Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Algumas diferenças entre o Catolicismo e o Protestantismo - Parte III

Premissas Básicas – Diferenças entre o Catolicismo e o Protestantismo

continuação...

Será que Jesus só começou a cumprir a sua promessa a partir de
1519 e até este ano não havia Igreja?

Respondemos que não. A verdadeira Igreja de Jesus é aquela que vem desde os Apóstolos,
mas que foi dividida pelos homens. Jesus não queria a divisão da sua Igreja, apesar de saber, como Deus, que isto iria acontecer.
Vejamos o que o próprio Jesus nos fala contra a divisão da sua Igreja:
JOA 17, 21-23: “A fim de que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que
eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviastes, eu lhes dei a glória que me deste para que sejam um como nós somos um: Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e para que o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim”.
Vejamos o que mais a Bíblia nos fala a respeito:


EFE 4, 1-6: “Exorto-vos, pois – prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida
digna da vocação à qual fostes chamados, com toda humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sêde solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sêde um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos”.

2 - A Questão da Fé e Obras para a nossa salvação
Com relação a nossa salvação, basta-nos a fé? Ou temos que ter fé e obras? Para os
protestantes só a fé basta, não precisamos de obras para a nossa salvação.Para os católicos a fé e as obras.
Precisamos sim ter fé, mas as obras são indissociáveis, inseparáveis da fé, isto é, não existe salvação e verdadeira fé sem as obras. Citam os protestantes, para demonstrar seu embasamento doutrinário, várias passagens de São Paulo, entre elas as seguintes:
ROM 10, 9-10.13: “Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu
coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”;
ATO 16, 29-31: “Então o carcereiro pediu luz e entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e
Silas. Depois os conduziu para fora e perguntou-lhes: ‘Senhores, que devo fazer para me salvar?’- Disseram-lhe: ‘Crê no Senhor Jesus, e serás salvo tu e tua família’ ”;
GAL 2, 16: “Sabemos, contudo, que ninguém se justifica pela prática da Lei, mas somente pela
fé em Jesus Cristo. Também nós cremos em Jesus Cristo, e tiramos assim a nossa justificação da fé em Cristo, e não pela prática da Lei. Pois, pela prática da Lei, nenhum homem será justificado.
Porém, como sempre lembra a nossa Igreja, antes de se interpretar um ponto doutrinário
bíblico:
II TIM 3, 16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender,
para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”.

E, se toda a Bíblia é inspirada por Deus, nela não existe erro de ensinamento doutrinário,
nem contradições. Portanto vejamos outras passagens bíblicas que tratam da Fé e Obras:
I COR 13, 1.2.8.13: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver
caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade não sou nada. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém a maior delas é a caridade”;

MAT 25, 31-46: “Quando o filho do homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele.
Sentar-se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas a sua direita, e os cabritos a sua esquerda. Então, o Rei dirá aos que estão a direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfêrmo e me visitastes;estava na prisão e viestes a mim’. Perguntar-lhe-ão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino, e te acolhemos; nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfêrmo ou na prisão, e te fomos visitar?’.
Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um
destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’. Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu, e não me vestistes; enfêrmo e na prisão, e não me visitastes’.
Também estes lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede,
peregrino, ou nu, ou enfêrmo, ou na prisão, e não te socorremos?’ E ele responderá: ‘Em verdade
eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.’ E estes irão para o castigo eterno, e os justos para a vida eterna”;

continua...

Nenhum comentário: