Evangelho Cotidiano
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68
3º Domingo da Quaresma
Anúncio do Evangelho (Lc 13, 1-9)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas,
— Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.
4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.
6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’
8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
MEDITANDO O EVANGELHO
«Se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo»
Hoje, terceiro domingo de
Quaresma, a leitura evangélica contem uma chamada à penitência e à
conversão. Ou, mais bem, uma exigência de mudar de vida.
“Converter-se” significa, na linguagem do Evangelho, mudar de atitude
interior, e também de estilo externo. É uma das palavras mais utilizada
no Evangelho. Lembremos que, antes da vinda do Senhor Jesus, São Batista
resumia sua predicação com a mesma expressão: «Pregando um batismo de
conversão» (Mc 1,4). E, logo depois, a predicação de Jesus se resume com
estas palavras: «Convertei-vos e crede na Boa Nova» (Mc 1,15).
Esta leitura de hoje tem, contudo, características próprias, que pedem
atenção fiel e resposta conseqüente. Pode-se dizer que a primeira parte,
com ambas as referências históricas (o sangue derramado por Pilato e a
torre derribada), contem uma ameaça. Impossível chamá-la de outro
jeito!: lamentamos as duas desgraças –então sentidas e choradas- mas
Jesus Cristo, com muita seriedade, nos diz a todos: «Se não vos
converterdes, perecereis todos do mesmo modo» (Lc 13,5).
Isto mostra-nos duas coisas. Primeiro, a absoluta seriedade do
compromisso cristão. E segundo: de não respeitá-lo como Deus quer, a
possibilidade de uma morte, não neste mundo, mas muito pior, no outro: a
eterna perdição. As duas mortes do nosso texto não são mais que figuras
de outra morte, sem comparação com a primeira.
Cada qual, saberá como esta exigência de mudança se lhe apresenta.
Ninguém fica excluído. Se isto causa-nos inquietação, a segunda parte
nos consola. O “vinhateiro”, que é Jesus, pede ao dono da vinha, seu
Pai, que espere um ano ainda. E, entretanto, Ele fará todo o possível (e
o impossível, morrendo por nós) para que a vinha dê fruto. Que dizer,
mudemos de vida! Esta é a mensagem da Quaresma. Levemo-lo, então a
sério. Os santos –São Inácio, por exemplo, embora tarde em sua vida- por
graça de Deus mudam e nos animam a mudar.(+ Cardenal
Jorge
MEJÍA
Arquivista e Bibliotecário de la S.R.I.)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Um segredo. —Um segredo em voz alta: estas crises mundiais são crises de santos» (São Josemaria)
«É preciso reconhecer que o próprio desenvolvimento econômico tem sido atormentado por desvios e problemas dramáticos. Tudo isso nos coloca sem extensão diante de decisões que afetam cada vez mais o próprio destino do homem, que, aliás, não pode prescindir de sua natureza» (Bento XVI).
«A inversão dos meios e dos fins, que chega a dar valor de fim último ao que não passa de meio para alcançá-lo, ou a considerar as pessoas como puros meios com vista a um fim, gera estruturas injustas (…). É necessário apelar para as capacidades espirituais e morais da pessoa e para a exigência permanente da sua conversação interior, para realizar mudanças sociais que estejam realmente ao seu serviço» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1887-1.888)
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