Blog Catolicismo

Seja bem-vindo ao Blog Catolicismo

Este Blog se propõe a divulgar o catolicismo segundo princípios da Igreja Católica Apostólica Romana. Os criadores do Blog, não estão autorizados a falar em nome da Igreja, não são Sacerdotes e nem donos da verdade. Buscam apenas ser humildes e anônimos missionários na Internet. É também um espaço para postagem de orações, comentários e opiniões.
Defendemos a Igreja conservadora. Acreditamos em DEUS e nos entregamos nos braços de MARIA. Que DEUS nos ilumine e proteja.

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

AdSense

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

terça-feira, 16 de julho de 2013

Comitiva do Papa terá CTIs e sala de cirurgia de prontidão em hospital de elite



Casa de Saúde São José terá ainda duas suítes reservadas para pontífice e seus cardeais
O papa Francisco dispensou o Boeing 777 para uso exclusivo e vem ao Rio de Janeiro na próxima semana para a Jornada Mundial da Juventude em voo de carreira, além de ter escolhido uma acomodação simples em sua estada no Palácio Apostólico do Sumaré. Tal simplicidade, no entanto, não será aplicada em qualquer caso de emergência de saúde que o Pontífice e outros seis cardeais do Vaticano, por ventura, sofrerem na primeira visita internacional do novo líder da Igreja Católica.

                                                                ‘GUARDA SUÍÇA’

Tido como um hospital de elite, onde é comum artistas e outras celebridades usufruírem de serviços caros e deixarem milhares de fotógrafos de prontidão na porta da unidade em busca da melhor imagem, a Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio, será o "porto seguro" do papa Francisco, 76 anos, para qualquer eventualidade em solo brasileiro. O hospital foi o escolhido pela organização da JMJ com outros membros do Vaticano.  "Nossa missão é dar toda a logística e apoio se houver necessidade", explica o médico Roberto Hugo, chefe do setor de Cardiologia da unidade, que passará a semana da JMJ (de 23 a 28 de julho) de plantão, junto com outros médicos, sem poder se deslocar para fora do município. Somente no Centro de Tratamento Intensivo serão três profissionais prontos para servir ao Papa e aos cardeais 24 horas por dia. "Claro que se houver alguma emergência, o Papa e os cardeais serão deslocados, primeiramente, para um hospital mais próximo, dependendo da gravidade. Isso é orientação da própria Polícia Federal. Mas somos referência, e caso seja necessário, eles serão trazidos para cá", explicou ainda Roberto Hugo.

A diária do CTI da Casa de Saúde São José custa R$ 3 mil, sendo que dois boxes, de um total de 30, estarão reservados para a comitiva do Pontífice. Além disso, outras duas suítes do hospital também estarão desocupadas para qualquer emergência envolvendo os líderes da Igreja Católica, com o custo diário de R$ 500. Em ambos os casos, os preços não incluem a prescrição de medicamentos. Uma sala de cirurgia exclusiva também estará devidamente preparada para qualquer eventualidade, além de bancos de sangue e aparelhos de exame por imagem.

Tanto o Papa quanto os cardeais viajarão ao Rio de Janeiro com um seguro de saúde internacional, que arcará com os custos que, de acordo com o chefe do setor de cardiologia, dificilmente terão uso, principalmente por parte do papa Francisco. "Ele não tem nenhum tipo de problema de saúde, e não precisa de médico para se perceber isso, basta ver a ampliação da agenda dele por aqui, e sua energia. O que preocupa mais a gente são os cardeais mesmo", disse Roberto Hugo.

O cardiologista, assim como outros profissionais da unidade, tiveram acesso a exames de sangue e antecedentes médicos dos membros do Vaticano, cujos dados são extremamente sigilosos. "Estamos rezando para que nada aconteça. Além de ser referência no Rio, a Casa (de Saúde) São José conta com uma localização privilegiada (perto do túnel Rebouças, ligação entre zona sul e centro), além do aspecto religioso", explicou. A unidade conta com uma capela e uma residência para oito freiras - onde ficarão hospedados 30 peregrinos durante o megaevento religioso.

"O que tem de melhor está aqui, mas tenho certeza que não vamos precisar de nada, se Deus quiser. Nossa maior preocupação era com o papa anterior (Bento XVI), que estava com a saúde debilitada", finalizou o cardiologista, que desde o início do ano vem tendo reuniões de planejamento com dirigentes da JMJ e representantes do Vaticano para elaborar o plano de saúde emergencial para o líder da Igreja Católica.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Nenhum comentário: