Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ofício das Trevas - Quarta-feira da Semana Santa - Quarta-feira das Trevas



Ofício das Trevas

Quarta-feira da Semana Santa
  
Havendo sacerdote ou diácono, ele preside, de acordo com a precedência. Deve vestir vestes corais de acordo com seu estado. Não se usam estolas ou pluviais. Os demais clérigos usam também vestes corais. Se um sacerdote ou diácono presidir, deve haver um cerimoniário e alguns acólitos, com sobrepelizes. Um dos acólitos é o encarregado de extinguir as velas após os salmos. É bom haver um grupo de cantores, para entoar os hinos, as antífonas e os salmos.

Se apenas leigos celebrarem o Ofício, um deles dirigirá, com as adaptações indicadas. Se esses leigos forem seminaristas ou religiosos, usarão veste talar ou hábito, com sobrepeliz.

No centro do local onde se celebra o Ofício das Trevas, preferencialmente no coro antes do presbitério, coloca-se um ambão, de onde se dirá os salmos, leituras e orações. O presbítero sentará na sede, acompanhado de dois diáconos, ou de um diácono e o cerimoniário, ou do cerimoniário e outro acólito, se houver. Sendo o diácono a presidir, senta-se ao seu lado o cerimoniário e outro acólito, se houver. O Bispo senta-se no trono ou no faldistório, de acordo com as regras do Cerimonial dos Bispos.

O candelabro de trevas, constando de quinze velas, é colocado em frente ao altar, à sua direita. Essas velas serão apagadas, aos poucos, durante o rito. Além do candelabro de trevas, as velas que circundam o Altar podem estar acesas, como se faz durante a Missa, e serão apagadas durante o Cântico de Simeão. Um apagador de velas é colocado perto do candelabro de trevas.

Não se usa cruz processional nem velas processionais ou tochas durante o Ofício das Trevas.

Dando início à celebração, os clérigos em veste coral, cerimoniários, acólitos e cantores ou coro entram em silêncio e reverência, de forma processional, vindo o celebrante por último, e se aproximam do altar. Genuflectem ao Santíssimo Sacramento, ou, em sua falta, inclinam-se profundamente diante do altar, e vão para seus lugares.

Para a extinção de cada vela, o acólito responsável pega o apagador, reverencia o altar e vai ao candelabro para cumprir sua função.

Na Abertura, no Cântico de Simeão, nas orações, bem como na despedida, todos permanecem de pé. No salmo e leituras, permanecem sentados, exceto quem lê ou entoa o salmo. Na Abertura , faz-se o sinal-da-cruz sobre o corpo, e no Cântico de Simeão e na bênção, também.


Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”

Abertura
Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! (bis)
Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis)

Ó Deus santo e forte, imortal Senhor, (bis)
Tem compaixão de nós por teu grande amor! (bis)

Venham vigiar, nos pede o Senhor, (bis)
Com ele vigiemos, fiéis no amor! (bis)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)

Venham com fervor para a oração, (bis)
Já se aproxima a Páscoa da Ressurreição. (bis)

Recordação da Vida
Irmãos e irmãs, recordamos nesta noite a hora em que Cristo Jesus entrou em agonia no Horto das Oliveiras, recordemos todos aqueles que no mundo inteiro, a estas horas, se encontram angustiados, desesperados, quem sabe, porque a vida se tornou para eles um “beco sem saída...”
Coloquemos aqui as nossas próprias angústias (silêncio).
Em tudo isso, é a própria agonia de Cristo que continua e se prolonga na vida dos homens e mulheres sofredoras, discriminados, excluídos da sociedade. “Rostos de Cristo” mais uma vez levando cusparadas e bofetões.

Neste ano 2011, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e a vida no planeta”, e como lema “A criação geme em dores de parto (Rm8, 22)”. Seguindo esta ideia é que a CNBB propõe que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis.

Trazemos para este momento de oração os irmãos e irmãs que se encontra nas trevas dos vícios, das drogas; nas trevas das prisões, dos hospitais; no mundo da prostituição, da corrupção, da violência..., enfim, todos aqueles que sofrem, nos quais Cristo sofre neles.

Meu povo, preste atenção
(Lamentações)
Meu povo preste atenção
Ao canto que eu entoar
No tempo de Jeremias
Tamanho foi o meu penar
Que estas lamentações
De "A" a "Z" vou cantar:

Diz um "A", diz um "A", diz um "A":
Ah! Como está tão deserta
Quem era tão povoada;
Parece pobre viúva
Quem antes se orgulhava;
Rainha entre as nações,
Hoje ao imposto obrigada!
Diz um "BÊ", diz um "BÊ", diz um "BÊ":
Banhadas ´stão suas faces,
Corre o pranto a noite toda,
Daqueles que a amavam,
Já ninguém mais a consola;
Dos seus amigos traída,
São inimigos agora.
Diz um "CÊ", diz um "CÊ", diz um "CÊ":
Cercou Judá a vergonha,
Escrava foi desterrada,
Em terra estranha hoje mora
Sem paz, sem lar, sem pousadas;
Aqueles que a perseguem
Agarram-na sufocada.
Jerusalém, Jerusalém,
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)


Texto: Is 55, 6-7
“Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o enquanto ele está perto. Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão.”

Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”
(obs.: apaga-se uma vela da direita e outra da esquerda)

SILÊNCIO


Diz um "DÊ", diz um "DÊ", diz um "DÊ":
De luto estão as estradas
Que rumam para Sião,
A sua festas, quem vem?...
Suas portas, que solidão!
Seus sacerdotes, suas jovens,
Toda a cidade, aflição!
Diz um "E", diz um "E", diz um "E":
Ei-los felizes, tranqüilos,
Os que de Sião se apossaram,
Pois o Senhor a castiga,
Seus crimes o provocaram,
Cativos, todos os seus filhos
Os opressores levaram.
Diz um "FÊ", diz um "FÊ", diz um "FÊ":
Fenece toda a beleza,
Sião, tão desfigurada,
Seus chefes são cães sem dono,
Parecem rês enxotada,
Caminham cambaleantes,
Tocados qual vil manada.
Jerusalém, Jerusalém,
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)


Texto: Ez 18, 30b-32
“Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer ó casa de Israel? Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém – oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!”

Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”
(obs.: apaga-se a segunda vela da direita e outra da esquerda)


SILÊNCIO


Diz um "GUÊ", diz um "GUÊ", diz um "GUÊ":
Gravados em sua lembrança,
Dias de grande aflição,
Quando seu povo aía
Dos inimigos nas mãos,
E ninguém socorria
E grande era a gozação.
Diz um "HAGÁ", diz um "HAGÁ", iz um "HAGÁ":
Havia graves pecados,
Jerusalém, quem os fez!
Quem antes muito gabava,
Cospe-lhe agora a nudez;
Gemendo, o rosto entre as mãos,
Tenta esconder sua tez.
Diz um "I", diz um "I", diz um "I":
Impuras são suas vestes,
Não quis pensar no depois;
Hoje enterra na lama,
Quem consolava se foi...
"Senhor, vê meu sofrimento,
quanto o inimigo me dói!"
Jerusalém, Jerusalém,
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)


Texto: Is 1, 16-18
“Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.”

Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”
(obs.: apaga-se a terceira vela da direita e outra da esquerda)

SILÊNCIO


Diz um "JI", diz um "JI", diz um "JI":
Jazem seus ricos tesouros
Nas mãos dos seus adversários;
Pasmada viu os pagãos
Entrar em seu Santuário,
Gente por ti proibida
De orar no encontro sagrado.
Diz um "LÊ", diz um "LÊ", diz um "LÊ":
Lamenta o povo e geme
Por um pedaço de pão;
Entrega todas suas jóias
Por sua sustentação...
"Senhor, vê até que ponto
chegou minha humilhação!"
Diz um "MÊ", diz um "MÊ", diz um "MÊ":
Meditem vocês que passam
Pelo caminho que eu vou,
Me digam, vocês me digam
Se há dor como minha dor...
E vejam como maltratam
Quem o Senhor castigou!
Jerusalém, Jerusalém,
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)

Texto: Is 53, 11b-12
“Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas. Por isso, compartilharei com ele multidões e ele repartirá suas riquezas com os valentes seguidores, pois entregou o corpo à morte, sendo contado como um malfeitor; ele, na verdade, resgatava o pecado de todos e intercedia em favor dos pecadores.”

Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”
(obs.: apaga-se a quarta vela da direita e outra da esquerda)


SILÊNCIO

Salmo 86(85) – 1ª Versão (ré maior)

“Cristo, durante sua vida terrena, fez orações e súplicas a Deus, em voz alta e com lágrimas, ao Deus que o podia salvar da morte.” (Hb 5, 7)

Em comunhão com todos os que estão dominados pelas injustiças, ou passando por qualquer sofrimento, peçamos ao Senhor vida e salvação.

1.    Senhor, me escuta e reponde, / Sou fraco e necessitado, / Me salva, sou teu amigo, / Teu servo em ti confiado.
2.    Tu és meu Deus, tem piedade, / O dia todo te invoco, / Alegra meu coração, / Pra ti, Senhor, eu me volto.
3.    Tu és perdão e bondade, / Acolhes aos que te imploram, / Atende agora esta prece, / No meu sofrer me consola.
4.    Na angústia chamo por ti, / Por tu respondes, Senhor. / Que deus faria o que fazes? / Ninguém te iguala em amor.
5.    Os povos todos virão / Louvar a tua majestade; / Tu fazes grandes prodígios, / Só tu és Deus de verdade.
6.    Me ensina o caminho certo, / Pra andar em tua verdade, / Reúne meu coração, / Que siga tua vontade.
7.    De coração agradeço / Tão grande amor tens por mim, / Tiraste-me do abismo, / Assim te louvo, sem fim.
8.    Furiosos se levantaram, / Querendo me derrubar; / Contigo não se incomodam, / Altivos querem matar.
9.    Mas tu, Senhor de ternura, / Paciente, cheio de amor, / De mim tem pena, ó Deus, / Atento a teu servidor.
10. Me dá tua força, Senhor, / Teu servo vem libertar, / E aqueles que me odeiam / Calados hão de ficar.
11. Ao Pai, Senhor, demos glória, / A Jesus Cristo também, / Ao Espírito-Mãe de amor, / Deus uno e santo. Amém!


SILÊNCIO


Diz um "NÊ", diz um "NÊ", diz um "NÊ":
Nestes meus ossos um fogo
Do alto ele ateou,
Armou-me uma esparrela
E para trás me passou,
E qual cidade arrasada,
Na solidão me deixou.
Diz um "O", diz um "O", diz um "O":
Oh! Como pesa em meu dorso
Das minhas culpas o fardo,
Que o Senhor amarrou,
Nos ombros meus pendurado;
Entregue aos inimigos,
Um pobre traste encurvado.
Diz um "PÊ", diz um "PÊ", diz um "PÊ":
Pegou meus caros valentes,
Para bem longe os mandou;
Para matar meus soldados
U´a multidão convocou;
E a capital de Judá,
Bela donzela esmagou.
Jerusalém, Jerusalém,
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)


Texto: 2Cor 6, 1-4a
“Nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.”

Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”
(obs.: apaga-se a quinta vela da direita e outra da esquerda)

SILÊNCIO

Diz um "QUÊ", diz um "QUÊ", diz um "QUÊ":
Que grande pranto que eu choro,
Meus olhos são água só;
Quem me conforta está longe,
Quem de mim sentia dó;
Meus filhos estão perdidos,
Venceu o forte, o maior...
Diz um "RÊ", diz um "RÊ", diz um "RÊ":
Reza de mãos estendidas
Sião, sem consolação;
Mando o Senhor inimigos
Acurralar a nação;
Jerusalém para eles
É lixo e podridão!
Diz um "SI", diz um "SI", diz um "SI":
Sim, justo é o Senhor,
Pois lhe desobedeci;
Vejam vocês, povos todos,
A dor que mereci:
Ver minhas filhas, meus filhos
No cativeiro, eu vi!
Jerusalém, Jerusalém,
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)


Texto: 2Cor 4, 10-11
“Por toda parte e sempre levamos em nós mesmo os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa frágil natureza. De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos.”

Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”
(obs.: apaga-se a sexta vela da direita e outra da esquerda)


SILÊNCIO



Diz um "TÊ", diz um "TÊ", diz um "TÊ":
Tentei chamar meus amantes,
Mas foram só falsidades,
Meus anciãos, sacerdotes,
Morreram foi na cidade,
Quando buscavam comida,
Passando necessidade.
Diz um "VÊ", diz um "VÊ", diz um "VÊ":
Vê, Senhor, minha tristeza,
Minhas entranhas remoem,
Meu coração se pertuba,
Pois não cumpri tua ordem;
Na rua matam meus filhos,
Em casa todos já morrem.
Jerusalém, Jerusalém,
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)


Texto: At 13, 26-30a (5º DQ)
“Irmãos, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo. Mas Deus o ressuscitou dos mortos.”

Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”
(obs.: apaga-se a sétima vela da direita)


SILÊNCIO



Diz um "XIS", diz um "XIS", diz um "XIS":
"XIS" é o mistério da dor,
gemer sem consolação;
meus inimigos me escutam,
fazem de mim gozação;
meu dia já consumaste,
o deles logo verão!...
Jerusalém, Jerusalém,
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)


Texto: 1Cor 1, 27b-30
“Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, para que ninguém possa gloriar-se diante dele. É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação.”

Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”
(obs.: apaga-se a sétima vela da esquerda)

SILÊNCIO


Diz um "ZÊ", diz um "ZÊ", diz um "ZÊ":
Zela tão bem no castigo
Que a eles vais aplicar,
Como soubeste punir-me
Por todo este pecar;
Sem conta são meus gemidos,
Meu coração a parar...
Jerusalém, Jerusalém,
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)
Volta para teu Senhor,
Volta para teu Senhor! (bis)


Texto: 1Pd 2, 21b-24 (Sexta-feira da Paixão)
“Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados.”

Refrão: “Mesmo as trevas não são trevas para ti. A noite e luminosa como o dia.”

SILÊNCIO



Do Tratado sobre o Evangelho de São João, de Santo Agostinho, bispo

(Tract. 84,1-2:CCL36,536-538)
(Séc.V)

A plenitude do amor
Irmãos caríssimos, o Senhor definiu a plenitude do amor com que devemos amar-nos uns aos outros, quando disse: Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos (Jo 15,13). Daqui se conclui o que o mesmo evangelista João diz em sua epístola: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos (1Jo 3,16), amando-nos verdadeiramente uns aos outros, como ele nos amou até dar a sua vida por nós.

É certamente a mesma coisa que se lê nos Provérbios de Salomão: Quando te sentares à mesa
de um poderoso, olha com atenção o que te é oferecido; e estende a tua mão, sabendo que também deves preparar coisas semelhantes (cf. Pr 23,1-2 Vulg.).

Ora, a mesa do poderoso é a mesa em que se recebe o corpo e o sangue daquele que deu a sua vida por nós. Sentar-se à mesa significa aproximar-se com humildade. Olhar com atenção o que é oferecido, é tomar consciência da grandeza desta graça. E estender a mão sabendo que também se devem preparar coisas semelhantes, significa o que já disse antes: assim como Cristo deu a sua vida por nós, também devemos dar a nossa vida pelos irmãos. É o que diz o apóstolo Pedro: Cristo sofreu por nós, deixando-nos um exemplo, a fim de que sigamos os seus passos (cf. 1Pd 2,21). Isto significa preparar coisas semelhantes. Foi o que fizeram, com ardente amor, os santos mártires. Se não quisermos celebrar inutilmente as suas memórias e nos sentarmos sem proveito à mesa do Senhor, no banquete onde eles se saciaram, é preciso que, como eles, preparemos coisas semelhantes.

Por isso, quando nos aproximamos da mesa do Senhor, não recordamos os mártires do mesmo modo como aos outros que dormem o sono da paz, ou seja, não rezamos por eles, mas antes pedimos para que rezem por nós, a fim de seguirmos os seus passos. Pois já alcançaram a plenitude daquele amor acima do qual não pode haver outro maior, conforme disse o Senhor. Eles apresentaram a seus irmãos o mesmo que por sua vez receberam da mesa do Senhor.

Não queremos dizer com isso que possamos nos igualar a Cristo Senhor, mesmo que, por sua causa, soframos o martírio até o derramamento de sangue. Ele teve o poder de dar a sua vida e depois retomá-la; nós, pelo contrário, não vivemos quanto queremos, e morremos mesmo contra a nossa vontade. Ele, morrendo, matou em si a morte; nós, por sua morte, somos libertados da morte. A sua carne não sofreu a corrupção; a nossa, só depois de passar pela corrupção, será por ele revestida de incorruptibilidade, no fim do mundo. Ele não precisou de nós para nos salvar; entretanto, sem ele nós não podemos fazer nada. Ele se apresentou a nós como a videira para os ramos; nós não podemos ter a vida se nos separarmos dele.

Finalmente, ainda que os irmãos morram pelos irmãos, nenhum mártir derramou o seu sangue pela remissão dos pecados de seus irmãos, como ele fez por nós. Isto, porém, não para que o imitássemos, mas como um motivo para agradecermos. Portanto, na medida em que os mártires derramaram seu sangue pelos irmãos, prepararam o mesmo que tinham recebido da mesa do Senhor. Amemo-nos também a nós uns aos outros, como Cristo nos amou e se entregou por nós.

Responsório 1Jo 4,9.11.10b
Padre. Foi nisto que a nós se mostrou o amor que Deus Pai tem por nós: enviou-nos seu Filho Unigênito para que nós vivamos por ele.
Todos: Se Deus nos amou deste modo, também nós nos devemos amar.
Padre. Deus nos amou , por primeiro, e enviou-nos seu Filho Unigênito, como vítima por nossos pecados.
Todos: Se Deus nos amou deste modo, também nós nos devemos amar.


Cântico de Simeão (Lc 2, 29-32)
(obs.: apagam-se as velas do Altar: primeiro da esquerda e depois da direita)

Como o velho Simeão, figura de todos os que esperam a realização das promessas de Deus, contemos nossa certeza de recermos d’Ele, cada dia, sua paz e salvação.

1.    Agora, Senhor, podes deixar / Partir em paz teu servidor, / Porque os meus olhos já contemplam, / Da salvação o resplendor! / Segundo a tua palavra, / Vi a tua salvação, / Manda em paz teu servidor, / No fulgor do teu clarão!
2.    Pra todos os povos preparaste / A salvação que resplendeu, / A luz que ilumina as nações todas, / A glória deste povo teu! / Glória ao Pai, glória ao Menino, / Deus que veio e Deus que vem; / Glória seja ao Deivino, / Que nos guarde sempre. Amém!


Pai nosso

Ave Maria

Oração 
Ó Deus, que fizestes vosso Filho padecer o suplício da cruz para arancar-nos à escravidão do pecado, concedei aos vosos servos e servas, a graça da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Avisos

Prova de amor maior não há

Refrão:
Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão. (bis)

1. Eis que Eu vos dou o meu novo mandamento:
"Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado".

2. Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito:
"Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado".

3. Como o Pai sempre me ama, assim também Eu vos amei:
"Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado".

4. Permanecei no meu amor e segui meu mandamento:
"Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado".

5. E chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim:
"Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado".

6. Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos:
"Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado".



Bênção e Despedida.
Faz-se o strepitus com um pedaço de madeira ou o breviário, significando o terremoto ocorrido na morte de Jesus. Os demais podem juntar-se ao strepitus com seus breviários. Apaga-se a última vela do candelabro de trevas ou pode retirá-la e colocá-la atrás do Altar, como uma das tradições antigas. Este último gesto, como também as trevas em si, simboliza que Cristo sofreu um temporário abafamento das trevas.



Obs.: para este ofício utilizamos como base o a estrutura do Ofício Divino das Comunidades. As Músicas aqui propostas são:
  • O refrão: “Mesmo as trevas...” – ODC, cd 06, fx 15 ou no livro de cantos da Diocese - nº 21
  • A abertura: uma das melodias do ODC, cd 06, fxs 39-46
  • “Meu povo preste atenção” – cd Tríduo Pascal – I: Quinta-feira Santa e Sexta-feira Santa (Cantos do Hinário Litúrgico da CNBB) – Paulus – fx. 15
  • Cântico de Simeão – ODC, cd 03, fx 39
“Prova de Amor Maior não há” – no livro de Cantos da Diocese –

Nenhum comentário: