Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Igreja Ortodoxa x Igreja Católica Brasileira

A WIKIPÉDIA apresenta no verbete abaixo a explicação clara e inquestionável de encontrarmos em várias cidades no Brasil, inclusive no Distrito Federal, paróquias com a denominação Católica Ortodoxa Siriana e quando freqüentamos um templo de uma dessas igrejas notamos que de ortodoxo, de ortodoxia, só existe o nome e o fato do padre usar batina fora dos rituais e esta ser em tecido da cor preta.

No mais, todos os ritos são idênticos aos da Igreja Católica Apostólica Romana, com destaque para o uso da CRUZ LATINA, quando o usual e esperado é que uma igreja ortodoxa use a CRUZ ORTODOXA. Também causou espanto a constatação de que o Em Nome do Pai... é feito da forma latina, ou seja, o traço horizontal é feito do ombro esquerdo para o direito, quando na forma ortodoxa é do ombro direito para o esquerdo.

Não sendo intenção do Blog CATOLICISMO polemizar com qualquer igreja ou confissão religiosa – buscamos apenas esclarecer – não vamos citar o nome de nenhuma Paróquia da Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil que realiza tudo que não é usual em uma VERDADEIRA IGREJA ORTODOXA.

Teremos prazer em responder perguntas específicas sobre o tema, lembrando que toda e qualquer publicação do Blog CATOLICISMO é fruto de exaustiva pesquisa e sempre procuramos a concordância entre várias fontes.

Vamos ao verbete:
A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil é uma denominação católica e ortodoxa, cujo status canônico e relação com Patriarcado Sírio de Antioquia é disputado.
Ela é originária da Igreja Siríaca Ortodoxa no Brasil, quando seu bispo, Rabban Moussa Matanos Salama, atuando como missionário nas comunidades siríacas no Brasil desde 1959, decidiu atuar entre os brasileiros de outras etnias.

Em 1983 Rabban Moussa Matanos Salama foi sagrado bispo pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa Síria (Jacobita) de Antioquia, Ignatius Zakka I Iwas, adotando o título de Mar Crisóstomo.
A atitude de nacionalizar a Igreja Sírica levou a um cisma em 1986 e Mar Crisóstomo acabou por organizar a ICOSB recebendo alguns dissidentes da Igreja Católica Apostólica Brasileira – ICAB que necessitaram de ordenação e alguns da Igreja Católica Apostólica Romana que não necessitaram ser ordenados.

A ICOSB aceita, a princípio, os três primeiros Concílios Ecumênicos (monofisismo), apesar de que a Igreja Síria Ortodoxa participa do diálogo para a unidade cristã. Possui práticas ortodoxas respeitando elementos do catolicismo romano por sua índole ecumênica. Diferentemente das outras igrejas orientais, possui elementos sincréticos do catolicismo popular brasileiro, por exemplo não é exclusivamente iconoclasta adotando imagens nas suas igrejas. Também acreditam no purgatório. Não exigem o celibato clerical como única forma de vida imposta admitindo homens casados ao sacerdócio. Possui elementos pentecostais por causa da índole cultural e religiosa do Brasil.

A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil desde de 1990 é membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e é uma autêntica Igreja cristã de origem oriental, católica e ortodoxa por sua sucessão apostólica.
Possui paróquias em quinze estados brasileiros e uma missão na Argentina onde se encontra o Delegado Patriarcal.

O atual presidente é o Arcebispo Dom Leolino Gomes Neto da diocese de Brasília. A ICOSB vem passando por modificações na sua organização para atender as recomendações e exigências do Patriarca Sírio Ortodoxo. Possui obras sociais e assistenciais. Seus ritos obedecem a tradição de São Tiago e São Dionísio. Também celebram no rito Gregoriano, próximo ao rito latino.
A ICOSB não aparece no rol da Igreja Ortodoxa Síria, que lista no Brasil como o Vicariato Patriarcal a Igreja Siríaca Ortodoxa no Brasil. Entretanto é submissa ao Delegado Patriarcal.

Nenhum comentário: