Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

terça-feira, 28 de maio de 2013

Escassez na Venezuela afeta até celebração de missas



Igreja da Venezuela busca milagre: driblar a escassez de vinho e hóstia
Falta de produtos que atinge o país pode afetar celebração de missas - Reservas só dão para dois meses

Nem algo sagrado como o vinho e as hóstias para a celebração de missas conseguiram driblar a grave crise econômica que atinge a revolução bolivariana. A Comissão de Liturgia da Conferência Episcopal da Venezuela informou que o seu fornecedor, as Indústrias Pomar, não pode garantir a produção constante e a distribuição regular do vinho Ecclesia devido à falta de insumos. 

A ameaça, da qual já se falava há algumas semanas, se agravou nos últimos dias, com a dificuldade da obtenção de divisas para importar vinho de outros países, destacam três bispos que assinam o comunicado. As reservas de vinho da Igreja só dão para dois meses. - Sua falta é iminente - advertiu Macky Arenas, diretora do “Reporte Católico Laico”. No país das 1.001 conspirações, a que sofre a Igreja Católica parece surgida do livro do apocalipse econômico. Mas essa é a realidade da Venezuela de hoje: a produção nacional vive seus piores momentos e as exportações rareiam enquanto o governo de Nicolás Maduro busca dólares.

Nos últimos dias, foram importados 50 milhões de rolos de papel higiênico. Também foram enviados navios à Nicarágua para trazer 15 mil toneladas de açúcar e mil novilhos. Enquanto a Igreja aguarda o seu próprio milagre, a Conferência Episcopal defende que se use o vinho mais puro e natural possível, como os argentinos e os chilenos. Vinhos de França, Espanha ou Itália também seriam recomendáveis, mas a economia da Igreja venezuelana não aguentaria seus preços.

As autoridades eclesiásticas advertem sobre o vinho que se comercializa como judaico, cujo uso não é válido nas cerimônias católicas porque é adoçado com açúcar. Também estão proibidos espumantes, aromatizados, que não sejam de uva ou os destinados à culinária. A escassez não castiga apenas o vinho da missa, mas também as hóstias. - Faltará trigo para as hóstias. Este é um problema maior - queixou-se Macky Arenas.

A crise de escassez testa diariamente a paciência dos venezuelanos. As filas intermináveis no interior do país em busca de farinha, carne e café se juntam à via crucis do morador de Caracas, de supermercado em supermercado. Anestésicos e analgésicos faltam em hospitais, remédios nas farmácias, comida para bebês. Durante várias semanas até comprar whisky se transformava em dor de cabeça. Mas, segundo os cálculos do governo, os níveis de desabastecimento estão baixando.

Fonte: G 1

Nenhum comentário: