Blog Brasil Católico Total NO TWITTER

Blog Brasil Católico Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

Você é o Visitante nº desde 3 janeiro 2014

Flag Counter

Seguidores = VOCÊS são um dos motivos para continuarmos nosso humilde trabalho de Evangelização

sábado, 7 de março de 2009

Vaticano e CNBB se opõem a Lula

Vaticano e CNBB se opõem a Lula no caso de aborto em menina de 9 anos vítima de estupro

Depois de ser atacado pelo ministro da Saúde, por ONGs de defesa da mulher, por médicos e por parte da opinião pública nos últimos dias por ter excomungado todos os envolvidos no aborto realizado na menina de 9 anos, que ficou grávida de gêmeos depois ter sido estuprada pelo padrasto, o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, foi duramente criticado pelo próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.“Como cristão e como católico, lamento profundamente que um bispo da Igreja Católica tenha um comportamento conservador como esse. Não é possível permitir que uma menina estuprada pelo padrasto tenha esse filho, até porque ela corria risco de vida. Acho que, nesse aspecto, a medicina está mais correta do que a Igreja e fez o que tinha que ser feito: salvar a vida de uma menina de 9 anos”, disse ontem o presidente, em entrevista coletiva depois do lançamento do projeto Território de Paz, no Bairro São Pedro, na periferia de Vitória (ES).

“Sugiro ao presidente que, antes de se pronunciar sobre tema teológico, consulte um teólogo católico da sua confiança”, rebateu dom José, ontem à tarde. Enquanto Lula atacava, o arcebispo comemorava o apoio do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na segunda-feira, deverá ser divulgado um documento do representante da Santa Sé no Brasil e da CNBB confirmando o apoio à atitude do líder religioso.Ontem, a Regional Nordeste 2 da CNBB divulgou uma nota se posicionando “a favor da vida, desde a sua concepção”.

Ao jornal italiano Corriere de La Serra, um representante do Pontifício Conselho da Família do Vaticano também defendeu a atitude do arcebispo de Olinda e Recife de excomungar as pessoas envolvidas no aborto dos fetos gêmeos, realizado no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).
O padre Gianfranco Grieco chamou os médicos que realizaram o procedimento de “protagonistas de uma sentença de morte”, afirmando que a Igreja não pode trair os seus princípios — entre eles a defesa da vida desde a concepção até o fim natural —, mesmo diante de um drama humano tão forte quanto a violência contra uma criança.

O representante do Vaticano disse ainda que “o aborto não é uma solução, mas um atalho”. Dom José Cardoso Sobrinho aproveitou e chegou a dizer que a excomunhão é “um remédio espiritual para quem está no caminho errado voltar à consciência”.

“Holocausto”
O arcebispo voltou a sustentar ontem que o crime de aborto é mais grave do que o de estupro — essa foi a justificativa utilizada para responder a outra parte das críticas, de quem não entendeu como o padrasto da garota, que abusou da menina, não foi incluído na relação dos excomungados pela Igreja. “O mundo inteiro foi contra o Holocausto, onde 6 milhões de judeus foram mortos. O que está havendo é um Holocausto silencioso, em que um milhão de crianças são vítimas de aborto no Brasil a cada ano”, afirmou dom José.

Menina recebe alta
No início da manhã de ontem, a menina de 9 anos submetida ao processo de aborto recebeu alta. Ela saiu do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) em companhia da mãe e de representantes do Conselho Tutelar, por volta das 6h, para evitar o assédio da imprensa.
Mas as vidas dessa garota, de sua mãe e sua irmã mais velha, que também foi violentada pelo padrasto, ainda esão longe de voltar ao normal — ou, pelo menos, à rotina. Longe de casa, elas ficarão em um abrigo na Região Metropolitana de Recife, onde receberão atendimento psicológico e poderão ficar distante das ameaças do acusado, que da cadeia manda recados e promete se vingar.
Depois de dar alta para a criança, o gerente médico do Cisam, Sérgio Cabral, disse que tudo correu bem. A garota ainda estava no hospital para que os médicos acompanhassem alguma reação dela aos medicamentos para profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis (DST). “Ela está bem. Já está brincando”, informou. Ele também contou que os exames para detectar DSTs deram negativos.

Nenhum comentário: