Ao contrário dos anos anteriores, este ano, o evento ocorre no Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na 906 Sul
Começa neste sábado (29/4) a Trezena de Nossa Senhora de Fátima. Serão 14 dias consecutivos em que os devotos ser reúnem em orações e outras homenagens à santa. Após dois anos, finalmente os devotos podem voltar aos moldes tradicionais do encontro. Dessa vez, o evento ocorre no Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na 906 Sul.
O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, frei Reinaldo dos Santos, explicou a mudança de endereço. “Ainda é uma questão ligada à pandemia. Pela estrutura que é a Trezena, o espaço anterior da Igrejinha não nos deu segurança. Já o espaço do Santuário é mais seguro para acolher as pessoas. A igreja ocupa 1200 pessoas sentadas. Assim, optamos por usar o espaço do santuário para acolher melhor o público que vem celebrar conosco”, explica.
Pandemia e expectativa
Apesar de a realização do evento estar com protocolos sanitários menos rígidos, em razão do avanço no combate à pandemia de Covid-19, ainda é esperado que parte do público ainda esteja receoso para participar do evento. Entretanto, a paróquia não espera que isso impacte na adesão de público. A expectativa é que a paróquia receba entre 1000 e 1500 pessoas.
“Tem algumas pessoas ainda com medo, isso é realidade. Mas as pessoas estão voltando. O fato da festa ser realizada em um espaço amplo neste ano, com estacionamento grande, igreja espaçosa, estrutura totalmente acolhedora dá segurança para que os fiéis venham celebrar”, explica o frei Reinaldo.
Mesmo com o abrandamento dos protocolos de segurança, a paróquia ainda manterá o uso de álcool em gel para visitantes e organizadores do evento, bem como a higienização local. O uso de máscara é liberado para o público, porém obrigatório para os trabalhadores do evento. A aferição de temperatura também não será realizada.
Um público que vem de longe
Alguns fiéis têm grande expectativa no evento e vêm de longe para prestigiar o evento. Gisele Sampaio, 48 anos, é dona de uma floricultura, em Goiânia, e vem todos os anos para participar da Trezena de Nossa Senhora de Fátima, como visitante e prestando serviços de ornamentação das flores usadas nas festividades.
Gisele conta que há cinco anos participa do evento e se encantou com o acolhimento dado pela comunidade ao evento. “Minha devoção por Nossa Senhora de Fátima vem de mais tempo, mas há cinco anos me encantei com a energia da festa e os testemunhos de pessoas que chegam até mim. Aí não deixei de vir mais”, conta.
O participante mais antigo
Outro que também está empolgado para o início das festividades é o frei Venildo Trevizan, 83 anos (54 de sacerdócio), sacerdote mais antigo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Para ele, o evento tem significado especial.
“Sempre participei e tomei parte ativa, porque a Trezena em louvor a Nossa Senhora de Fátima tem uma sentido muito especial. É através dessa celebração que difundimos a devoção à Maria e temos o encontro com a comunidade e a família para expressar assim os sentimentos de louvor e gratidão”, afirma.
Uma celebração que atrai novos visitantes
“Sinto uma paz muito profunda quando estou na igreja. Esse é o primeiro ano que participo da Trezena. Estou com uma expectativa enorme por poder estar presente nesse momento para acompanhar as festividades e homenageá-la. Acho que todos deviam ter essa experiência", diz com empolgação.
As aparições de Nossa Senhora de Fátima
As celebrações da trezena relembram a primeira aparição de Nossa Senhora a três pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – em 13 de maio de 1917, na cidade de Fátima em Portugal. Segundo o relato das crianças – compilado no livro The Immaculate Heart: The True Story of Our Lady of Fátima, escrito pelo padre italiano John De Marchi – uma senhora “mais brilhante que o sol” apareceu diante deles e dizendo que a oração levaria ao fim da Primeira Guerra Mundial, e que em 13 de outubro revelaria sua identidade e realizaria um milagre – conhecido posteriormente como Milagre do Sol – “para que todos acreditem”.
O relato dos pastorinhos gerou debate na época por ser muito controverso. Os jornais locais noticiaram o fato, levando muitos peregrinos a visitarem o local. As crianças também foram levadas sob custódia por autoridades locais e interrogadas, pois acreditava-se que as profecias descritas tinham motivação política contra Primeira República Portuguesa, oficialmente secular, como descrito no livro When the Sun Danced: Myth, Miracles, and Modernity in Early Twentieth-Century Portugal, que analisa aspectos sociopolíticos da suposta ocorrência de milagres em Portugal.
Confira a programação da Trezena deste ano:
Dimensão social
30/04
18h - Bingo
20h - Jantar
1 a 13/05
17h30 - Abertura
Barraquinhas
Comidas Típicas
Músicas
Artigos Religiosos
Brincadeiras
Dimensão Religiosa
1 a 12/05
18h30 - Santo Terço
19h - Missas
13/05
18h30 - Santo Terço meditado em vários idiomas
Igrejinha - 6h30, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h
Santuário - 8h, 10h, 12h, 15h e 19h
Nenhum comentário:
Postar um comentário