Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

sábado, 14 de março de 2009

Em artigo, Vaticano critica excomunhão de envolvidos em aborto em menina brasileira

Em artigo, Vaticano critica excomunhão de envolvidos em aborto em menina brasileira

O Vaticano afirmou que antes de pensar na excomunhão dos envolvidos no aborto feito na garota brasileira de 9 anos que ficou grávida de gêmeos após ser violentada pelo padrasto, "seria necessário e urgente salvaguardar sua vida inocente

Antes de pensar em excomunhões seria necessário e urgente salvaguardar sua vida inocente, devolvendo a ela um nível de humanidade", disse o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, monsenhor Salvatore Rino Fisichella, em artigo publicado pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano com data de domingo, 15/3.

As declarações de Fisichella contrastam com a decisão do arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, que dias após o aborto da menina anunciou a excomunhão de sua mãe, dos médicos e dos integrantes de ONG's envolvidos no caso.

"A terrível historia da violência cotidiana" da qual a menina foi vitima, sofrendo abusos frequentes por parte de seu padrasto, "teria passado despercebida com a intervenção do bispo", observa o presidente da Pontifícia Academia para a Vida.

Para o representante do Vaticano, a menina brasileira "deveria ter sido defendida antes de tudo", mas "não foi feito isto, lamentavelmente, prejudicando a credibilidade de nossas instruções que, para muitos, parecem marcadas por insensibilidade, incompreensão e falta de misericórdia".

A criança, admite o prelado no artigo, "levava dentro de si outras vidas, tão inocentes quanto a sua, embora frutos da violência, e que foram suprimidas, mas isso não era suficiente para fazer um julgamento que pesa como um machado".

O caso da menina ganhou destaque na mídia internacional, em meio a protestos contra a decisão de Dom José. A repercussão se tornou ainda maior pela postura da Igreja Católica em um Estado laico, interferindo diretamente nas decisões judiciais, e porque o padrasto, acusado de violentar a menina de 9 anos e sua irmã, de 14, não foi excomungado.

No fim de semana passado, comunidades eclesiais de base italianas afirmaram que a decisão do arcebispo brasileiro demonstram, "mais uma vez, o sentido de distanciamento radical entre a 'Igreja do Poder' e os dramas humanos".

Em uma nota emitida na ocasião, as comunidades também criticaram o Vaticano por sua postura, afirmando que a Santa Sé teria apoiado a postura de Dom José.

Comentário dos editores do Blog: de forma sistemática a imprensa, especialmente a do Brasil com destaque para o O Globo e Correio Braziliense, procuram deixar a impressão de que as excomunhões foram revogadas ou sequer aconteceram.
A pena de excomunhão é aplicada automaticamente e jamais poderia ser aplicada - como não foi - à menina, que não tinha consciência, ou a mãe dela, que foi pressionada pelos médicos.
Também adversários da Igreja Católica buscam confundir quando criticam o padrastro não ter sido excomungado - ele cometeu um pecado mortal que não é punido com a excomunhão, eobra qualquer católico, sabe ou tem a obrigação de saber, as consequências de um PECADO MORTAL.
Pelo que entendemos do pronunciamento publicado no
L'Osservatore Romano é feita a exposição da necessidade, infelizmente não atendida, da criança ser bem cuidada.
Continuamos defendendo tenazmente o SAGRADO DIREITO de um ser humano inocente e indefeso, carregada por uma mulher no ventre, TEM O DIREITO de SER PROTEGIDO, CUIDADO e de NASCER.]

Nenhum comentário: