Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

‘Prometo minha incondicional obediência e reverência ao futuro Papa’ - Bento XVI se reúne com cardeais no último dia como chefe da Igreja

No dia da renúncia, Bento XVI promete 'incondicional obediência' ao futuro Papa
No último dia como chefe da Igreja, o Papa Bento XVI se reuniu com cerca de 100 cardeais no Vaticano para o tradicional ritual de "beija-mão". No final da tarde desta sexta-feira, o religioso se despede da liderança da Igreja Católica, após anunciar sua renúncia em meados de fevereiro. No evento, ele conversou com colegas, sorriu em vários momentos e prometeu incondicional obediência ao próximo Papa e desejou que o religioso seja iluminado. 
- Continuarei com vocês nos próximos dias. Prometo desde já minha incondicional obediência e reverência ao futuro Papa. Que o senhor mostra aquele que Ele deseja - afirmou o Papa Bento XVI.

Na introdução da cerimônia, o cardeal Angelo Sodano agradeceu o empenho do Pontífice pelo bem da Igreja e disse que "cumpriu-se um tempo de Deus". - Gostaria de agradecer, as mesmas palavras comoventes que expressou ao povo sua Vossa Santidade, e que hoje se prepara para nos deixar. Cumpriu-se um tempo de Deus, com o advento de novos céus e novas terras, revivendo a experiência dos discípulos - afirmou Sodano.

A maior parte dos cardeais presentes no evento chegou recentemente ao Vaticano para participar do conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI. A cerimônia ainda não tem data marcada, mas deve ser iniciada na primeira metade do mês de março. Após cumprimentar os cardeais, o Pontífice deve retornar a seu apartamento para preparar sua viagem a Castelgandolfo, residência de verão dos Papas católicos região do Lácio, na Itália. Ele permanecerá no local por dois meses e depois deve se mudar para um convento de clausura. 

A último dia do papado de Bento XVI será meticulosamente regrado. Às 16h55, Bento XVI receberá as honras de um piquete da Guarda Suíça no pátio de São Damaso. Ele irá se despedir do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, do decano do Colégio Cardinalício, cardeal Angelo Sodano e outros colaboradores, no heliporto, de onde partirá para sua viagem.

Em sua chegada a Castelgandolfo, às 17h15, o Papa será acolhido pelo Cardeal Giuseppe Bertello, presidente do governo do Estado da Cidade do Vaticano. Em seguida, Bento XVI fará uma saudação aos fiéis, do balcão do Palácio Apostólico de Castelgandolfo. Às 20h, começa o período de Sé Vacante, quando a Igreja Católica ficará sem um Papa.

Nota dos editores do Blog Catolicismo: Toda a imprensa faz uma especulação exagerada sobre quem será eleito papa e sobre o comportamento de Sua Santidade Bento XVI em relação ao seu sucessor.

Entendemos ser DEVER de todo católico considerar que:
- durante o conclave para eleição de um novo papa,  os cardeais estão sob orientação direta do Divino Espírito Santo, não havendo espaço para politicagem, indução de voto e outras práticas da política profana;

- quanto a postura que o Papa Bento XVI  vai adotar em relação ao seu sucessor, cabe ter em conta que estamos tratando da sucessão do líder da Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo e com isso não há espaço para interferencia do Papa Emérito - não podemos, nem devemos, jamais, sequer supor que Bento XVI  adotará o inconveniente comportamento usado pelo ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, em relação a sua sucessora.

Nenhum comentário: