Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

'Sou um simples peregrino iniciando a última parte de sua jornada', diz Bento XVI



Papa Bento XVI deixa o Vaticano

Joseph Ratzinger chega de helicóptero a Castelgandolfo, onde permanecerá nos próximos dois meses

Sinos começaram a tocar quando o helicóptero fechou as portas
Após dois dias de uma emocionante e tradicional despedida, o Papa Bento XVI deixou o Vaticano na tarde desta quinta-feira com sinos soando por toda a capital italiana. Joseph Ratzinger partiu de helicóptero em direção a Castelgandolfo, ao sul de Roma, onde passará os primeiros dias após sua renúncia anunciada em meados de fevereiro. Ele foi acolhido por fiéis, que levaram cartazes de gratidão e homenagem em seus últimos momentos como líder da Igreja Católica. Da sacada, ele disse ser um “simples peregrino” e anunciou que depois das 20h (16h no Brasil) não será mais Pontífice. Bento XVI agradeceu o amor e afeto do público e afirmou que vai trabalhar pelo bem da Igreja. Esta foi provavelmente a última aparição pública de Ratzinger como Papa. 
Não sou mais Pontífice, sou um simples peregrino que está iniciando a última etapa de sua jornada. Desejo trabalhar com minha oração e com toda minha força interior e moral pelo bem da Igreja - disse. - Estou feliz de estar com vocês. Obrigado pela vossa amizade e vossa fé.

VÍDEO DA DESPEDIDA DO PAPA

 

  Video da chegada do Papa a Castelgandolfo

Ainda no Vaticano, um grupo de cardeais, bispos, sacerdotes, monges e funcionários da Santa Sé acompanhou a saída do Papa, saudado com fortes aplausos ao deixar o Palácio Apostólico. Entre lágrimas e sorrisos, fiéis, turistas e curiosos assistiram à despedida por telão e também aplaudiram o líder da Igreja Católica.

Ratzinger foi acompanhado por seu secretário pessoal, Georg Gänswein, em um trajeto que durou cerca de cinco minutos de carro até o heliporto do Vaticano, onde foi saudado pela guarda suíça. Sinos do Vaticano e de todas as Igrejas de Roma começaram a tocar, enquanto as portas do helicóptero da Força Aérea italiana se fechavam.

Pelo Twitter, o Pontífice se despediu dos fiéis, provavelmente sua última mensagem antes que seu perfil seja desativado: “Obrigado por vosso amor e proximidade. Que experimentem sempre a alegria de ter Cristo como o centro de vossas vidas”, escreveu Bento XVI, o primeiro Papa a criar uma conta nas redes sociais. Mais cedo, ele se reuniu com cerca de cem cardeais para cumprimentá-los, receber homenagens e participar do tradicional ritual de “beija-mão”. Às 20h (16h no Brasil), começa o período de Sé Vacante, quando a Igreja Católica ficará sem um Papa e será governada pelo Camerlengo, o cardeal italiano Tarcisio Bertone.

Clique aqui para GALERIA‘ÚLTIMO DIA DO PAPA BENTO XVI NO VATICANO’

Nenhum comentário: