Blog Catolicismo

Seja bem-vindo ao Blog Catolicismo

Este Blog se propõe a divulgar o catolicismo segundo princípios da Igreja Católica Apostólica Romana. Os criadores do Blog, não estão autorizados a falar em nome da Igreja, não são Sacerdotes e nem donos da verdade. Buscam apenas ser humildes e anônimos missionários na Internet. É também um espaço para postagem de orações, comentários e opiniões.
Defendemos a Igreja conservadora. Acreditamos em DEUS e nos entregamos nos braços de MARIA. Que DEUS nos ilumine e proteja.

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

AdSense

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O reencontro de Aparecida com o papa

Francisco será recebido nesta quarta com imensa festa na cidade onde esteve em 2007, como o cardeal Jorge Mario Bergoglio. 
Fila para entrada na Basílica começou 40 horas antes da missa que será celebrada para 15 000 pessoas
Moradores e fiéis de várias partes do Brasil preparam nesta quarta-feira uma grande festa para o papa Francisco em Aparecida, no interior de São Paulo. Faixas de boas-vindas estão espalhadas pela cidade, que recebeu obras de melhorias pelo caminho que o pontífice percorrerá. A visita será apenas de algumas horas – ele deve chegar à cidade às 10 horas e tem novo compromisso no Rio de Janeiro às 18h30. Mas a passagem é o suficiente para o município de 35 000 habitantes se transformar em uma gigantesca celebração de louvor no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.

Clique aqui para galeria de fotos  'Aparecida do Norte à espera do Papa Francisco'



Francisco guarda uma relação de carinho com a cidade, onde esteve em 2007, ainda como cardeal Jorge Mario Bergoglio, para presidir a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. O documento final do evento serviu como uma espécie de ‘cartilha’ para desvendar os caminhos da Igreja sob o comando de Francisco. O texto, com forte conteúdo social e político, defende "a opção pelos pobres" da Igreja na América Latina, continente onde estão concentrados mais de 40% dos católicos do mundo.


Devido ao mau tempo que atinge os estados do Rio e de São Paulo, o papa será transportado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em vez do helicóptero cogitado inicialmente. A aeronave modelo VC-2 (Embraer 190) vai decolar às 8h45 da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, com destino ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) de São José dos Campos (SP). Lá, o pontífice embarca em um helicóptero H-34 Super Puma até a Basílica de Aparecida, com chegada prevista para as 10 horas.

Aparecida recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, atraídos pelo Santuário, onde a enorme Basílica cuja construção começou em 1955 ainda permanece em obras. Com capacidade para cerca de 300 000 pessoas, é o maior local de peregrinação católica do Brasil, o maior santuário mariano do mundo e um lugar de forte devoção para Francisco. A expectativa é de que 200 000 pessoas acompanhem em telões a missa que será celebrada na Basílica, para 15 000 fiéis.

Público – A fila de fiéis interessados em participar começou a ser formada ainda na tarde de segunda-feira, quase 40 horas antes da cerimônia. “Para ser o primeiro tive que chegar aqui às 16h30 de segunda-feira”, disse à agência EFE o aposentado José Carlos Costa, de 65 anos, que deu início à fila que no final da tarde de terça-feira já dava a volta em algumas ruas da cidade e se perdia de vista. Costa vive em São José dos Campos, cidade próxima, e declarou que dificilmente terá outra oportunidade em sua vida para assistir a uma missa celebrada pelo primeiro papa latino-americano. Na fila destacam-se peregrinos de várias cidades brasileiras e de alguns países vizinhos, incluindo freiras e idosos.


Na manhã desta terça-feira, visitantes que chegavam à cidade iam direto para a fila disputar uma das 12 000 pulseiras, que começam a ser distribuídas às 5 horas desta quarta, e que dão direito a entrar na Basílica. Solange Bunn, de 55 anos, e Rita Ramos, de 60, esperam ter a oportunidade de ver o papa de perto. Elas viajaram de Florianópolis a Aparecida de carro, por cerca de doze horas. Edgar Ruiz, 65 anos, aposentado, chegou por volta das 16h30 de São José dos Campos. Para esta quarta, todos os ônibus estão lotados, segundo ele. "Eu não posso perder essa oportunidade. Não tenho condições de ir para a Itália para ver o papa."

Roteiro – O papa ainda percorrerá pouco mais de dois quilômetros em seu papamóvel semicoberto entre o Santuário e o Seminário Bom Jesus, onde descansará e almoçará depois da missa. Cerca de 5 000 militares e policiais ficarão encarregados da segurança durante o trajeto, que passará pela ruas recém-asfaltadas e com nova sinalização. "Dizemos que o papa é o melhor prefeito que podemos ter. Em menos de uma semana conseguiu trazer o asfalto", brincou Maria Elena de Oliveira, dona de uma farmácia na avenida por onde passará o pontífice. Mas Francisco, chamado de "papa dos pobres", provavelmente não verá em seu percurso que outras vias continuam em estado precário, com lixo acumulado nas esquinas e uma grande área pobre.

Clique para galeria de fotos a 'Missa de abertura da Jornada'

Com Estadão Conteúdo e EFE

Nenhum comentário: