uma faixa branca e um cordão amarrados na cintura. O Traje Comum ainda é composto pelo amito, que cobre os ombros e o pescoço e simboliza disciplina, e o tradicional sapato vermelho, que representa o sangue de todos que morreram por Cristo.
Traje Ordinário
Para que serve?
O Papa também é um chefe de Estado e em seus encontros políticos, ele usa o Traje Ordinário, que também é usado em cerimônias oficiais e em outras atividades ordinárias. No que consiste o traje? Esse traje também possui uma batina branca, com 33 botões, que representa a idade de Cristo. A roupa ordinária é composta ainda, por uma estola cor de vinho, que representa o poder supremo do Papa e a sua sujeição a Deus. Também faz parte do traje a mozeta, uma espécie de manto vermelho, colocado sobre o ombro do pontífice.
Traje Solene
Para que serve?
Esse traje só é usado em ocasiões muito especiais, como missas solenes e beatificações. No que consiste o traje? No Traje Solene, a tradicional batina branca fica por baixo da casula, que geralmente cobre boa parte da vestimenta do Papa. Também compõe o traje a estola, que é uma faixa de cerca de 2 metros, com símbolos litúrgicos. O Traje Solene também é composto pelo báculo, que é uma espécie de cajado, e a mitra, que é aquele chapéu comprido, com bordados dourados. A mitra é o maior símbolo do poder do Papa.
Casula
Para que serve?
A casula simboliza a sujeição do Papa a Deus como um fado que não é pesado. Ela tem uma cor apropriada para cada ocasião. No que consiste o traje? A casula possui duas variações, uma na forma de um manto longo, casula gótica, ou parecida com um colete, casula romana. Essa peça é sempre bem ornada, geralmente em dourado. A casula sempre possui uma cruz nas costas e há uma cor específica para cada período do ano e para cada ocasião. A casula vermelha, por exemplo, é usada no Domingo de Ramos, no Domingo de Pentecostes, na Sexta-Feira Santa e em datas excepcionais. Já a casula roxa é usada antes do Natal e na Quaresma. E a casula verde é a mais usada durante o ano, ela é utilizada no chamado Tempo Comum, que ao todo, possui entre 33 e 34 semanas.
Solidéu
Para que serve?
No início, o Solidéu era usado como proteção contra o frio, mas a peça acabou se tornando um símbolo de hierarquia. No que consiste o acessório? O Solidéu é uma espécie de chapéu, muito parecido com aquele usado pelos judeus. O Solidéu não é usado somente pelo Papa. Cardeais, Bispos e Abades também o usam, mas só o Papa pode usá-lo na cor branca. Os Bispos e Abades utilizam os de cor roxa, já os Cardeais usam os de cor vermelha. O Solidéu é um dos itens mais usados pelo Papa, mas no momento das orações mais solenes, ele deve ser retirado.
Pálio
Para que serve?
O Pálio, também conhecido como Pálio de Arcebispo, simboliza a união entre os arcebispos e o Papa. No que consiste o acessório? O Pálio tem despertado a curiosidade de alguns brasileiros, por possuir seis cruzes muito semelhantes às cruzes de malta (aquelas, tão ligadas ao Vasco da Gama). Essa peça é uma espécie de colarinho, é feita de lã de ovelha e possui cerca de 5 cm de largura. Inicialmente, era usado somente pelo Papa, mas o seu uso foi estendido aos arcebispos como símbolo de jurisdição delegada a eles pelo Papa.
Anel de São Pedro
Para que serve?
O Anel de São Pedro, também chamado de Anel do Pescador, representa a fidelidade do Papa à Igreja Católica. No que consiste o acessório? O Anel de São Pedro é feito de ouro, é único e exclusivo, cada papa possui o seu. Assim que o papa morre ou renuncia, o anel é destruído, para então ser fundido e com o mesmo material ser feito o anel do novo papa. O acessório possui uma imagem, em baixo-relevo, de São Pedro, e o nome do atual papa, em latim.
Traje do ex-Papa
Para que serve?
Não é comum um papa renunciar, mas já que aconteceu, o agora Papa Emérito Bento XVI, não poderá mais usar os trajes oficias de um papa, ele vestirá um traje especial para ex-papas. No que consiste o traje? A roupa utilizada por Bento XVI a partir de agora será uma batina branca, mas os sapatos não serão mais os vermelhos, e sim sapatos marrons. O solidéu não será mais o branco e sim o roxo, o mesmo que os bispos usam. O Papa Emérito também não poderá mais usar o Anel de São Pedro.
Seja bem-vindo! Este Blog se propõe a divulgar o catolicismo segundo a Igreja Católica Apostólica Romana. Os editores do Blog, não estão autorizados a falar em nome da Igreja, não são Sacerdotes e nem donos da verdade. Buscam apenas ser humildes e anônimos missionários na Internet. É também um espaço para postagem de orações, comentários, opiniões. Defendemos a Igreja conservadora. Acreditamos em DEUS e entregamo-nos nos braços de MARIA. Que DEUS nos ilumine e proteja. AMÉM
quarta-feira, 13 de março de 2013
Roupa do Papa - curiosidades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário