Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

domingo, 4 de março de 2012

EVANGELHO DO DIA

EVANGELHO COTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vidaeterna. João 6, 68

2º Domingo da Quaresma

Evangelho segundo S. Marcos 9,2-10.
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles,a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles.
As suas vestestornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra aspoderia branquear assim.
Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, eambos falavam com Ele.
Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Mestre,bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e umapara Elias.»
Não sabia que dizer, pois estavam assombrados.
Formou-se, então, uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvemfez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o.»
Derepente, olhando em redor, já não viram ninguém, a não ser só Jesus, com eles.
Ao descerem do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinhamvisto, senão depois de o Filho do Homem ter ressuscitado dos mortos.
Eles guardaram a recomendação, discutindo uns com os outros o que seriaressuscitar de entre os mortos.

Comentário ao Evangelho do dia feito por: Anastácio do Sinai (?-depois de 700), monge


«Discutiam uns com os outros o que seria 'ressuscitar de entre os mortos'»

No monte Tabor, Jesus mostrou aos Seus discípulos uma maravilhosa manifestaçãodivina, como que uma imagem pré-figurativa do Reino dos Céus. Foi exactamentecomo se lhes dissesse: «Em verdade vos digo, alguns dos que estão aquipresentes não hão-de experimentar a morte, antes de terem visto chegar o Filhodo Homem com o Seu Reino» (Mt 16,28). [...] São estas as maravilhas divinasdesta festa. [...] Porque é ao mesmo tempo a morte e a festa de Cristo que nosune. A fim de penetrarmos nestes mistérios com os discípulos escolhidos,escutemos a voz divina e santa que, como que do alto [...], nos convoca comurgência: «Vinde, gritai para a montanha do Senhor no dia do Senhor, para olugar do Senhor e na casa do vosso Deus.» Escutai, para que, iluminados poresta visão, transformados, transportados [...], invoquem esta luz dizendo:«Que terrível é este lugar! Aqui é a casa de Deus, aqui é a porta do céu» (Gn28,17).

Por conseguinte, é para a montanha que temos de ir, como Jesus fez, Ele que,lá como no céu, é o nosso guia e o nosso precursor. Com Ele brilharemos aosolhares espirituais, seremos renovados e divinizados na constituição da nossaalma; configurados à Sua imagem, seremos como Ele transfigurados – divinizadospara sempre e transportados para as alturas. [...]

Apressemo-nos portanto na confiança e na alegria, e penetremos na nuvem, comoMoisés e Elias, como Tiago e João. Como Pedro, sejamos arrebatados por estacontemplação e esta manifestação divinas, sejamos magnificamentetransformados, sejamos transportados para fora do mundo, elevados desta terra.Deixa a carne, deixa a criação e volta-te para o Criador a Quem Pedro dizia,deleitado, fora de si: «Mestre, é bom estarmos aqui.» Sim Pedro, éverdadeiramente bom estarmos aqui com Jesus, e estarmos aqui para sempre.

Nenhum comentário: