Blog Catolicismo

Seja bem-vindo ao Blog Catolicismo

Este Blog se propõe a divulgar o catolicismo segundo princípios da Igreja Católica Apostólica Romana. Os criadores do Blog, não estão autorizados a falar em nome da Igreja, não são Sacerdotes e nem donos da verdade. Buscam apenas ser humildes e anônimos missionários na Internet. É também um espaço para postagem de orações, comentários e opiniões.
Defendemos a Igreja conservadora. Acreditamos em DEUS e nos entregamos nos braços de MARIA. Que DEUS nos ilumine e proteja.

AdSense

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

AdSense

sábado, 20 de março de 2010

Coelhos e Ovos de Páscoa. O que significam?


Você sabe o significado do Coelho e dos ovos de Páscoa?

Acabei de voltar do supermercado. Nem bem começou a quaresma e já estavam montando montanhas de ovos e coelhos de chocolate. Impossível dizer não para nossas crianças. Todos querem ganhar um coelhinho… nem que seja pequeno.

O que fazer? Sugiro que você nesta páscoacoelhos e ovos moderadamente para seus amigos e familiares. Mas não deixe de explicar o significado.

Desde os tempos mais antigos, antes mesmo do cristianismo, no antigo Egito, o coelho já era visto como símbolo da fertilidade. Os judeus assumiram este símbolo. Porém ele não está na Bíblia.

O cristianismo deu novo significado à páscoa judaica. Agora entendemos páscoa como a celebração da ressurreição de Jesus. Aos poucos a cultura popular foi adotando o coelho como um dos símbolos da ressurreição, pois diz a crença popular que este animal é um dos primeiros que acorda. Ora a ressurreição teria acontecido de madrugada. Coelhos madrugadores seriam as testemunhas do maior milagre da história.

E o ovo? Não é difícil explicar. Além de representar a vida, um novo nascimento, o ovo é símbolo do Cristo que rompe a pedra do sepulcro, assim como a ave precisa romper a casca do ovo para nascer.

Nesta páscoa vamos aproveitar o tempo entre uma compra e outra no supermercado para dar catequese para nossas crianças.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da analogia feita sobre o rompimento da casca do ovo e a remoção da pedra do sepulcro!