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domingo, 1 de maio de 2022

1º de Maio, dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores

Seis breves reflexões sobre São José Operário

Dia 1º de maio celebramos São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.

Seis breves reflexões sobre São José Operário

 1º A pessoa de São José Operário

Quem foi São José? Ele entra em cena nos Evangelhos quase desapercebidamente. Mas o que se afirma sobre ele é que era justo, filho de Davi, esposo de Maria, pai de Jesus e carpinteiro. São poucas informações, mas de importância fundamental.  “Era um homem justo” (Mt 1.9). Justo com Deus, nele confiando profundamente; justo com o próximo, vivendo com Jesus e Maria na mais perfeita caridade; justo consigo mesmo, sendo fiel à vocação que recebeu. De fato, falava pouco, mas vivia intensamente o dia-a-dia da vida, não se subtraindo de nenhuma responsabilidade a ele confiada. O carpinteiro de Nazaré, com espírito de oração e virtuoso trabalho, tirava o sustento para si e sua família com o suor do seu rosto. Essa é a razão pela qual São José vive na alma do nosso povo. 

2º O exemplo de São José Operário na família 

São José “foi dado à humanidade para exprimir visivelmente as adoráveis perfeições do Pai, para ser a sua imagem aos olhos do Filho de Deus”. Então, como deve ser excelsa a sua santidade, a beleza desse grande santo que Deus Pai criou com suas mãos para representar a si mesmo ao Filho unigênito. O Evangelho especifica o tipo de trabalho, pelo qual José garantia a sustentação da família: o trabalho de carpinteiro. No desenvolvimento humano de Jesus «em sabedoria, em estatura e em graça» a virtude da laboriosidade era notável, e neste sentido “São José tem uma grande importância para Jesus, se verdadeiramente o Filho de Deus feito homem o escolheu para revestir a si mesmo de sua aparente filiação... Jesus, o Cristo, quis assumir a sua qualificação humana e social deste operário (Paulo VI – Alocução 19/3/1964). 

3º O sentido do trabalho 

Com São José aprendemos que o trabalho é um bem do ser humano, que transforma a natureza e torna o ser humano, em certo sentido, mais humano (Redemptoris Custos, nº23). O trabalho é um dado antropológico e se insere na relação entre ser humano e natureza. Toda atividade mediante a qual o ser humano, no exercício de suas capacidades físicas, espirituais e mentais, direta ou indiretamente, transforma a natureza a fim de colocá-la ao seu serviço confere um caráter de trabalho. 

Porque o trabalho constitui uma dimensão fundamental da existência humana, e por ele Jesus qualifica o seu estado social. Desse modo, o trabalho humano é uma chave fundamental e decisiva para a questão social, do ponto de vista da dignidade pessoal e do bem comum (Colom, 2006, p. 155).

4º Doutrina Social da Igreja e o trabalho

A doutrina social da Igreja ensina que o trabalho possui um significado particular para o ser humano e a humanidade como um todo, que determina sua dimensão ativa e criativa como característica intrínseca à sua natureza. O trabalho é a colaboração do homem e da mulher com Deus no aperfeiçoamento da criação. A moral social atenta para a necessidade de considerar no mundo do trabalho os direitos e deveres configurados a ele, como a remuneração do trabalho realizado e as devidas prestações sociais. Ou seja, o salário justo e as condições de trabalho devem ocorrer sem prejuízo da saúde, sem afetar a integridade moral, a higiene e a segurança das pessoas. O limite dos horários de trabalho e o descanso devem ser assegurados também pelos poderes públicos e pelos empregadores.

5º O lugar do trabalho na vida de um cristão

É preciso compreender o verdadeiro lugar do trabalho na vida cristã, de modo que ele contribua para o crescimento humano e espiritual das pessoas. Cumprir com diligência as atividades necessárias que nos são incumbidas profissionalmente ou no cumprimento dos nossos deveres civis, familiares e religiosos, podem contribuir no progresso da própria maturidade. O Concílio Vaticano II nos ensina que “os homens e as mulheres, ao ganhar o sustento para si e suas famílias, de tal modo exercem a própria atividade que prestam conveniente serviço à sociedade, com razão podem considerar que prolongam com o seu trabalho a obra do Criador, ajudam os seus irmãos e dão uma contribuição pessoal para a realização dos desígnios de Deus na história” (GS, n.34). Por isso, é importante discernir quando o trabalho perde essa dimensão e ocupa o lugar de Deus que não lhe é devido. Esse descontrole não é saudável, é consequência do pecado e acaba por prejudicar a vida familiar e social. 

6º A evangelização no mundo do trabalho

O ambiente de trabalho é também um lugar propício para que a evangelização aconteça. Nem sempre explicitamente, mas pelo testemunho de vida dos cristãos no mundo. O Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium exorta para que sejamos “evangelizadores que rezam e trabalham. Do ponto de vista da evangelização, não servem as propostas místicas desprovidas de um vigoroso compromisso social e missionário, nem os discursos e ações sociais e pastorais sem uma espiritualidade que transforme o coração” (EG, n.262). É com esse equilíbrio sapiencial que devemos viver a evangelização no mundo do trabalho.

São José Operário, rogai por nós!

Amém!

Texto escrito por Larissa Menegatti

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