Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

segunda-feira, 19 de abril de 2021

19 de abril - Santo Expedito: o santo das causas urgentes

Protetor dos estudantes e dos militares é celebrado em 19 de abril 

Há quem pergunte quem é aquele santo que carrega em sua mão direita uma cruz e em sua mão esquerda uma folha de palma, esse é o Santo Expedito e nesta quarta-feira, 19 de abril, a Igreja celebra o seu dia. 

[não deixe de ler a nota de rodapé.]  

Conhecido como Santo das Causas Justas e Urgentes, Santo Expedito viveu durante o século IV em Militene, na Armênia. Segundo a história, ele pertencia a 12ª Legião Romana e era oficial chefe do exército, essa legião eventualmente, tinha em seu agrupamento uma quantia grande de soldados cristãos, que possuíam a responsabilidade de proteger as fronteiras orientais contra os bárbaros asiáticos.

Durante um longo período, Expedito adotou um estilo de vida devasso, porém, nesse percurso, uma experiência com Deus mudou todo o roteiro, e o homem levado se converteu.  Assim, iniciaram as perseguições e inúmeras vezes, foi tentado pelo inimigo, que queria o iludir e trapacear. O espírito maligno surgiu diante de Expedito em configuração de corvo e lhe segredou: crás...! crás…! Palavra latina que significa: Amanhã…! A proposta do mal, era: Deixe para amanhã. Não tenha pressa! Adie sua conversão!

Expedito não cedeu a provocação e pisoteou o corvo para que se calasse pronunciando a palavra HODIE! que quer dizer: HOJE! Nada de adiamento! É para já! Agora! Por este fato, em sua imagem, o pé esquerdo de Expedito que tem marcado a palavras CRÁS está a pisar o pássaro. Após esse episódio ele passou a ser considerado o santo das causas urgentes, da solução rápida, pois em momento algum titubeou e sim agiu imediatamente.

Expedito, traçou uma vida nova e tornou-se o mártir de fé, se sobressaindo em meio a seus colegas soldados, exatamente pelo fato de ser conectado a seus deveres e religião. Em abril do ano 303, foi morto e decapitado, sob o comando do Imperador Diocleciano.

Suas vestes:                                                                                               Na mão esquerda uma palma, símbolo do martírio, na mão direita uma cruz que carrega a palavra HODIE! Isso é a marca e identidade de sua conversão. Além de padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes.

Oração a Santo Expedito

“Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorre-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido.

Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a Paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. Amém”.

 NOTA DE RODAPÉ:

A proposta do Blog Catolicismo Brasil é divulgar a O CATOLICISMO, conforme os ENSINAMENTOS da Igreja Católica Apostólica Romana, Vaticano, Santa Sé,  sob a orientação de Sua Santidade o Papa Francisco. Vez ou outra, ocorrem divergências sobre pontos que nossos escassos conhecimentos no impedem de definir.

Quanto isso ocorre, procuramos remeter nossos leitores para LINKS da alta estrutura da hierarquia Católica Apostólica Romana, onde os assuntos serão esclarecidos.

Há divergências na Igreja Católica, sobre Santo Expedito ser ou não um Santo.

A página

 
Certamente propiciará a todos os esclarecimentos necessários ou os caminhos adequados a que sejam obtidos.
 
NA PAZ de CRISTO E nos braços de MARIA, Sua Santíssima Mãe. 

Nenhum comentário: