Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jornada Mundial da Juventude - Tire suas dúvidas sobre a JMJ 2013


Por que se inscrever?
A inscrição na Jornada Mundial da Juventude possibilita ao católico o acesso aos serviços da cidade do Rio. Dependendo do tipo de pacote escolhido, o fiel receberá vale-transporte, alimentação e hospedagem. Quem participar oficialmente do evento terá acesso, em algumas ocasiões, a áreas reservadas, que permitem ficar mais perto do papa, como na praia de Copacabana e em Guaratiba. Também haverá celebrações em que só os cadastrados poderão participar, como as catequeses.  



Posso fazer a inscrição individualmente?
Não é o recomendado. A Jornada pede que os peregrinos se inscrevam em grupos de até 50 pessoas, que serão alocados na Região Metropolitana do Rio. O cadastro deve ser feito por um "responsável". Em caso de não fazer parte de um grupo, o católico pode entrar em algum já formado. Se ainda assim não conhecer ninguém, a inscrição pode ser feita de forma individual e a própria pessoa se cadastrará como a "responsável".

Existe restrição de idade para se inscrever?
Sim. É preciso que os inscritos sejam maiores de 14 anos (completos até o dia 23 de julho de 2013). Quem está abaixo dessa faixa etária fica sob total responsabilidade do grupo, não pode se inscrever no evento e, consequentemente, não terá alojamento, transporte nem alimentação da Jornada.

O que fazer se um integrante do grupo desistir?
O responsável pelo grupo poderá substituir o nome do peregrino. Só não é possível retirar os integrantes que já efetuaram todo o pagamento.

Até quando posso me inscrever?
Ainda não há uma data limite, mas a Jornada pede que os grupos de peregrinos realizem sua inscrição com antecedência, pois quanto mais perto da data do evento, que começa no dia 23 de julho, menores devem ser as opções de pacote.

Quanto custa?
Há sete modalidades de inscrição, cujo preço varia de acordo com o país do peregrino. O grupo de nações de letra A - a maior parte é de nações europeias -, pagará mais caro. Os da categoria C, que é composto, sobretudo, por países africanos e asiáticos, desembolsarão um valor menor. O pacote mais completo vai do dia 23 a 28 de julho e inclui transporte, alimentação, hospedagem, seguro e kit peregrino (com itens como mochila e camiseta) e custará 608 para o grupo A, 538 para o B e 480 para o C. O mais barato atende os peregrinos que querem participar apenas da vigília e da missa final, em Guaratiba, e inclui kit peregrino, alimentação e seguro.

Onde posso me hospedar?
A hospedagem será em casa de família, escolas, ginásios, instituições religiosas ou militares. O valor da hospedagem está incluído no pacote da inscrição do peregrino, que não poderá escolher o local onde vai ficar. A organização da Jornada distribuirá os fiéis por região linguística, totalizando 300 pontos de aglomerações. Os grupos que fizerem a inscrição com antecedência, serão avisados um mês antes do início do evento sobre o local onde ficarão hospedados. A Jornada orienta os peregrinos a levarem itens de higiene pessoal, traje de banho e saco de dormir para os alojamentos.

Como é o clima no Rio no mês de julho?
Neste mês, a temperatura média do estado fica em torno de 18°C. A Jornada recomenda que os peregrinos levem um casaco por precaução.

Quais eventos terão a participação do papa?
Papa Francisco estará presente nos chamados atos centrais: a acolhida e a via-sacra, em Copacabana, e a vigília e a missa de encerramento, em Guaratiba. Haverá, também, os denominados atos especiais, ainda indefinidos, que poderão ter ou não a participação do pontífice, como possíveis encontros com grupos pré-selecionados ou eventos para os bispos. Os atos protocolados são aqueles em que o papa se encontrará com autoridades brasileiras. Até o momento, está confirmada a reunião com a presidente Dilma Rousseff. Secretários do Vaticano ainda definirão outras programações, como uma visita à favela.



 Como os católicos chegarão ao Rio?
Os peregrinos chegarão à cidade pelos aeroportos Santos Dumont e Antônio Carlos Jobim (Galeão) e pela rodoviária Novo Rio. Nos três locais, haverá voluntários para dar informações e direcionar os fiéis. Os ônibus fretados, que não poderão circular pela cidade, deverão passar por dois bolsões: um de checagem e outro de estacionamento. Até o momento, estão planejados três locais para a checagem: Aparecida, em São Paulo, para os veículos que saírem do Mato Grosso do Sul e da Região Sul; em Casemiro de Abreu, no Rio, para os que embarcarem no Sul da Bahia e no Espírito Santo; e em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, para os chegados de Minas Gerais e das Regiões Norte e Nordeste. No Rio, os ônibus estacionarão nos bairros de Deodoro, Penha, Quinta da Boa Vista e Santa Cruz. A partir daí, os peregrinos devem usar transporte público.

Nenhum comentário: