Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

segunda-feira, 4 de março de 2013

A escolha realizada em um conclave é guiada pelo Divino Espírito Santo e os cardeais não devem, nem podem, adotar o comportamento dos eleitores de um primeiro-ministro

Eis-nos em plena "sede vacante". Peçamos ao Espírito de Deus que ilumine os cardeais para que tenhamos um Papa santo!

Aumenta a pressão por acesso a dossiê secreto durante conclave 

Cardeais querem saber o conteúdo do documento entregue ao Papa Bento XVI, dizem representantes brasileiros

Circula o rumor de que os três religiosos que escreveram o relatório estariam preparando resumo para apresentar nas discussões

Cardeais iniciam nesta segunda-feira em Roma a reunião fundamental que vai prepará-los para a escolha do futuro Papa. A atmosfera do encontro - conhecido como congregação geral - é espiritual, segundo os participantes, e em nada lembra o bate-boca de um Parlamento italiano. Mas desta vez, sob o choque do mais dramático gesto da História recente da Igreja - a renúncia de um Papa -, os cardeais chegam com uma cobrança: querem saber o conteúdo do dossiê secreto entregue ao Papa Bento XVI, pouco antes da renúncia, relatando problemas comprometedores à imagem já desgastada da Igreja. E os nomes dos responsáveis.

O cardeal Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador, veterano na participação em conclaves, foi incisivo: não são apenas os brasileiros que querem saber. - A gente quer saber. Todo mundo está interessado em saber. Por que não foi dado até agora? Eu também estou querendo saber o que tem nesse dossiê.Outro cardeal, Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também cobrou: - Por que o cardeais que estão reunidos agora, que são conselheiros mais próximos do Papa e que vão votar no Papa, não podem ter essas informações? Acho que é mais do que justo e necessário que os cardeais tenham as informações sobre o conteúdo do dossiê.

Segundo Paolo Rodari, ex-diretor do “Observatório Romano” e atual vaticanista do “La Repubblica”, dois cardeais - o austríaco Christoph Schönborn e o alemão Walter Kasper - pediram uma mudança de rota em relação aos anos de mau governo no Vaticano e deixaram claro que querem saber o que consta da investigação. Neste domingo, pela primeira vez em oito anos, não houve missa na Praça de São Pedro. Horas antes da abertura do encontro de cardeais, marcado para as 9h30m de Roma (4h30m) de Brasília, muitos deles continuavam sem saber se o Vaticano liberaria a informação antes do conclave. Circula o rumor de que os três cardeais que escreveram o dossiê secreto estariam preparando um resumo para apresentar nas discussões. Ou passariam discretamente informações a alguns cardeais. Mas ninguém confirma ou desmente. - Não ouvi falar nada até agora, mas pode ser que isso esteja previsto, porque não fomos só nós. Outros cardeais já se manifestaram sobre a necessidade de conhecer o conteúdo essencial do informe — disse o cardeal Damasceno. 

Influência no conclave
O teólogo James Weiss, do Boston College, descreve um clima de desconfiança entre os cardeais: - Desta vez, os relatórios vão ser apresentados pelo camerlengo, que é o ex-secretário de Estado Tarcisio Bertone, que todos acreditam ser responsável pelos problemas. Eles não sabem se Bertone vai tentar fazer com que os problemas pareçam menores do que são.

O cardeal Damasceno não descarta a hipótese de que ele próprio peça as informações, caso outros não o façam.- Pode ser que eles mesmos (dirigentes das congregações) tomem a iniciativa de nos dar as informações - disse.  O monsenhor Antonio Luiz Catelan, assessor da Comissão da Doutrina da Fé da CNBB, avalia que, “dependendo do problema revelado”, o dossiê pode influenciar na escolha do Pontífice: - Se ele incide em problemas administrativos, vão querer um candidato com dotes administrativos para Papa. Se são questões doutrinais, vão querer um Papa mais teólogo. 

Mas Catelan minimiza a gravidade do conteúdo do dossiê, dizendo que tem a convicção de que nenhum cardeal está implicado em denúncias: seus nomes podem constar do documento, mas como pessoas que prestaram depoimentos. - Minha opinião? Não, está é uma convicção. Conhecendo os cardeais, com quem convivo, posso dizer que não há cardeal envolvido - garantiu.

Além das revelações do dossiê secreto, as reuniões preparatórias desta semana vão decidir uma data importante: o início do conclave, quando os 115 cardeais ficarão trancados e incomunicáveis na Capela Sistina do Vaticano, em meio aos afrescos dos maiores artistas da Renascença, como Michelangelo, Rafael, Bernini e Botticelli. A aposta em Roma é que o conclave aconteça em torno dos dias 10 e 11. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, garantiu que para tomar tal decisão é preciso que todos os cardeais com direito a voto estejam presentes - o que ainda não é o caso. A reunião de hoje será aberta pelo cardeal argentino José Saraiva Martins. Em entrevista ao jornal “Il Messaggero”, ele explicou que estas reuniões preparatórias para o conclave têm como objetivo “nos ajudar a focar nos principais problemas da Igreja em relação à sociedade contemporânea, o declínio dos fiéis, as vocações”. Ele disse ainda que as discussões serão muito democráticas e que cada um pode tomar a palavra e intervir livremente, até mesmo sobre o caso VatiLeaks, de vazamento de dados. 

Vários temas podem surgir nos debates das congregações. O cardeal Majella, por exemplo, gostaria de uma discussão sobre a formação dos sacerdotes, onde ele vê um grande problema: homens estão procurando o sacerdócio como status, uma carreira, e se esquecendo da dimensão que deveria contar mais - a espiritual. Isso vai na mesma linha de Bento XVI, que se queixou do carreirismo na Igreja. - Vê-se uma procura pelo sacerdócio, mas como status. Sobretudo nas regiões mais carentes, fulano chega de pé no chão e depois já com o terno todo bonito. A formação tem sido um pouco superficial - disse. 

Já para o cardeal Damasceno, as discussões nestas reuniões podem ajudar a escolher seus candidatos a Papa. - Seria muito interessante ouvir representantes de cada continente, ouvir um pouco de como está vivendo a Igreja nesses locais, os desafios que ela está enfrentando. Isso daria uma visão de mundo fundamental - opinou.

Nota dos editores do Blog Catolicismo: percebe-se,  pelo que a imprensa tem noticiado, nesses  dias que antecedem o conclave para escolha do sucessor de Bento XVI, uma atmosfera de escolha de um primeiro-ministro, em que os eleitores precisam conhecer em quem vão votar.
Com o devido respeito aos cardeais - além do respeito que merecem pela posição que ocupam na hierarquia da Igreja Católica, temos que ter sempre presente que um deles sairá do conclave Papa - sentimo-nos no DEVER de destacar que durante um conclave o que deve prevalecer é a busca pela iluminação do Divino Espírito Santo para que o escolhido seja um Papa Santo.
O clima de competição, de curiosidade - justificável na escolha de autoridades profanas - não pode existir.

Nenhum comentário: