Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

terça-feira, 14 de abril de 2009

DEUS EXISTE?

Por que se coloca em dúvida a existência de Deus?

Para muitas pessoas a fé é um mito. Para muitas pessoas, Deus é apenas imaginação dos que crêem. Mas, por que se coloca em dúvida a existência de Deus? Porque não se pode vê-lo? Não se pode tocá-lo? Será que tudo o que não se pode ver nem tocar não existe? Nem tudo! Nós vivemos num mundo que nos aguça os sentidos; estamos acostumados a tocar, a ver, a sentir o odor das diversas substâncias, ouvir sons, ruídos, etc.

Os sacramentos da Igreja estão cheios de sinais e símbolos que servem para que possamos experimentar melhor e mais profundamente o mistério envolto no sacramento. Mas são apenas sinais e símbolos, a Essência é intocável, é invisível. Somente a fé pode sondar essa Essência, somente pela fé podemos contemplar o mistério!

E aí vem novamente a pergunta: Deus realmente existe?

Se quisermos provar a existência de Deus pelos nossos sentidos, então teremos poucas e ineficazes ferramentas para tal experimentação. Deus está além dos nossos sentidos! Não porque é um Deus distante, mas porque seria reduzi-lo à condição da materialidade e, Deus não é matéria; Ele é Espírito. E, como Espírito, é invisível, é intocável. Mas Ele se deixa encontrar pela visão da fé. “Tomé, acreditaste porque viste, tocaste, felizes os que acreditarem sem ter visto, sem ter tocado!” Pela crença, pela fé, aqueles que acreditarem serão felizes, nos diz Cristo. E Cristo é real, é personagem histórico, é Homem em carne e osso e, sobretudo é Deus, o Filho de Deus encarnado!

Mas, se ainda assim, fica a dúvida sobre a realidade da existência de Deus, porque é invisível e intocável, então podemos perguntar: — O frio existe? Alguns poderão responder, mas claro que existe! Que pergunta absurda! Podemos responder, não! O frio não existe! Mas como, se eu sinto o frio? Verdade, realmente se sente o frio. Entretanto, o frio não existe, o que existe é a ausência do calor. As leis da Física nos afirmam isso.

Outro questionamento: — A escuridão existe? Não! Na verdade, o que existe é a ausência da luz. A Física estuda a luz, mas estuda a escuridão? Não! Simplesmente porque ela não existe! Em Física se fala, portanto, em presença ou ausência de luz. A luz branca pode ser estudada em seus diversos espectros, seus diversos comprimentos de onda, mas a escuridão não. Num ambiente escuro, quando se acende uma lâmpada, sua luz dissipa as trevas. Portanto, a palavra ‘escuridão’ foi criada apenas para exprimir o que ocorre quando não há luz.

Não se pode tocar o calor, assim como não se pode tocar a luz, o calor é intocável, a luz é intocável. Podemos sim, sentir o calor, podemos sim, ver a luz. Pela fé, podemos ‘sentir’ Deus presente no meio de nós; pela nossa crença, embora não possamos ‘ver’ Deus, podemos perceber sua presença, sua inspiração, sua intimidade conosco quando em oração, entramos em sintonia com Ele.

Se pararmos para observar com atenção o mecanismo de um desses relógios antigos de corda, percebemos que cada engrenagem tem sua função, cada peça por menor que seja, tem valor, pois o relógio como um todo não pode prescindir de nenhuma delas sob pena de não mais funcionar. Que inteligência está por trás desse mecanismo? A inteligência humana! O relógio é invenção humana. E o homem é criatura de Deus!

Hoje, experimentamos a era da computação. Pensemos por um momento na maravilha que é um computador em funcionamento... às vezes parece até que ele tem pensamento próprio! Quem está por trás dos “chips”, da “internet”, das grandes descobertas da Ciência, das viagens espaciais, etc., etc.? O homem, com toda sua capacidade de produção. E o homem é criatura de Deus!

Einstein, ao criar a Teoria da Relatividade, afirmou que o universo tem um raio e, que poderia ser medido utilizando-se a velocidade da luz. Ao fazer tal afirmação, ele também disse que o universo teve um começo (a Teoria do Big-Bang), está em expansão e tem um limite. Segundo seu pensamento, se o universo teve um começo e tem um limite, um fim, alguém começou. Para Einstein, quem deu origem ao universo foi Deus, por isso ele acreditava no Criador.

O nosso planeta é um pequenino ponto nesse vasto espaço do Cosmo. Somos capazes de observar e contemplar essa vastidão, essa maravilha onde tudo está no seu devido lugar, equilibrado, em harmonia.

Mais perto de nós está a natureza que nos rodeia, que bela! Desde os seres infinitamente pequenos, microscópicos, passando pelas plantas e animais, tudo está em harmonia, cada qual tem sua função, tudo está perfeitamente sincronizado. Quem está por trás dessa maravilha natural que nos cerca? Só mesmo um Ser perfeitíssimo, onipotente, de grande inteligência, com uma infinita capacidade de criar, poderia ter dado início a tudo que nos cerca. Como não pensar na existência de Deus ao contemplarmos uma pequenina flor que, na sua simplicidade, manifesta a grandeza do Criador? Como não crer que Deus existe, quando observamos o mais pequenino inseto e sabemos, pela Biologia, que ele possui tecidos, órgãos e sistemas em pleno funcionamento, sincronizado, equilibrado, dentro de seu diminuto corpo? É impossível não crer nesse Ser supremo, Criador, distinto da criatura, mas que na criação percebemos sua manifestação grandiosa.

Se tivermos fé e, olharmos ao nosso redor, sempre encontraremos Deus na beleza da criação. Ele manifesta-se no céu onde residem as estrelas, pois elas com sua luz e beleza, demonstram sua existência. Ele manifesta-se na terra, no mar, nas matas e florestas, nos montes, vales e campinas! Tudo é obra de suas mãos!

Com todo o respeito por aqueles que não crêem em Deus, por aqueles que afirmam que sua existência é apenas imaginação humana; essas pessoas, talvez enxergando, não consigam ver; percebendo, não possam sentir; tocando, não sintam a sutileza do toque de Deus e, portanto, deixam de contemplar a manifestação do Criador em tudo o que nos rodeia.

A nós que cremos em sua existência, Ele nos ama e nos cerca de carinho. Igualmente, também ama e cerca de carinho, aqueles que não crêem na presença Dele em suas vidas. O Sol nasce para todos: para os bons e para os maus; para os que têm fé e para os que não têm fé. Aí está a imensidão do amor de Deus para com todos!

Nenhum comentário: