Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

domingo, 18 de março de 2012

EVANGELHO DO DIA

Evangelho Cotidiano

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

4º Domingo da Quaresma

Evangelho segundo S. João 3,14-21.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja erguido ao alto, a fim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna.

De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus. E a condenação está nisto: a Luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à Luz, porque as suas obras eram más.

De facto, quem pratica o mal odeia a Luz e não seaproxima da Luz para que as suas acções não sejam desmascaradas. Masquem pratica a verdade aproxima-se da Luz, de modo a tornar-se claro que osseus actos são feitos segundo Deus.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por: Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI]

«Assim também é necessário que o Filho do Homem seja erguido aoalto, a fim de que todo o que n'Ele crê tenha a vida eterna»

«Tende entre vós os mesmos sentimentos que estão em Cristo Jesus: Ele, que éde condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus, masesvaziou-Se a Si mesmo, tomando a condição de servo. Tornando-Se semelhanteaos homens e sendo, ao manifestar-Se, identificado como homem, rebaixou-Se aSi mesmo, tornando-Se obediente até à morte e morte de cruz. Por isso mesmo éque Deus O elevou acima de tudo e Lhe concedeu o nome que está acima de todo onome» (Fl 2,5-9). [...] Este texto, de uma riqueza extraordinária, fazclaramente alusão à primeira queda [...]. Jesus Cristo trilha os passos deAdão. Contrariamente a Adão, Ele é verdadeiramente «como Deus» (cf. Gn 3,5).Mas ser como Deus, ser igual a Deus, é «ser Filho» e, portanto, relação total:«o Filho, por Si mesmo, não pode fazer nada» (Jo 5,19). Por isso, Aquele que éverdadeiramente igual a Deus não Se agarra à Sua própria autonomia, aocarácter ilimitado do Seu poder e do Seu querer. Porque percorre o caminhoinverso, torna-Se o dependente-mor, torna-Se o servo. Porque não segue ocaminho do poder, mas o do amor, pode humilhar-Se até à mentira de Adão, até àmorte e, então aí, erigir a verdade, dar a vida.

Assim, Cristo torna-Se o novo Adão por Quem a vida toma um novo rumo [...] ACruz, lugar da Sua obediência, torna-se a verdadeira árvore da vida. Cristotorna-Se a imagem oposta à serpente, tal como diz João no seu evangelho. Dessaárvore não vem a palavra da tentação, mas a palavra do amor salvador, apalavra da obediência, pela qual o próprio Deus Se faz obediente e nos ofereceassim a Sua obediência como campo da liberdade. A cruz é a árvore da vida quede novo se torna acessível. Na Paixão, Cristo afastou, por assim dizer, aespada flamejante (Gn 3, 24), atravessou o fogo e levantou a cruz comoverdadeiro eixo do mundo, sobre o qual o mundo se reergue. Por isso aeucaristia, enquanto presença da cruz, é a árvore da vida que está sempre nomeio de nós e nos convida a receber os frutos da vida verdadeira.

Nenhum comentário: