Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

domingo, 4 de outubro de 2009

São Francisco das Chagas - Santuário de Canindé

São Francisco das Chagas

São Francisco das Chagas

Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182, filho de Pedro e Pica Bernadone, ricos comerciantes.

Os pais eram ricos, mas trabalhadores, mas Francisco não gostava de trabalhar, adorava "curtir" e gastar o dinheiro do pai. O pai queria que fosse um nobre. Com 24 anos, renunciou toda a riqueza para desposar a "senhora pobreza" devolveu tudo o que era de seu pai, saiu sem até a roupa do corpo.

No início de sua conversão viveu como eremita, ficava junto à natureza, cantando louvores a Deus, muitos o consideravam louco, pois conheciam sua vida antiga, e aquela mudança radical não era compreendida. Francisco nem se importava, queria mais Deus, sentir mais, sua vida foi mudando cada dia mais.

Santuário de São Francisco das Chagas Canindé-CE


Na região onde Francisco vivia existiam diversas igrejinhas abandonadas e em ruínas. Certo dia estava rezando em uma dessas igrejas, que era dedicada a São Damião. Francisco rezava fervorosamente diante de um grande crucifixo, quando, tocado pela graça de Deus, ouviu uma voz que vinha da imagem de Cristo crucificado : "- Francisco, vai e restaura a minha casa. Vês que ela está em ruínas". Diante de tal ordem, ficou muito feliz e logo começou, sozinho a restaurar aquela igrejinha. Na sua imensa humildade não entendeu que Cristo o mandara restaurar a igreja católica, não aquela igrejinha, Jesus o chamava a ser santo, exemplo para muitos.

Parte em missão de paz e bem, seguindo na perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente, era feliz sendo pobre, quando via alguém mais pobre que ele, sentia-se pecador e não digno da graça de Deus. Dizia que a alegria perfeita existe quando o servo de Deus é humilhado e maltratado, pois assim imitando a Cristo, se desligaria das coisas do mundo e se uniria a Deus. Vivia sempre feliz e sorridente, passava fome e muita necessidade, faltava tudo, menos alegria e amor, foi assim que reuniu muitos irmãos que renunciaram suas vidas para seguir Jesus. Viviam todos da providência de Deus, não tinham posses, viviam a castidade e a obediência à igreja de Cristo.

Na última etapa de sua vida, recebeu no monte Alverne os estigmas de Cristo em 1224.

Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de santa Maria Maior, se encontra rodeado pelos seus filhos espirituais, e para eles e ao mundo recita o cântico das criaturas. "Altíssimo, onipotente e bom senhor, a ti, Altíssimo, são devidos, só a ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de pronunciar teu nome".

Morreu deitado e cantando, muito feliz por ter sido sempre fiel à sua esposa a "Senhora pobreza" em 3 de outubro de 1226, o Santo da alegria e do bom humor, tinha 44 anos quando encontrou alegremente a irmã morte".

"Francisco, o mundo tem saudades de ti !" Papa João Paulo II, em visita ao Monte Alverne, 1993.

Nenhum comentário: