Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

terça-feira, 5 de maio de 2009

Algumas diferenças entre o Catolicismo e o Protestantismo - Parte II

Premissas Básicas – Diferenças entre o Catolicismo e o Protestantismo

continuação...

Os Judeus de Alexandria chegaram a traduzir os livros sagrados hebraicos para o grego entre
250 e 100 AC.. Jesus e os Apóstolos citam o A.T. 350 vezes. Pois bem, destas 350 citações, 300 são tiradas da Bíblia dos setenta. Isto demonstra, sem dúvida, que os livros deuterocanônicos contém a Palavra de Deus autêntica e revelada. Verificamos também que nos escritos do N.T. há citações implícitas dos livros deuterocanônicos.

Vejamos algumas:
- ROM 1, 19-32 = Sabedoria 13, 1-9;
- ROM 13, 1 = Sabedoria 6, 3;
- MAT 27, 43 = Sabedoria 2, 13.18;
- TIA 1, 19 = Eclesiástico 5, 11; (obs.: Eclesiástico também é conhecido como
Sirácida)
- MAT 11, 29s = Eclesiástico 51, 23-30;
- HEB 11, 34s = 2 Livro dos Macabeus 6, 18 - 7, 42;
- APO 8, 2 = Tobias 12, 15.

A Bíblia dos Setenta sempre foi, desde o início da Igreja, a Bíblia utilizada pelos cristãos de
todo o mundo.
2) Fundamentação para a Fé e Doutrina:

- Para os Protestantes: só a Bíblia (Livre Exame);
- Para os Católicos: Bíblia, Tradição e Magistério.

Com a cisão no cristianismo, os cristãos protestantes resolveram rever o entendimento da
Igreja com relação aos seus ensinamentos e, uma das decisões foi não mais aceitar a Tradição e o
Magistério da Igreja Católica, além de optar pela Bíblia hebraica.
Segundo o Protestantismo, o método para se obter a verdadeira interpretação da Bíblia, é
através do livre exame, isto é, ao lermos e refletirmos sobre a Palavra de Deus, oramos ao Espírito Santo e lhe suplicamos que nos revele a verdadeira interpretação da passagem bíblica lida.
Já a Igreja Católica ensina que, não somente a Bíblia Sagrada é fonte de revelação e
ensinamento de Deus para nós, mas também a Tradição e o Magistério.

Vejamos o que a própria Bíblia nos diz a respeito disto:
· Livre Exame:
II PED 1, 20-21: “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de
interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana.
Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus”.

· Tradição:
Alegam os protestantes não aceitar a Tradição, entre outros motivos, pelas palavras de Jesus em Mat 15, 2-3, vejamos então este texto:
MAT 15, 2-3: “Por que transgridem teus discípulos a tradição dos antigos? Nem mesmo lavam
as mãos antes de comer. Jesus respondeu-lhes: E vós, por que violais os preceitos de Deus, por causa da vossa tradição?”.


É necessário esclarecer que, a tradição à qual Jesus se refere na passagem narrada segundo
Mateus, é a tradição ( ensinamentos) dos homens e que muitas vezes contradizem a Palavra de Deus. A Tradição ensinada pela Igreja e proclamada também, como fonte de revelação da Palavra de Deus, nada mais é que, o ensinamento oral de Jesus e dos Apóstolos que não foi escrito em pergaminhos (livros), mas que só foi ensinado oralmente.
Tradição e Bíblia não se contradizem mas sim, se complementam e se confirmam uma a
outra.
Vejamos o que a Bíblia diz a respeito:
II TIM 3, 16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para
repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito,
capacitado para toda boa obra”.
JOA 20, 30-31: “Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres,
que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome”.
JOA 21, 25: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso
que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever”.
ATO 20, 35: “Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir aos fracos, e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto Ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!”.
II TES 2, 15: “Assim pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós
aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa”.
II TIM 2, 1-2: “Tu, portanto, meu filho procura progredir na graça de Jesus Cristo. O que de
mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros”.

· Magistério:
Ao contrário do Livre Exame pregado pelos protestantes a Igreja Católica prega que a interpretação da Bíblia é revelada pelo Espírito Santo à sua Igreja, esta Igreja na pessoa dos Bispos e Papas forma o Magistério que nada mais é que os esclarecimentos da Igreja, em nome de Deus, sobre a interpretação correta da Palavra de Deus.
Há uma grande diferença entre o Magistério da Igreja Católica e o Método do Livre Exame
dos protestantes. No Protestantismo existem várias explicações diferentes para um mesmo ponto doutrinário, algumas até contrárias umas as outras. Já no Magistério da Igreja Católica, o entendimento é um só e aceito e pregado pelo mundo inteiro, em todas as paróquias, dioceses e em toda a Igreja Católica.

Pois se o Magistério da Igreja se pronuncia a respeito de um ensinamento, dúvida de fé ou
dogma é porque ela não tem dúvida de que o que ela proclama é confirmado por Deus, na pessoa do Espírito Santo, pois quando não sabe, se cala. Esclareça-se que o Magistério não é fonte de revelação da Palavra de Deus, mas apenas esclarece e corrige entendimentos errôneos sobre a Palavra de Deus.
Vejamos o que a Bíblia nos fala a respeito deste assunto:
JOA 14, 26: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vosá
todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos tenho dito”.

JOA 16, 12-13: “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.
Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.
JOA 20, 22-23: “Depois destas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: ‘Recebei o Espírito
Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos’”.
LUC 24, 45: “Abriu-lhes então o Espírito para que compreendessem as Escrituras”.
ATO 2, 1-4a : “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De
repente veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceram-lhes, então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiam e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo ...”.
ATO 15, 28: Com efeito, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor outro peso
além do seguinte indispensável...”.
ATO 16, 4-5: “Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões
que haviam sido tomadas pelos Apóstolos e anciãos em Jerusalém. Assim as Igrejas eram confirmadas na fé, e cresciam em número de dia para dia”.
EFE 2, 19-20: “Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos
dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus”.
II PED 3, 15-16: “Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como
também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o Dom da Sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras”.
MAT 28, 19-20: “Ide, pois ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

Pois bem, esta é a promessa de Deus para a sua Igreja, estar conosco ”todos os dias até o fim
do mundo”.
As Igrejas Protestantes surgiram só por volta do ano de 1519. Conforme alguns protestantes afirmam, a verdadeira Igreja de Jesus não é a Igreja Católica e sim a Igreja Protestante. Então Jesus só passou a cumprir a sua promessa a partir de 1519? E antes, no período compreendido entre a sua morte/ressureição e 1519? Reflita bem.
Será que Jesus só começou a cumprir a sua promessa a partir de 1519 e até este ano não havia Igreja?


continua...

Nenhum comentário: