Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Governo da Angola suspende atividades da Igreja Universal



Medida ocorreu por conta de incidente que deixou 13 mortos
Suspensão será por 60 dias
O governo da Angola suspendeu por 60 dias as atividades da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no país e a responsabilizou pelo incidente ocorrido em 31 de dezembro do ano passado, em um evento no estádio Cidadela Desportiva, que deixou 13 mortos. De acordo com a agência estatal Angop, a decisão foi tomada no último sábado.
Entre os mortos, estão três crianças. Outras 120 pessoas ficaram feridas. O incidente ocorreu quando os fiéis tentavam entrar no estádio, onde acontecia a "Vigília da virada – Dia do Fim". Uma Comissão de Inquérito foi criada para apurar as causas da confusão e, segundo a Angop, constatou-se que o incidente ocorreu por conta da superlotação no interior e exterior do Estádio da Cidadela. A Igreja Universal teria recebido indicações da direção do Complexo da Cidadela de que o estádio comportava 30 mil pessoas e, ainda assim, acolheu no evento um total de 152.600 fiéis.

Segundo nota dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, “perante a gravidade dos fatos que resultaram lamentavelmente a perda de vidas humanas o Executivo decidiu que a matéria dos autos seja remetida à Procuradoria-Geral da República para o aprofundamento das investigações e a consequente responsabilização civil e criminal”.

O inquérito constatou também que um cartaz publicitário sobre a vigília informava que o evento teria início às 20h, mas que por volta das 18h, os espaços reservados para os fiéis estavam lotados. A organização teria ordenado o encerramento de todos os portões, com exceção do portão VIP e do portão de número seis. Sindicância instaurada pela presidência da República de Angola constatou que para, ordenar a entrada dos fiéis por meio de uma fila, a organização abriu parcialmente o portão de número seis. Por volta das 18h30m, as pessoas começaram a ouvir cânticos e aclamações no interior do estádio e pensaram que o evento teria sido iniciado, começando a forçar a entrada. “Devido a pressão exercida sobre o referido portão os membros da segurança da Igreja que se encontravam do lado interior não resistiram ao fluxo imediato, verificando-se a queda dos fiéis em cadeia, agravada pelo declive do túnel de acesso, pela falta de iluminação e pelo pavimento escorregadio em virtude do derramamento da designada “água consagrada” que estava a ser distribuída aos crentes”, diz a nota da presidência.

Mais igrejas com as atividades suspensas
Por conta do episódio, a nota dos Órgãos de Auxiliares da Presidência da República orienta ainda que as Igrejas Mundial do Poder de Deus, Mundial do Reino de Deus, Mundial Internacional, Mundial da Promessa de Deus, Mundial Renovada e Igreja Evangélica Pentecostal Nova Jerusalém também suspendam suas atividades. Estas igrejas não são reconhecidas pelo Estado angolano, mas realizam cultos religiosos.

A suspensão, segundo a agência, deve vigorar enquanto durarem as investigações da Procuradoria-Geral da República. Procurada, a Igreja Universal informou que vai se pronunciar na tarde desta terça-feira.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: