Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Papa celebra missa em aniversário da morte de João Paulo II

O papa Bento XVI celebra na tarde desta quinta-feira uma missa solene em ocasião do quarto aniversário da morte do papa João Paulo II.

A celebração ocorre na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e contará com a presença do cardeal da Cracóvia, Stanislao Dziwisz, que foi secretário pessoal de João Paulo II por dez anos.

Karol Wojtyla (nome de batismo de João Paulo II) nasceu em Wadowice, na Polônia, em 1920, e foi Pontífice entre 1978 e 2005.

Após sofrer um atentado em 1981 em plena praça São Pedro, um turco disparou três vezes contra ele, a saúde do papa ficou debilitada e, no dia 2 de abril de 2005, João Paulo II morreu.

Naquela manhã, o Vaticano divulgou um boletim sobre a saúde do Pontífice, falando de "condições gerais, cardiorrespiratórias e metabólicas substancialmente invariáveis, e portanto gravíssimas".

Horas depois, o papa recebeu pela última vez o então secretário de Estado do Vaticano, Angelo Sodano, e por volta das 15h30, com voz muito fraca, dirigiu-se em polonês à freira Tobiana Sobotka dizendo "Deixe-me ir à casa do Pai".

João Paulo II começou a alternar momentos de consciência e inconsciência e pouco antes das 19h entrou em coma.

Seguindo uma tradição polonesa, foi acesa uma pequena vela em seu quarto escuro. Às 20h, foi celebrada ao pé de sua cama a missa da Divina Misericórdia, ao mesmo tempo em que fiéis rezavam por ele na Praça São Pedro.

Às 21h37 locais, Karol Wojtyla morreu.

Durante a audiência geral da última quarta-feira, o papa Bento XVI reiterou seu desejo de que João Paulo II seja beatificado.

Logo após a morte do papa, fiéis pediram pela beatificação do mesmo, e Bento XVI até desconsiderou o período mínimo de cinco anos para abrir um processo de beatificação.

No entanto, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, monsenhor Angelo Amato, explicou em uma entrevista à rádio Vaticana que a beatificação não tem previsão para sair, e "nem está na lista especial de causas que esperam julgamento".

Segundo o bispo, "não se pode prever o tempo preciso", uma vez que todas as fases para a beatificação devem ser cumpridas, inclusive a análise de milagres.

Nenhum comentário: