Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

terça-feira, 12 de março de 2013

Conclave - dez curiosidades

Eis-nos em plena "sede vacante". Peçamos ao Espírito de Deus que ilumine os cardeais para que tenhamos um Papa santo!


Curiosidades sobre os conclaves

1ª/10  - Conclave mais longo


Conhecida como a Cidade dos Papas, por ter acolhido a sede do papado por 24 anos, de 1257 a 1281, Viterbo entrou para a história de recordes da Igreja Católica por ter sido palco da mais longa eleição de um Pontífice até hoje, com uma duração de quase três anos. Após a morte de Clemente IV, em 29 de novembro de 1268, o conclave que elegeu seu sucessor, Gregório X, se estendeu até 1º de setembro de 1271. A interminável disputa no conclave exasperou os fiéis e as autoridades de Viterbo. O eleito, finalmente, foi Teobaldo Visconti, que nem padre era.

2ª/10 - Cardeais começaram a votar apenas em 1179


Depois de vários abusos no sistema eleitoral para escolha do Papa - um aristocrata, Sergio di Caere, chegou a ser eleito duas vezes, segundo o livro "Conclave", de John Allen - o Papa Nicolau II propôs restringir a eleição a cardeais, na época arcebispos que dirigiam importantes paróquias romanas. E em 1179, Alexandre III especificou que a eleição papal era prerrogativa apenas e exclusivamente de cardeais.

3ª/10 - Sigilo total

Até o início do século XX, a eleição de um papa poderia ser vetada por reis europeus ou pelo Imperador Romano. Esse poder, raramente invocado, foi ultilizado no conclave de 1903 que iria substituir o Papa Leão XII. O secretário do Vaticano liderava a votação quando sua eleição foi vetada pelo imperador austríaco Francisco José. O vencedor, Giuseppe Melchiorre Sarto, tornou-se Pio X - e prontamente aboliu o poder de veto real. Ainda assim, a memória da intervenção externa continuou a pesar sobre o Colégio dos Cardeais. Agora eles dispõem de um hotel no Vaticano para estada antes de as votações começarem e estão proibidos de ter qualquer contato com o mundo exterior: sem telefones, jornais ou Twitter.

4ª/10 - Aclamação espontânea

Eleito em 1621, o Papa Gregório XV foi o último a ser escolhido por "aclamação espontânea", quando todos os cardeais, que acreditam estar agindo sob a influência do Espírito Santo, proclamam o nome do mesmo candidato. Logo depois de tomar posse, Gregório mudou as normas do conclave exigindo o fim da regra e determinando que o nome do eleito deveria ser confirmado por escrito em uma cédula.

5ª/10 - Papa aos 18



O Papa João XII tinha apenas 18 anos quando foi eleito, em 955. Inexperiente como governante, reivindicou os direitos temporais da Igreja e criou os bispos-condes. Foi descrito por alguns historiadores como libertino, criminoso e sanguinário e, assim, devido à sua vida imoral - e inadequada para o posto - foi deposto pelo imperador germânico, nove anos depois de ter sido eleito. Foi substituído por Leão VIII (963-964) e assassinado um ano depois, por um marido traído, reza a lenda.

6ª/10 - Só para menores de 80



O Papa Paulo VI foi o primeiro a excluir da eleição membros do Colégio Cardeal que tivessem mais de 80 anos, regra confirmada por João Paulo II. A mudança fez parte de uma reforma mais ampla de Paulo VI, que incluía a idade obrigatória de 75 anos para a aposentadoria dos bispos. A ideia era tentar estabelecer limites para os cargos de liderança da Igreja Católica, garantindo que nenhum grupo de pessoas, e portanto de ideias, dominasse a Igreja por muito tempo.

7ª/10 - Entrevista polêmica



A entrevista pré-conclave mais famosa foi concedida pelo cardeal italiano Siri Giuseppe, antes do segundo conclave de 1978. Ele teria concordado em falar a um jornal italiano, desde que sua entrevista fosse publicada depois do início do conclave. Mas as declarações - em que ele rejeitava explicitamente a colegialidade episcopal - foram divulgadas antes do previsto. Boatos sugerem que Giovanni Benelli, seu principal rival, induzira a Gazzetta del Popolo a publicar a reportagem antes da data acordada.

8ª/10 - Doentes podem ser acompanhados



Regras instituídas por João Paulo II permitem que cardeais que estejam gravemente doentes sejam acompanhados por um enfermeiro dentro do conclave, mesmo durante o período da eleição. Os enfermeiros, além do pessoal de limpeza e cozinheiros que permanecerem na Capela Sistina devem fazer um juramento para guardar segredo.

9ª/10 - Dois terços dos votos



Para pôr fim à discórdia criada quando dois ou mais candidatos recebiam o mesmo número de votos, o papa Alexandre II estabeleceu, em 1169, a regra de que um candidato deve receber dois terços para ser eleito como Papa.

10ª/10 - Batalhão da imprensa


Mais de cinco mil jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas já se credenciaram na Santa Sé para acompanhar o conclave deste ano. Além das 600 credenciais permanentes, o Vaticano emitiu 4.432 temporárias. Somente em um dia, na segunda-feira passada, foram 207 novos credenciados. Os jornalistas representam 1.004 veículos editoriais de 65 países, em 24 idiomas diferentes.

 

 



Nenhum comentário: